Connect with us

Especialize-se

Pedagogia Hospitalar: o que você deve saber sobre a profissão

Você sabia que o pedagogo pode trabalhar também em hospitais? Saiba mais informações sobre a carreira em Pedagogia Hospitalar!

Powered by Rock Convert
Tempo de Leitura: 4 minutos

Muitas pessoas acreditam que o curso de Pedagogia forma profissionais para atuarem apenas em sala de aula, cuidando do ensino de crianças, jovens e adultos nas escolas e nos centros de ensino EJA. O que muitos não sabem é que eles podem trabalhar também na área de gestão educacional, como coordenadores, orientadores ou diretores de escolas.

Outra oportunidade pouco conhecida para quem opta pela formação é a carreira em Pedagogia Hospitalar, uma oportunidade de fazer a diferença na vida de pacientes hospitalizados e que precisam continuar com os estudos.

Se você se interessou por essa profissão, continue a leitura deste artigo. Nele, vamos explicar o que é Pedagogia Hospitalar, qual é o papel do profissional, como é o mercado de trabalho e como fazer essa especialização. Confira!

O que é Pedagogia Hospitalar e quais são os seus objetivos?

Imagine que uma criança sofreu um acidente de carro e precisou ser hospitalizada por um longo período. Como ela não poderá frequentar a escola, corre o risco de perder o ano letivo. Será que não há uma maneira de ela continuar com os seus estudos a distância durante a internação?

É nesse cenário que entra o pedagogo hospitalar. Esse é o profissional responsável por aliar a saúde à educação, servindo como ponte entre o estudante e a escola, e acompanhando a aprendizagem desse paciente durante a internação, seja ela eventual, seja ela um processo recorrente.

Normalmente, o trabalho do pedagogo nessa área é voltado para a alfabetização, ensinando às crianças hospitalizadas a ler e a escrever. Porém, ele também pode entrar em contato com a escola para garantir que os pacientes mais velhos tenham a possibilidade de realizar as mesmas atividades que os seus colegas, adaptando-as para o hospital por meio de metodologias específicas.

Qual é o papel do pedagogo hospitalar?

Além de garantir o direito fundamental do acesso à educação, o pedagogo é uma peça fundamental para que a criança tenha uma melhor experiência no hospital. Afinal, sabemos que esse pode ser um ambiente assustador para ela, então, cabe ao profissional torná-lo amigável.

Essa abordagem é fundamental para facilitar a convivência da criança, não apenas com o ambiente hospitalar, mas também com os profissionais de saúde e com o próprio tratamento ao qual ela está sendo submetida. A questão é humanizar o processo com brincadeiras e atividades lúdicas para se comunicar com os pacientes na fase da infância.

Mas a função do pedagogo hospitalar não se resume a isso. Veja, a seguir, outros papéis que ele pode desempenhar nesse ambiente.

Acompanhar o progresso acadêmico

Não importa se o local de trabalho é uma escola ou um hospital: a função do pedagogo continua sendo a de cuidar da aprendizagem dos estudantes. Como o ambiente hospitalar não costuma ter um local que sirva como sala de aula, o profissional acaba trabalhando mais com a mediação do conhecimento e o acompanhamento desse progresso.

Dessa forma, o pedagogo deverá trabalhar de modo a encontrar as necessidades educacionais do paciente e desenvolver estratégias de acordo com o caso em mãos, personalizando o ensino ao paciente.

Estabelecer vínculos emocionais 

É importante saber lidar com o lado emocional de qualquer paciente ao trabalhar em hospitais. E quando se trata de crianças, essa importância aumenta. Por isso, é preciso criar um vínculo com elas para ajudá-las a lidar com tudo o que têm passado, tanto em relação ao tratamento quanto ao período de internação.

Assim, é função do pedagogo trabalhar no desenvolvimento do lado cognitivo, assim como do emocional. Dessa forma, será possível criar uma atmosfera propícia ao aprendizado por parte das crianças.

Trabalhar junto à família

Ao atuar em hospitais, é preciso que o pedagogo esteja sempre disposto a trabalhar em conjunto com a família para que eles também ajudem no acompanhamento do aprendizado. Para isso, é necessário compartilhar os conhecimentos pedagógicos e sobre o desenvolvimento infantil.

Como é o mercado de trabalho?

O profissional especializado em Pedagogia Hospitalar pode encontrar oportunidades para atuar tanto em hospitais públicos (mediante aprovação em concursos públicos) como privados. Ele cuidará do atendimento pedagógico de crianças, jovens e adultos internados ou que têm algum problema de saúde e fazem o tratamento no próprio domicílio.

No mercado de trabalho, é possível encontrar duas frentes de atuação levemente distintas: a de pedagogo hospitalar e a de professor hospitalar. A seguir, veja as diferenças:

  • o pedagogo hospitalar é o profissional que faz a ligação entre a equipe médica, a família do paciente e a escola. Após ser autorizado pelo médico responsável pelo caso, ele deve coordenar e acompanhar o professor encarregado de realizar o atendimento, assim como avaliar se as atividades sugeridas estão adequadas;
  • o professor hospitalar realiza os atendimentos pedagógicos, tendo as mesmas responsabilidades de um professor tradicional para com a formação do aluno.

Como fazer essa especialização?

Agora que você já sabe mais informações sobre a carreira de um pedagogo hospitalar e o mercado de trabalho, deve estar se perguntando como segui-la, não é mesmo? Pois saiba que é possível fazer uma pós-graduação em Pedagogia Hospitalar!

A Unyleya é uma das instituições de ensino que oferecem essa formação. Com duração de 7 meses e carga horária de 360 horas, o curso a distância tem o objetivo de oferecer essa especialização em Pedagogia aos profissionais que tiverem o interesse de trabalhar em hospitais públicos e privados.

A pós-graduação capacita os interessados como mediadores da aprendizagem, de forma teórica e prática, seguindo as tendências atuais da educação.

O curso é autorizado pelo MEC (Ministério da Educação) e é oferecido de forma 100% online, com avaliações realizadas pelo Portal do Aluno. Além disso, os professores acompanham, avaliam e motivam os estudantes durante toda a formação.

Como vimos, a Pedagogia Hospitalar é uma carreira de extrema importância para garantir que crianças, jovens e adultos hospitalizados continuem com os estudos, além de trabalhar para criar um ambiente mais acolhedor aos pequenos pacientes. 

Se você se interessou em seguir esse caminho, dê o primeiro passo e faça um curso de Pedagogia a distância ou presencial. E, se já for professor licenciado em outra disciplina, pode fazer a segunda licenciatura em Pedagogia!

Ficou interessado em seguir essa carreira? Aproveite para conhecer agora mesmo a nossa pós-graduação em Pedagogia Hospitalar!

Powered by Rock Convert
Deixe o seu voto
No votes yet.
Please wait...
Comentários

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.