Connect with us

Guia de Carreiras

Como fazer Magistério? Passo a passo para você!

O que é Magistério? Como fazer esse curso? Tire as suas dúvidas sobre o assunto e aprenda informações importantes!

como fazer magistério

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o Magistério, certo? Mas, afinal, o que é isso? Há muitas informações desencontradas sobre esse tema e o nosso objetivo é sanar as suas principais dúvidas!

De modo geral, o termo Magistério mudou de significado com o passar dos anos. Por isso, é necessário entendermos essas mudanças e descobrir como o conceito é utilizado atualmente.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto e descubra como fazer Magistério e se ele é, afinal, o caminho certo para a sua vida profissional!

O que é o Magistério?

Antigamente, no Brasil, o termo “Magistério” era comumente associado a um curso específico destinado à formação de professores para atuarem na educação básica, especialmente no ensino fundamental. 

Esse curso era conhecido como “Curso Normal” ou “Magistério”, e sua principal finalidade era preparar profissionais para lecionar nas escolas de educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental.

Ele era voltado para o desenvolvimento de habilidades pedagógicas, técnicas de ensino e conhecimentos específicos relacionados à educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Muitas vezes, era uma formação de nível médio, com duração de alguns anos.

No entanto, ao longo do tempo, houve mudanças significativas no cenário educacional brasileiro. Uma das principais transformações foi a implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, que buscou mais integração entre teoria e prática na formação de professores.

Com essas mudanças, o termo “Magistério” passou a ser usado de maneira mais abrangente, referindo-se não apenas ao antigo curso específico, mas também à formação de professores ao nível superior, como licenciaturas. Atualmente, é mais comum utilizar expressões como “curso de licenciatura” para designar a formação de professores.

Para quem esse curso é indicado?

O curso de Magistério, ou a formação de professores em geral, é indicado para aqueles que têm interesse em seguir carreira na área educacional, especificamente no ensino fundamental ou na educação infantil. Aqui estão alguns perfis de pessoas para as quais esse curso pode ser indicado:

  • interesse pela educação;
  • habilidade de comunicação;
  • vocação para o ensino;
  • paciência e empatia;
  • gosto pelo aprendizado contínuo;
  • comprometimento com a educação inclusiva.

Qual é a diferença entre Magistério e Pedagogia?

Agora, entenderemos um pouco sobre as diferenças entre essas áreas! O Magistério está mais focado na prática de sala de aula e na formação de professores para o ensino direto aos alunos. O objetivo principal é preparar profissionais para lecionar em escolas de educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.

A Pedagogia, por sua vez, tem um escopo mais amplo, abrangendo teorias e práticas educacionais, além de preparar profissionais para atuar em diferentes contextos educacionais, incluindo a gestão escolar, orientação educacional, elaboração de currículos, e outras áreas relacionadas à educação.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado de trabalho para profissionais formados em Magistério pode variar dependendo de vários fatores, incluindo localização geográfica, nível de formação, especialização e demanda por profissionais da educação na região.

O mesmo é válido para o piso salarial, que pode ser bem diferente segundo a região em que você se encontra. Por isso, não deixe de buscar informações sobre o mercado da sua área antes de ingressar nessa carreira, tudo bem?

Dados de 2023, divulgados pelo veículo G1, mostram que “ao menos 10 estados pagam acima do novo piso nacional dos professores”. Contudo, há alguns impasses jurídicos envolvendo esse processo.

A partir dessa compreensão, é mais fácil traçar um plano de carreira e buscar estratégias que permitam que você se destaque no mercado, tendo acesso às melhores vagas, oportunidades e caminhos para o seu futuro profissional.

E outra coisa: nunca pare de se especializar! Profissionais qualificados se destacam em qualquer ambiente e podem receber remunerações superiores, segundo a quantidade de cursos e conhecimento que têm.

Quais são as áreas de atuação?

Agora, é hora de você conferir as possibilidades de atuação para esses profissionais.

Ensino de educação infantil e séries iniciais

Profissionais formados em Magistério geralmente encontram oportunidades de emprego como professores em escolas de educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental.

Escolas públicas e privadas

Eles também podem atuar em escolas públicas ou privadas, dependendo das oportunidades disponíveis na região.

Cursos técnicos e de nível médio

Além da docência, alguns profissionais de Magistério podem encontrar oportunidades em cursos técnicos e de nível médio, especialmente se tiverem especializações em áreas específicas.

Como fazer Magistério?

Confira o passo a passo para realizar o sonho de mudar vidas por meio da educação!

Pesquisa e escolha do curso

Procure por instituições de ensino, como universidades, faculdades ou centros de formação, que ofereçam cursos de especialização na área desejada.

Requisitos de admissão

Confira os pré-requisitos para ingressar no curso. Algumas ofertas de especialização podem exigir que você tenha concluído alguma graduação. Além disso, prepare os documentos necessários para a inscrição, que podem incluir diplomas, histórico escolar, currículo, carta de intenções, entre outros.

Processo seletivo

Alguns cursos podem ter um processo seletivo, o que inclui a análise de documentos, entrevistas ou provas específicas. Esteja preparado para participar desse processo, se necessário.

Matrícula

Após ser aprovado no processo seletivo, efetue a matrícula segundo as orientações da instituição. Isso pode envolver o pagamento de taxas e a entrega de documentos adicionais.

Dê o seu máximo nos estudos

Participe ativamente das aulas, seminários e atividades propostas no curso. A especialização pode envolver disciplinas teóricas, práticas e estágios, dependendo da proposta do programa.

Receba o seu diploma

Ao completar todas as atividades e requisitos do curso, você estará apto a concluir a especialização. Após a conclusão bem-sucedida, a instituição fornecerá um certificado ou diploma que atesta a sua especialização na área de Magistério.

Agora que você já sabe o que é e como fazer Magistério e tirou suas dúvidas de uma vez por todas, não deixe de buscar essa opção de carreira para o seu futuro! A educação é um tema sempre atual e certamente há espaço para bons profissionais na área no mercado brasileiro.

Antes de ir, confira o curso de Educação e Magistério da Unyleya! Ele é a porta de entrada para um futuro muito promissor, com um currículo reconhecido e valorizado por empregadores de todo o Brasil. Dê um novo passo em sua carreira!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.