Inicie Sua Carreira

Educação Superior: O Melhor Investimento para sua Carreira Profissional

No mercado de trabalho, as melhores oportunidades são para os profissionais com educação superior. No Brasil, a conquista de um diploma de graduação leva a um aumento de renda de quase 200% em comparação aos profissionais que possuem apenas o diploma do ensino médio.

A grande diferença salarial decorre da falta de profissionais com diploma de graduação. O número de matriculados e egressos na Educação Superior no Brasil é ainda baixo e distante do cumprimento da Meta do PNE (Plano Nacional de Educação).

Conforme apontam os dados do INEP em seu mais recente censo da educação superior, o Brasil está entre os que têm as menores taxas de matrícula da América Latina.

Apenas 4,2% dos jovens entre 18 e 24 anos concluíram um curso de graduação no Brasil, enquanto quase 42% não frequentam e não concluíram o ensino médio. Essa discrepância demonstra a urgente necessidade de ampliar a oferta de vagas de qualidade no ensino superior, atraindo e retendo jovens nessa etapa crucial da sua vida, que é o curso superior.

A situação dos adultos com educação superior no Brasil é praticamente metade da média dos países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), sendo o número ainda extremamente baixo para as necessidades de um país que visa crescimento econômico e social. O índice médio internacional identificado pela OCDE é de 30% da população adulta com formação superior, enquanto o Brasil apresenta cerca de 15%, apenas metade da média da OCDE.

É imprescindível que a oferta de cursos no ensino superior corresponda à demanda reprimida de jovens e adultos, oferecendo currículos sólidos e condições acadêmicas de alta qualidade. Isso não apenas manterá o interesse dos estudantes na graduação, mas também ampliará suas perspectivas no mercado de trabalho após a formatura.

Esse é um dos desafios enfrentados pelo setor privado, que atualmente detém cerca de 80% das matrículas no ensino superior, de acordo com o Censo da Educação Superior do INEP. Vale destacar que o rápido crescimento do setor privado tem sido acompanhado por um aumento na educação a distância em comparação com o ensino presencial.

A educação a distância veio ampliar o acesso à educação superior, com a oferta de cursos de graduação. Cursos a distância tornam possível a entrada de uma parcela mais ampla da população na educação superior, democratizando o acesso. Além disso, a flexibilidade de horário e mensalidades acessíveis atraem os estudantes, eliminando a necessidade de deslocamento e permitindo conciliar os estudos com atividades laborais e familiares.

Reconhecendo sua responsabilidade nesse contexto, a Faculdade Unyleya reforça seu compromisso como uma instituição privada que investe significativamente na modalidade de ensino a distância, promovendo cursos superiores de qualidade em todo o território nacional.

Em resposta às desigualdades sociais, econômicas e geográficas no Brasil, a Faculdade Unyleya constrói caminhos para tornar o acesso ao ensino superior acessível a diversas camadas da sociedade, independentemente de sua localização, com o intuito de promover a democratização e a acessibilidade ao conhecimento.

Além disso, é importante destacar que a modalidade de ensino a distância contribui para o desenvolvimento de competências relacionadas ao uso e à aplicação das tecnologias da comunicação e informação, habilidades essenciais no mundo do trabalho.

Áreas de Atuação da Graduação da Faculdade Unyleya

A Faculdade Unyleya oferece um portfólio diversificado de cursos de graduação, todos na modalidade a distância, com avaliações excelentes pelo MEC, que abrangem várias áreas. Atualmente, oferta 23 cursos de graduação, incluindo:

Licenciaturas em Pedagogia, Letras e História, Complementação Pedagógica, Formação Pedagógica em Letras e História;

Bacharelados em Administração, Ciências Contábeis e Serviço Social.

Cursos Superiores de Tecnologia, de acordo com o Catálogo Nacional do MEC, divididos nas seguintes áreas:

Gestão e Negócios Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Pública, Logística, Marketing, Processos Gerenciais e Secretariado;

Saúde – Gestão Ambiental e Gestão Hospitalar;

Segurança – Segurança no Trabalho e Segurança Pública;

Tecnologia da Informação e Comunicação – Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados, Gestão da Tecnologia da Informação, Redes de Computadores e Segurança da Informação.

Na história da humanidade, nunca se produziu tanto conhecimento em tão pouco tempo. A tendência é que esse processo se acelere ainda mais no século XXI. Portanto, a educação continuada é o único caminho para manter a empregabilidade, a relevância e a permanência de um profissional no mercado de trabalho.

A Unyleya investe em um corpo docente altamente qualificado e acessível, com coordenadores de cursos que oferecem orientação direta aos estudantes, sem distância. Nosso modelo de educação superior é humano, inteligente e digital. Nosso campus virtual oferece acesso livre a materiais didáticos, bibliotecas e laboratórios digitais, bem como a inúmeros eventos acadêmicos. Promovemos uma educação superior diferenciada, focando no desenvolvimento de competências necessárias para o sucesso profissional, pois não basta apenas possuir um diploma de graduação. É essencial ter uma formação superior de excelência.

A educação superior é o melhor investimento para impulsionar sua carreira profissional e garantir retornos a curto, médio e longo prazo.

Então, chegou o momento de investir em você. Venha para a Unyleya e experimente a educação sem distância.

*Texto de autoria da Diretora Acadêmica de Graduação da Faculdade Unyleya. Solange Ferreira de Moura é advogada, mestre e doutora em Direito .