Connect with us

Carreiras na Pós

Cannabis Medicinal e legislação: conheça a pós-graduação em direito Unyleya!

Especialização em cannabis medicinal? Entenda como é importante conhecer esse tema e seus impactos no âmbito do Direito!

cannabis medicinal e legislacao

Com o surgimento de novas tendências e campos de atuação, é importante que o mercado educacional também se atualize e ofereça qualificação para os profissionais. É o caso da Pós-graduação em Cannabis Medicinal e Direito, uma área que vem ganhando bastante destaque nos últimos tempos.

O uso da planta da maconha para fins terapêuticos têm apresentado ótimos resultados. Para quem ainda faz algum tipo de confusão sobre o tema, vale destacar que o CBD (canabidiol) é o composto responsável por isso, e não o THC (tetrahidrocanabidiol), que é a parte psicoativa.

O que você já ouviu falar sobre isso? Aproveite a leitura a seguir para ficar por dentro e conhecer uma especialização que pode trazer ótimas oportunidades para sua carreira!

Canabbis Medicinal e Direito: conheça o curso

A Pós-graduação em Cannabis Medicinal da Unyleya é um curso de especialização na área do Direito, destinado a profissionais que desejam entender melhor o campo e se capacitar para atuar nesse nicho de mercado. Para isso, é importante compreender a história da cultura canábica, além da relevância do seu uso medicinal e também os aspectos jurídicos envolvidos.

Mais de 40 países já aprovaram o uso da cannabis medicinal, e o Brasil teve recente aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Porém, ainda existe bastante preconceito, dificuldade de acesso e, principalmente, dúvidas sobre isso.

A formação abrange diversos tópicos relacionados ao tema, sendo oferecida no formato a distância. Isso permite maior flexibilidade na rotina de estudos, mantendo a qualidade do ensino com o suporte de tutores e professores especializados na área. Esse é um fator importante: aprender com quem já está inserido nesse contexto e tem domínio sobre o tema!

De acordo com o coordenador Emilio Figueiredo:

“Nesse curso são abordados tópicos como a origem da cultura canábica no Brasil e no mundo, a biologia da cannabis e seus usos terapêuticos, os aspectos sociais do uso medicinal, a economia da cannabis em mercados regulados e aspectos normativos no Brasil.”

Como esse tem sido um assunto recorrente nos tribunais brasileiros e internacionais, nada mais apropriado do que aprofundar as discussões e capacitar profissionais que tenham interesse em atuar nesse segmento jurídico.

Para quem ele foi pensado

O público-alvo da Pós-graduação em Cannabis Medicinal da Unyleya é basicamente formado por pessoas que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre políticas e regulamentações que envolvem a cannabis. Afinal, essa é uma discussão que abrange questões socioeconômicas, de saúde e, claro, ligadas ao âmbito do Direito.

O coordenador da pós-graduação afirma que:

“O conteúdo é muito relevante para a carreira de bacharéis em Direito, advogados e demais operadores do Direito. Pesquisadores de Ciências Humanas e outros interessados nos aspectos jurídicos da cannabis no Brasil também compõem o perfil dos estudantes.”

Grade curricular e duração

A ementa da especialização inclui conhecimentos teóricos, mas conta com atividades práticas e cases de sucesso para melhor assimilação do conteúdo.

A previsão para o aluno concluir o curso é de 11 meses, passando por uma ampla grade de disciplinas:

  • Aspectos Sociais do Uso da Cannabis Medicinal – Uma Perspectiva Comparada;
  • Biologia da Cannabis, Sistema Endocanabinoide e seus Usos Terapêuticos;
  • A Economia da Cannabis – Mercados Regulados;
  • Aspectos Normativos da Cannabis no Brasil – Tratados, Leis e Regulamentos;
  • A Cannabis nos Tribunais Brasileiros – Julgados Importantes;
  • Direito Comparado e Cannabis – A Regulação pelo Mundo;
  • Aspectos Práticos de Direito e Cannabis no Brasil;
  • Origem, História e Cultura Canábica no Mundo e no Brasil;
  • Associações, Instituições e Grupos de Apoio à Cannabis Medicinal no Brasil e no Mundo;
  • Desenvolvimento Profissional.

A carga horária total prevista é de 440 horas considerando todos os tópicos acima. Porém, os alunos que quiserem cumprir a disciplina optativa de Trabalho de Conclusão de Curso somam ainda mais 60 horas de dedicação.

Certificação em Cannabis Medicinal e legislação

A pós lato sensu em Cannabis Medicinal da Unyleya é reconhecida pelo Ministério da Educação, e isso garante que o diploma tenha validade em todo território nacional. Os alunos pós-graduados se tornam especialistas e contam com uma certificação que comprova que estão aptos a atuar na área.

Esse é um grande diferencial para expandir as possibilidades de atuação de advogados, por exemplo, principalmente em casos diretamente ligados a esse nicho. Muitos escritórios de advocacia têm procurado especialistas, mas há espaço em outros mercados de trabalho, inclusive na área acadêmica.

Há expectativas que esse seja um mercado que movimente bilhões de dólares no mundo inteiro. Segundo pesquisa de 2023, o crescimento no Brasil foi de 92%, e estima-se que 420 mil pessoas já usem cannabis medicinal no país. Ainda existem desafios legais, e tudo isso influencia a demanda por profissionais especializados no assunto.

Explore os diferenciais de fazer uma pós-graduação na Unyleya

Uma das grandes vantagens de fazer essa escolha é poder estudar a distância, com autonomia e acesso a um conteúdo completo. Com um excelente custo-benefício, é possível conquistar um título a mais para o currículo enquanto concilia a rotina profissional e pessoal.

Ou seja, fazer sua Pós-graduação na Unyleya é contar com diversos benefícios, e não é por acaso que estamos falando da maior instituição de pós EAD do Brasil! São mais de 300 mil alunos que viveram essa experiência e puderam evoluir em suas carreiras a partir de uma capacitação de alta qualidade.

O processo de ensino é totalmente focado no aluno, um modelo de aprendizagem autônoma com gestão individualizada dos tutores e professores. Sendo um curso 100% online, todas as avaliações acontecem no Portal do Aluno, e os materiais podem ser baixados para estudar mesmo sem conexão à internet.

Para completar, aproveite outros atrativos como:

  • Centro de Carreiras: apoio para a inserção dos profissionais no mercado de trabalho;
  • UnyVantagens: um clube exclusivo para os alunos Unyleya que garante descontos em mais de 10.000 parceiros da Unyleya da instituição;
  • Indique e Ganhe: programação de indicação premiada que pode render bonificações para os estudantes;
  • Bolsa em Cursos de Inglês: aprimore seu inglês com a metodologia revolucionária dos cursos da Carnegie e com ajuda da Inteligência Artificial para otimizar o seu aprendizado.

Gostou de conhecer melhor a Pós-graduação em Cannabis Medicinal e Direito? Saiba que essa é uma formação que pode fazer a diferença na sua trajetória profissional!

Acesse a página do curso para conferir mais detalhes e fazer sua inscrição.

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD