Connect with us

Carreiras na Pós

Entenda o porquê fazer um curso de Neurolinguística!

Já pensou em estudar Neurolinguística? Este post vai te ajudar a entender alguns motivos para apostar nesse curso!

curso de neurolinguistica

Investir no próprio desenvolvimento é algo que precisa estar na lista de prioridades de qualquer pessoa. Ao fazer um curso de Neurolinguística, por exemplo, é possível desenvolver habilidades e competências que influenciam sua vida tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.

A Programação Neurolinguística, ou simplesmente PNL, é um campo de estudo que surgiu nos anos 1970, nos Estados Unidos, a partir do interesse em entender por que alguns indivíduos alcançam o sucesso e outros não, ainda que tenham características e histórico semelhantes. Os cientistas John Grinder e Richard Bandler foram os responsáveis por iniciar os estudos na área.

Preparamos este post para ajudar você a entender como a PNL funciona e por que vale a pena fazer um curso de Neurolinguística. Quer saber mais sobre este assunto? Boa leitura!

Como funciona o curso de Programação Neurolinguística?

O curso de PNL é uma especialização com carga horária de 360 horas e que pode ser concluído em apenas 10 meses. A formação apresenta os princípios e técnicas da Programação Neurolinguística, além de estimular o desenvolvimento de habilidades e competências relacionadas à inteligência emocional, comunicação, liderança, entre vários outros aspectos essenciais para a evolução pessoal e profissional.

Estas são as disciplinas que fazem parte da grade curricular do curso de Neurolinguística:

  • A Psicologia do Foco;
  • Conhecendo e Refletindo sobre a PNL;
  • Desenvolvimento Pessoal e Profissional nas Carreiras da Saúde;
  • Liderança e Inteligência Emocional com a PNL;
  • Motivação Intrínseca e Autoconhecimento;
  • Neurociência da Cognição e da Emoção;
  • O Programador Neurolinguístico, as Técnicas da PNL e a Gestão Estratégica;
  • PNL na Construção da Comunicação;
  • Psicologia Positiva, Mindfulness e PNL.

Por ser ofertado na modalidade EAD (Educação a Distância), o curso de Neurolinguística pode ser feito com bastante flexibilidade de horários e locais de estudo. Você pode organizar sua própria rotina e estudar sem nem precisar sair de casa, o que facilita muito a conciliação da pós-graduação com suas outras atividades no dia a dia.

Vale destacar que essa modalidade de ensino tem se expandido cada vez mais, sendo uma ótima opção para quem quer se capacitar. Segundo a Pesquisa de Graduação e Pós-Graduação (Lato Sensu) 2021 do Instituto Semesp, “a participação em cursos EAD vem ganhando espaço nos últimos anos: em 2019, representava 36,3% do total de alunos”.

Quais são os princípios da Programação Neurolinguística?

Na prática, a PNL é uma metodologia que permite entender como a mente funciona e como alterar pensamentos para, então, mudar comportamentos não desejados. Desse modo, é possível superar limitações pessoais para alcançar objetivos e, consequentemente, o sucesso pessoal e profissional.

Para isso, a Programação Neurolinguística se baseia em alguns princípios. A seguir, destacamos quais são eles.

Rapport

Consiste em criar uma relação com a pessoa com quem você interage, fazendo com que haja confiança e segurança entre as partes. Com isso, é mais fácil convencer o ouvinte a tomar a atitude desejada.

Intenção positiva

A ideia é que, em geral, todo mundo age com boas intenções, fazendo seu melhor em cada circunstância. Logo, é importante ter empatia para lidar com situações em que os resultados não saem como esperado.

Comportamento

Esse princípio afirma que nossos comportamentos não nos definem, pois são apenas reações diante de situações boas e ruins que acontecem na rotina. Portanto, é possível mudar os comportamentos com a ajuda de um bom curso de Neurolinguística.

Individualidade

Cada pessoa é única, com todas as suas opiniões e formas de agir. Assim, é importante entender sua própria individualidade, ao mesmo tempo em que mantém a disposição para conhecer outras formas de ver a vida e seus desafios.

Flexibilidade

O princípio da flexibilidade na Programação Neurolinguística se refere à necessidade de se adaptar ao ambiente e às circunstâncias, mas sem deixar de lado seus objetivos. Desse jeito, é mais fácil chegar aonde quer.

Importância-da-programação-neurolinguística!

Mapa mental

Na PNL, os mapas mentais têm a ver com a forma como compreendemos o mundo ao nosso redor. Nesse sentido, é fundamental modificar os mapas mentais conforme as experiências que adquirimos.

Capacidade

Este princípio se refere às crenças pessoais que fazem com que uma pessoa se ache incapaz de alcançar um determinado objetivo. Para superar o problema, a PNL visa reduzir os pensamentos negativos que limitam as ações.

Mudança

O princípio da mudança na PNL consiste em identificar os desafios e dificuldades para adotar estratégias que melhorem a performance. Assim, é possível chegar aos resultados desejados.

Por que fazer um curso de Neurolinguística?

Como você viu até aqui, o curso de Neurolinguística oferece diversos benefícios para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Para que isso fique ainda mais claro, listamos alguns dos principais impactos que você vai sentir ao obter essa formação:

  • aprimoramento da comunicação — a PNL faz você se comunicar de modo mais claro, persuasivo e eficaz, inclusive em público;
  • desenvolvimento da inteligência emocional — é possível aprender a controlar melhor as emoções, especialmente ao lidar com situações desafiadoras, que causam estresse e comprometem resultados;
  • melhor autoconhecimento — você passa a ter um entendimento mais aprofundado de si mesmo e das suas crenças limitantes, o que é fundamental para ser capaz de superá-las;
  • aumento da capacidade de compreensão sobre o outro — além de se conhecer melhor, você consegue compreender as atitudes dos outros e o que leva a elas;
  • melhores interações nos relacionamentos — a PNL dá ferramentas para administrar melhor os relacionamentos interpessoais, vivendo com mais harmonia;
  • mais facilidade para trabalhar em equipe — ao compreender melhor as pessoas e ter boas estratégias para interagir, fica mais fácil colaborar em equipe no ambiente de trabalho.

Para quem esse curso é indicado?

A especialização em Programação Neurolinguística é indicada para qualquer pessoa que queira potencializar o próprio desenvolvimento e até mesmo o de outros indivíduos. Por estimular bastante a comunicação e a gestão emocional, é um curso especialmente interessante para profissionais de áreas como a da administração, saúde, educação, empreendedorismo, entre outras.

O curso de Neurolinguística tem muito a acrescentar na formação pessoal e profissional de qualquer indivíduo, sendo instrumento muito bem-vindo de transformação. Na Unyleya, você pode fazer essa pós-graduação que tem tudo para ser uma grande aliada nos próximos passos que você dará em sua carreira.

Então, gostou de conhecer um pouco da PNL? Acesse o nosso site e confira todos os detalhes sobre a nossa pós-graduação em Programação Neurolinguística!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD