Connect with us

Especialize-se

Saiba como está o mercado de trabalho em Acupuntura

mercado de trabalho em acupuntura

“Como é o mercado de trabalho em Acupuntura?”. Essa é uma pergunta que tem se tornado frequente nas últimas décadas entre os profissionais da saúde graças ao reconhecimento ocidental dessa prática tão popular na cultura chinesa. No Brasil, por exemplo, ela foi oficialmente anexada ao grupo de cuidados paliativos e complementares pelo Ministério da Saúde em 2006, por meio da portaria nº 971/06.

Desde então, só aumenta o número de pessoas que recorrem a ela para tratar problemas que afetam o bem-estar físico e psicológico. Porém, no que realmente consiste? O que, de fato, fazem aqueles que atuam como acupunturistas? Qual a formação necessária para seguir carreira nesse campo? Essas e outras questões nós responderemos neste post. Acompanhe e fique por dentro do tema!

O que faz o acupunturista?

O acupunturista é aquele que atua com um procedimento de inserção de agulhas em pontos específicos do tecido cutâneo com o objetivo de reduzir dores, incômodos psicoemocionais, tensões musculares e distúrbios físicos.

Isso tudo é possível porque esse tratamento invasivo, mas, ainda assim, indolor, estimula o funcionamento neurológico, a produção e liberação de hormônios (como a endorfina e a dopamina) e a redução de processos inflamatórios que atingem os tecidos e os órgãos do corpo humano.

Devido a essas características, o trabalho desenvolvido por esse profissional se torna de grande auxílio no tratamento de doenças crônicas e agudas que afligem milhões de pessoas, pois, embora não seja possível curá-las, ele permite o controle e o abrandamento dos sintomas causados pelas enfermidades.

Quem pode atuar nessa área?

Segundo a recomendação nº42/17 do próprio Conselho Nacional de Saúde (CNS), a Acupuntura não é um segmento exclusivo da Medicina. Na verdade, é uma prática multiprofissional da saúde, sendo utilizada por muitos indivíduos que atuam na área.

Logo, a faculdade de Medicina não é a única porta de entrada para quem deseja seguir carreira como acupunturista. Você pode, por exemplo, se formar em Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem ou Medicina Veterinária — todos eles são cursos com duração de cinco anos.

Depois de obter o seu diploma em qualquer um desses campos, bastará fazer uma especialização em Acupuntura para aprofundar os seus conhecimentos técnicos sobre o processo de tratamento físico e psíquico por meio de agulhas. Dessa forma, você estará apto a atender pacientes e contribuir diretamente para a melhora do estado de saúde deles.

Como a Acupuntura se desenvolveu?

A Acupuntura é uma das diversas práticas desenvolvidas e aprimoradas pela medicina tradicional da China há milênios. Ela é inspirada em simbologias e conceitos culturais do país que envolvem o equilíbrio das coisas e os elementos da natureza na restauração do bem-estar e da saúde física e mental das pessoas.

Contudo, apesar do uso em larga escala desse método no oriente no tratamento de doenças, ele só ganhou real popularidade no ocidente na década de 70 quando o Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos não só o legalizou, como, inclusive, o recomendou em diversos casos médicos. Desde então, o número de adeptos dessa prática só cresce, aumentando significativamente a demanda por profissionais qualificados na área.

Como é a atuação do profissional?

Os acupunturistas prestam serviço em clínicas, postos de saúde e hospitais. Alguns também atuam em consultórios particulares e centros de reabilitação. Além disso, há aqueles que trabalham na modalidade home care.

Isto é, quando o profissional de saúde faz visitas agendadas à residência do paciente para realizar a sessão dele. Essa é uma tendência no ramo, uma vez que muitas pessoas têm dificuldade de locomoção devido à idade avançada, às deficiências físicas, a acidentes sofridos ou aos tratamento de doenças crônicas, ou autoimunes graves.

Vale mencionar que os acupunturistas também têm a possibilidade de se dedicar à carreira da docência, se voltando exclusivamente para os ambientes universitários (públicos e privados) e a formação de novos profissionais do segmento.

Quanto se ganha no mercado de trabalho em Acupuntura?

Conforme levantamento do portal Catho, a faixa salarial do acupunturista é de R$ 3.439,00. Porém, é preciso ter em mente que essa é apenas uma média. Isso porque o profissional da área não tem um salário fixo no fim do mês. Ao contrário, ele ganha por sessão realizada.

Portanto, a quantidade de pacientes atendidos por dia impacta diretamente na renda dele, assim como o percentual de pessoas que volta a procurar o serviço dele e se torna paciente fixo, indo com certa frequência ao consultório (semanal, quinzenal ou mensalmente).

Para completar, há outros dois fatores que influenciam os ganhos do acupunturista, como o fato dele atender por meio de planos de saúde — que determinam um valor x a ser repassado para cada sessão — ou de forma particular — seguindo as tabelas de honorários da categoria na qual se graduou (Fisioterapia, Enfermagem, Medicina, Farmácia etc).

Como funciona a especialização em Acupuntura EAD?

A pós-graduação em Acupuntura da Unyleya tem duração mínima de 440 horas e é voltada para aqueles que desejam se capacitar para atuar nessa prática milenar. Durante o curso, você tem uma imersão sobre o mercado de trabalho em Acupuntura, quais as políticas públicas nacionais reconhecem esse campo de conhecimento e como ele é enquadrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em paralelo a esses conteúdos, é ensinado sobre os equipamentos usados nas sessões, o procedimento de manipulação de agulhas, os cuidados necessários no atendimento clínico e as etapas de diagnóstico de problemas físicos e o acompanhamento da evolução dos sintomas.

Além disso, você amplia os seus conceitos base sobre anatomia e fisiologia que são indispensáveis para o correto funcionamento do tratamento fornecido ao paciente.

Como mostrado, o mercado de trabalho em Acupuntura é bastante promissor e permite que profissionais de diferentes ramos da saúde atuem e construam uma carreira nele. Porém, devido ao fato de ser uma área muito técnica e que exige qualificação teórica e prática para que seja possível exercer as atividades que propõe, é indispensável uma formação sólida que envolve não só uma graduação, como também uma pós-graduação.

Por isso, não perca tempo e confira agora mesmo todos os detalhes da nossa especialização em Acupuntura!

3.7/5 - (18 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD