Connect with us

Guia de Carreiras

Felicidade no trabalho: 7 dicas para desenvolvê-la

felicidade no trabalho

O sucesso de uma empresa envolve fatores externos e internos. Nestes, a produtividade é um dos principais. Mas alcançá-la também implica considerar diversos aspectos, que interferem na dinâmica da organização e podem influenciá-lo, como a felicidade no trabalho. 

Neste post, entenda o que é esse conceito e como ela influencia de forma positiva e negativa a sua empresa. Além disso, veja 7 maneiras de desenvolvê-la com a sua equipe. Boa leitura! 

Felicidade no trabalho: o segredo para a produtividade 

Para começar, é preciso entender o que é felicidade no trabalho. Basicamente, ela está relacionada a como cada colaborador se relaciona com a empresa. Assim, se a interação é positiva, a pessoa fica satisfeita com o trabalho e a felicidade é alcançada. 

Caso contrário, se mesmo um fator pequeno interfere de forma negativa no colaborador, isso pode atrapalhar seu trabalho e rendimento, fazendo com que a felicidade não seja alcançada. 

Dessa forma, para entendê-la melhor, é importante considerar que esse sentimento de felicidade é moldado por diversas variáveis e é subjetiva para cada colaborador. Afinal, ela pode incluir: 

  • percepção que a pessoa tem de seu ambiente de trabalho; 
  • relacionamento com as outras pessoas; 
  • valores pessoais; 
  • sensação de pertencimento; 
  • propósito de vida e de trabalho; 
  • autonomia. 

A importância da felicidade no trabalho 

Garantir essa felicidade é um dos maiores desafios para as empresas atualmente. Mas por que investir tempo e recursos para alcançá-la? A resposta está na produtividade. Segundo uma pesquisa da Universidade Oxford, realizada com a empresa de telecomunicação BT, em 2019, colaboradores são 13% mais produtivos quando se sentem felizes no trabalho. 

Aliás, esse quesito vem sendo levado tão a sério que pode moldar o futuro do mercado de trabalho. Afinal, especialmente depois do período crítico da pandemia, as próprias pessoas têm se preocupado em encontrar um emprego que também atenda às expectativas de felicidade, não só de salário. 

Com isso, temas como jornadas mais curtas e home office vêm sendo discutidos e implementados em vários lugares. 

7 maneiras de desenvolver a felicidade no trabalho 

Embora a felicidade no trabalho envolva diversos fatores, que afetam empresas e colaboradores, ela não é tão inalcançável. Isso porque existem certas práticas que você pode adotar para consegui-la, o que é bom para sua carreira, para seus colegas e também para a organização em que trabalha. Confira 7 delas a seguir! 

1. Tenha uma comunicação aberta 

É imprescindível que a comunicação em toda a empresa seja aberta. Dessa forma, é possível entender como sua equipe está se sentindo, deixar metas mais claras e evitar desentendimentos e más interpretações, que podem ser negativas no dia a dia. 

Assim, quem tem um cargo de liderança precisa praticá-la, bem como incentivá-la entre os colaboradores, garantindo que possam conversar com você com confiança, além de expressar seus pontos de vista. 

2. Defina metas claras 

Quando as metas da empresa estão claras e bem determinadas, cada colaborador tem um norte a seguir, o que otimiza sua rotina de trabalho e garante que ele seja cumprido. Dessa forma, é importante evitar comportamentos como mudanças de plano de última hora, encurtamento de prazos ou cobrança de metas inalcançáveis, que podem gerar um estresse desnecessário e comprometer essa felicidade organizacional

3. Crie um plano de carreira 

O desenvolvimento pessoal está diretamente relacionado com a capacidade de ter felicidade no trabalho. Por isso, criar um plano de carreira é uma maneira de dar uma perspectiva concreta para que os colaboradores sintam que podem avançar na empresa. Assim, é importante que ele seja bem pensado e estruturado. Além disso, vale a pena oferecer meios para que essas pessoas possam chegar mais longe. 

4. Ofereça feedbacks constantes 

No papel de líder, é importante oferecer feedbacks justos, para que as pessoas saibam como estão se saindo, bem como se atendem às expectativas da empresa. 

Assim, é essencial conversar com cada colaborador de forma personalizada, bem como oferecer feedbacks de equipe constantemente. Outro ponto importante é não esquecer as pessoas que estão em home office. 

5. Mantenha um bom ambiente de trabalho 

Pequenos e grandes detalhes também interferem na felicidade dos colaboradores. Por isso, manter um bom ambiente de trabalho é essencial. Para isso, é possível adotar ações como: 

  • promover o respeito entre as pessoas; 
  • resolver problemas antes que aumentem; 
  • eliminar hábitos como fofoca; 
  • promover oportunidades justas; 
  • cumprir com promessas; 
  • criar políticas de benefícios e salários justos; 
  • trabalhar com a flexibilização e personalização da jornada de trabalho; 
  • promover autonomia para o trabalho;
  • demonstrar reconhecimento aos colaboradores;
  • oferecer treinamentos e cursos para se desenvolverem.

6. Tenha atenção à saúde mental 

Mesmo antes da pandemia, colaboradores já começavam a se preocupar com a saúde no trabalho, inclusive por causa de condições como estresse e Síndrome de Burnout. Agora, ela é ainda mais importante, inclusive no quesito da saúde mental. 

Dessa forma, é importante tomar medidas para que os colaboradores se sintam seguros em relação a exercer seu trabalho, como no caso da pandemia, além de serem assistidos quanto à saúde mental, para que trabalhem em um ambiente onde ela seja considerada. 

7. Seja um bom líder 

Ser um bom líder é um aspecto essencial para garantir a sua felicidade no trabalho, mas também a dos colaboradores. Afinal, quando o trabalho flui da forma correta, ocorre menos estresse também para você. 

Sendo assim, é importante adotar boas práticas, a fim de exercer uma liderança positiva, em que mais do que ter o cargo de “chefe”, seja possível engajar os colaboradores, incentivá-los e oferecer um ambiente adequado para que realizem suas funções e se sintam satisfeitos. 

Para aplicar essas 7 dicas e alcançar a felicidade no trabalho de seus colaboradores, ganhando na produtividade, é preciso preparo. Assim, você pode contar com a Unyleya e o nosso curso de Liderança Positiva e Felicidade 5.0. Em 360 horas, vai aprender sobre gestão de emoções, alta performance, ferramentas de medição e vários outros conhecimentos que vão ajudar você a aplicar o conceito de felicidade da forma correta e obter destaque como líder em sua empresa. 

Quer saber melhor como nossa especialização funciona? Acesse o site

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD