Connect with us

Guia de Carreiras

Fique por dentro das linguagens de programação em alta em 2022

linguagens de programação em alta 2022

A área de programação já se consolidou há anos no mercado, mas isso não significa que as novidades pararam de surgir — muito pelo contrário, atualmente temos mais novidades do que nunca e é por isso que falaremos aqui das linguagens de programação em alta durante o ano de 2022.

Sendo você um desenvolvedor experiente ou alguém que se interessa em entrar na área de desenvolvimento de software, é fundamental se manter em dia com as novidades do mercado. Assim, falaremos a seguir sobre o que define uma linguagem de programação e quais delas estiveram em alta no mercado durante esse ano. Quer conferir tudo isso? Então vem com a gente!

O que são linguagens de programação?

Uma linguagem de programação é uma linguagem formal que possibilita a um programador escrever um conjunto de tarefas que um computador deva executar. Essas tarefas são descritas por meio de uma série de palavras especiais, algoritmos e dados que, juntos, controlam o comportamento de um computador.

A linguagem natural de um programador é o seu idioma nativo, enquanto que o da máquina é a linguagem binária. Para que uma comunicação seja possível, as linguagens de programação são utilizadas — e a partir delas, uma série de processos que convertem as palavras reservadas e dados para binário.

Por meio de uma linguagem de programação, o desenvolvedor pode definir de forma precisa quais dados um programa deve manipular, como esses dados serão transmitidos e armazenados — seja na própria máquina ou em outra — e qualquer outra ação que o software em desenvolvimento deva executar.

Por que saber quais são as mais usadas no mercado?

Hoje em dia existem centenas de linguagens de programação disponíveis para estudo e cada uma delas surgiu em um contexto e atende a uma necessidade específica do mundo da tecnologia.

Apesar de muitas delas serem utilizadas para resolver os mesmos problemas — tanto Java quanto C# ou JavaScript são utilizadas para o desenvolvimento de Web APIs, por exemplo — existem aquelas que costumam ser utilizadas em contextos diferentes — como Python, que é bastante utilizada no tratamento de dados.

Para o profissional que deseja ingressar no mercado, é fundamental entender a finalidade que cada uma dessas linguagens e saber quais são as mais utilizadas no mercado. Assim, a busca por material de estudo fica mais simples e encontrar vagas que se alinhem com os objetivos também se torna mais fácil.

Quais linguagens de programação estão em alta no mercado?

Como mencionado, cada linguagem de programação tem características próprias e está em alta por razões, preferências e contextos distintos — seja por conta da sintaxe, da finalidade, das formas como podem ser implementadas em projetos ou até mesmo por conta de quanto ganha um programador da linguagem em questão. A seguir, confira quais delas estão em alta hoje:

Python

Python é a principal referência quando o assunto é facilidade de aprendizado, o que a torna uma das preferidas pelos iniciantes. Sua finalidade, é claro, vai além dessa facilidade: muito utilizada no tratamento de dados e criação de algoritmos para as mais diversas finalidades, esteve em alta durante o ano e provavelmente continuará em 2023.

JavaScript

JavaScript é a principal linguagem de programação para desenvolvimento web e também uma das mais versáteis, visto que pode ser utilizada em diversos cenários diferentes — como em front-end, back-end, desenvolvimento de apps móveis ou até mesmo apps para desktop. Essa possibilidade se reflete na grande quantidade de vagas disponíveis no mercado para profissionais que atuam com essa linguagem.

C#

Criada e mantida pela Microsoft, a linguagem C# é bastante utilizada no desenvolvimento de apps móveis e de sistemas back-end e continua em alta no mercado, visto que os principais objetivos do seu uso permanecem — e tendem a permanecer — em alta. Além disso, a linguagem C# também é utilizada no desenvolvimento de jogos, uma área que está em crescimento no mercado.

Java

Java é uma das linguagens orientadas a objeto mais conhecidas do mercado e até mesmo chegou a ocupar o posto de linguagem mais utilizada no Stack Overflow durante dois anos. Sua popularidade implica na existência de diversas vagas no mercado e se deve especialmente ao fato de ser uma linguagem segura e com baixa curva de aprendizado — ideal para setores que desejam mais estabilidade e uma comunidade de usuários ampla.

Swift

Swift é a linguagem padrão para o desenvolvimento no ecossistema da Apple. Desenvolvida pela própria empresa, é moderna e voltada para a segurança e velocidade — aspectos que ajudaram a linguagem a se popularizar rapidamente. As vagas com essa linguagem são voltadas para o desenvolvimento para iOS, watchOS, macOS e os sistemas da maçã.

PHP

Presente no mercado desde a década de 90, a linguagem PHP continua sendo utilizada para o desenvolvimento de sistemas web. Atuando do lado do servidor, PHP é fácil de aprender e ainda conta com frameworks como o Laravel, que ajudam a tornar o dia a dia do desenvolvedor muito mais prático. Tanto para manter projetos legados quanto para o desenvolvimento de novas aplicações, há diversas vagas para profissionais dessa linguagem.

C++

C++ é uma linguagem multiparadigma bastante parecida com C, cuja principal diferença está na maior quantidade de funções disponíveis para o programador. Feita para ser uma linguagem tão eficiente e robusta quanto C, é bastante utilizada no desenvolvimento de jogos, sistemas embarcados e outras atividades que exijam alto desempenho e velocidade.

Como uma graduação em tecnologia ajuda a entrar nesse mercado?

Contar com uma entre as diversas carreiras em tecnologia aumenta a probabilidade de conquistar um espaço no mercado de trabalho, visto que diversas vagas têm como requisito uma formação de ensino superior. Além disso, contar com uma graduação permite ao profissional alcançar melhores salários.

As vantagens vão além do aumento salarial e probabilidade de conseguir uma vaga, visto que ao realizar uma graduação o aluno conseguirá autoconhecimento e novos aprendizados que levará para a vida.

Vale lembrar, ainda, que as vagas de trainee e estágio têm ganhado espaço no mercado e, entre os requisitos, a graduação está sempre inclusa. Felizmente, por meio das faculdades do futuro, o processo para alcançar uma graduação hoje é muito mais simples.

Escolher uma linguagem de programação para se aprofundar pode não ser uma tarefa tão simples, considerando o leque amplo de opções. Entretanto, decidir com o que se quer atuar é um começo importante e servirá de filtro para encontrar a linguagem certa. Durante esse processo, vale a pena acompanhar as vagas disponíveis no mercado e experimentar algumas linguagens de programação em alta para entender melhor qual oferece uma experiência mais confortável.

O que achou das linguagens de programação em alta nesse ano? Quer saber melhor por onde começar para entrar no mercado? Então confira agora mesmo as carreiras em tecnologia que a Unyleya oferece!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD