Connect with us

Inicie Sua Carreira

Por que apostar e como ter sucesso na carreira militar?

carreira militar
Tempo de Leitura: 4 minutos

A carreira militar está entre aquelas que mais figuram no imaginário popular. Afinal, os oficiais das Forças Armadas são lembrados por sua bravura e dedicação à segurança pública do Brasil. Além disso, as profissões militares têm questões práticas muito vantajosas, como as boas perspectivas de aposentadoria e a estabilidade.

Porém, é normal que surjam muitas dúvidas, a começar pela própria definição de carreira militar. Você sabe quais profissões ela engloba? Quer conhecer melhor as vantagens desse caminho profissional e o que você precisa para ter sucesso? Tire essas e outras dúvidas neste post!

O que é a carreira militar?

Carreira militar é como é chamado o serviço dentro das Forças Armadas brasileiras. Elas são três: o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, que defendem respectivamente a terra, o mar e os ares.

Também se enquadram aqui as organizações da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar. Enquanto a primeira zela pela segurança dos cidadãos, a segunda trata da prevenção e do combate de incêndios e dos resgates de vítimas de acidentes.

Todas têm como objetivo garantir a ordem e a segurança do país, seja em situações extremas, como guerras, ou em outras missões. Para seguir na carreira militar, você precisa entrar em colégios e academias de formação específica ou, ainda, prestar concursos públicos, sendo que cada área tem seus pré-requisitos, como idade máxima para ingresso.

Quais são as vantagens da carreira militar?

Por ser do setor público, a carreira militar tem diversos aspectos positivos comuns aos cargos de servidores, como um plano de carreira e maior estabilidade. Além disso, ela conta com vantagens específicas, como o recebimento de um salário durante a formação. Veja!

Soldo durante a formação

Os estudantes das Forças Armadas são considerados militares da ativa. Por isso, já têm direito sobre um salário desde o primeiro dia de ingresso em um curso de formação — na linguagem militar, ele recebe o nome de soldo e é de cerca de R$ 1300.

Vale destacar também que, desde o curso de formação, já começa a contagem do tempo de serviço para aposentadoria.

Estabilidade

Assim como ocorre em boa parte dos cargos públicos, a carreira militar é atrativa pela estabilidade. Uma pessoa só é demitida das Forças Armadas caso cometa uma falta grave. Ainda assim, há um processo administrativo antes da expulsão. Então as chances de desemprego são bem pequenas. 

Plano de carreira

Em todas as áreas das Forças Armadas, há um plano de carreira bem definido. As promoções ocorrem por tempo de serviço (antiguidade na carreira), por bravura ou por bom desempenho em cursos específicos. Isso significa que não existe a possibilidade de estagnação profissional.

Boas perspectivas de aposentadoria

Uma das maiores vantagens da carreira militar é a aposentadoria diferenciada. Quando termina o seu tempo de serviço — que é de 35 anos, conforme a Lei nº 13.954/2019 —, você se torna um militar da reserva. E o melhor é que o valor recebido é exatamente o mesmo que o de um militar da ativa.

Isso mesmo! Os rendimentos são pagos integralmente e, além disso, há paridade de salários dentro de uma mesma patente. Ou seja, conforme são realizados ajustes nos rendimentos de militares da ativa, o valor da aposentadoria é igualmente alterado.

Profissão respeitada e com valor social

Por fim, um grande atrativo da carreira militar é o prestígio da profissão. Afinal, as Forças Armadas estão entre as instituições com maior credibilidade no país. Sem contar no grande valor social da função, já que se trata de uma atividade essencial.

Como alcançar sucesso na carreira militar?

Agora, da mesma forma como a carreira militar é lembrada por suas vantagens, ela também está muito associada a desafios, como a grande dedicação e a exposição a riscos. Por isso, é importante entender se você tem perfil para a área.

Algumas das principais características necessárias para se ter sucesso nesse caminho profissional são:

  • ter muita disciplina: as rotinas militares são conhecidas pelo grande rigor nos hábitos, horários e execução de tarefas — por isso, saber seguir regras é um dos pontos fundamentais para se dar bem na área;
  • ser responsável: as Forças Armadas têm como objetivo a defesa do país e dos cidadãos — então é importante ter responsabilidade e conseguir colocar os interesses coletivos acima dos individuais;
  • respeitar hierarquia: em todas as áreas da carreira militar, há uma hierarquia bem definida e que precisa ser respeitada para que você tenha uma trajetória de sucesso;
  • não ter medo de correr riscos: algumas atividades militares podem conter grandes riscos à integridade física e até mesmo emocional, por isso é preciso ter disposição para enfrentá-los;
  • ser adaptável: muitas vezes, os oficiais das Forças Armadas precisam trabalhar em lugares com pouca infraestrutura, além de vivenciar situações extremas — então, a adaptabilidade é uma palavra-chave.

Como uma boa graduação pode ajudar?

Apesar de os cursos oficiais de formação serem as principais portas de entrada para a carreira militar, o ensino superior é muito bem-vindo. Isso porque muitos concursos nesse meio têm cargos específicos para profissionais graduados. Por exemplo, existe demanda para enfermeiros militares, engenheiros aeronáuticos, especialistas em Biomedicina, e muito mais.

Veja só alguns dos cursos superiores mais requisitados nas Forças Armadas:

  • área da Saúde — Enfermagem, Medicina, Odontologia, Nutrição, Psicologia;
  • área das Engenharias — Aeronáutica, Mecânica, de Controle e Automação, Ambiental e Elétrica;
  • áreas administrativas — Administração, Logística, Direito.

Para conciliar a rotina de preparação para a carreira militar com a graduação, uma dica é optar pela educação a distância (EAD). Essa modalidade de ensino tem como sua maior vantagem a flexibilidade na rotina de estudos. Para melhorar o seu rendimento, práticas como ter um cronograma, desenvolver a disciplina e estabelecer metas são muito importantes.

Outra dica é aproveitar o tempo de forma produtiva. Por exemplo, é possível ouvir podcasts sobre Direito durante atividades mais mecânicas do dia a dia, de forma a otimizar a rotina de estudos. 

Gostou de conhecer mais sobre a carreira militar? Como você viu, trata-se de um ótimo caminho profissional para quem almeja a estabilidade do serviço público, além de ter um grande valor social. Para se dar bem na área, é fundamental ter um perfil disciplinado, facilidade de adaptação e muita dedicação ao propósito da profissão.

Aproveite a visita e leia também o nosso texto sobre como escolher a carreira jurídica que mais combina com você!


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.