Dia do administrador: entenda a importância dessa data

  • 08/set/2020

Dia do administrador: entenda a importância dessa data

Powered by Rock Convert
Tempo de Leitura: 4 minutos

Você sabia que existe o dia do administrador? Se a sua resposta é não, fique tranquilo que isso é uma novidade para muitas pessoas. A data comemorativa é uma forma de homenagear os profissionais da área.

Afinal, todo negócio que faz parte das nossas atividades cotidianas — como supermercados, lojas, farmácias, empresas, entre outros — normalmente é administrado por alguém. Logo, nada mais justo do que comemorar a contribuição deles para a sociedade, não é?

Para entender um pouco mais sobre essa curiosidade da carreira em Administração, continue a leitura do post que preparamos para você.

A comemoração do dia do administrador

A data é comemorada no dia 9 de setembro e sua escolha não se deu por acaso. O dia nacional do administrador foi definido assim em razão da assinatura da Lei nº 4.769/65, que criou e regulamentou a profissão aqui no Brasil. Ela foi assinada no mesmo dia, no ano de 1965. Contudo, a instituição da homenagem só aconteceu cerca de 3 anos depois.

Desde então, essa é uma chance de lembrar todos os anos da importância que esses profissionais têm para todos. Muitas vezes isso passa despercebido, mas sem um bom administrador é difícil que os negócios sobrevivam.

Aliás, muitos deles foram criados por pessoas formadas em Administração que apostaram em uma ideia e criaram uma oportunidade para os consumidores. Vale lembrar que mesmo aqueles que não são empreendedores também ajudam muito a gerenciar setores ou empresas como um todo. Por isso, não deixe de prestigiar, nessa ocasião, os administradores que você conhece.

A importância do administrador

Cada profissão tem um papel importante no funcionamento da sociedade em que vivemos. Médicos e enfermeiros são essenciais para a saúde da população, enquanto os advogados promovem a justiça e os engenheiros criam soluções que facilitam as nossas vidas.

Assim como eles, temos vários outros trabalhadores responsáveis por fazer a “roda girar” — e essa é uma tarefa que os administradores sabem como ninguém. Lidar com imprevistos, superar desafios, buscar saídas, planejar ações estratégicas, envolver pessoas e controlar toda a situação estão entre as principais atividades de quem administra um negócio.

Você pode entrar em um belo restaurante e imaginar que o chefe de cozinha é o agente principal daquele estabelecimento. E sim, ele é. Mas sem uma boa equipe de garçons no atendimento, por exemplo, talvez os clientes não voltariam. O comprometimento dos fornecedores com a qualidade dos produtos também é um fator imprescindível, o que pode incluir grandes empresas e pequenos produtores.

Enfim, todas as áreas se complementam e elas precisam ser bem administradas para que continuem a existir. Um restaurante, um salão de beleza, uma indústria, um shopping ou uma fazenda precisam ser administrados. Isto é, precisam de alguém que pense em otimizar todos os processos, monitorar as despesas e receitas, além de cuidar dos serviços ou produtos que são entregues ao mercado.

É indiscutível o valor de uma boa administração, enquanto a falta dela pode ser muito perigosa para a sobrevivência ou sucesso do negócio.

Os principais motivos para fazer faculdade de Administração

O curso de Administração é um dos mais procurados pelos estudantes universitários e não é difícil entender por que isso acontece. Há muitos motivos para fazer essa escolha e aqui vamos listar alguns deles.

Powered by Rock Convert

Receber uma formação multidisciplinar

Uma das coisas mais interessantes dessa formação é ter um perfil generalista. A grade curricular normalmente é composta por assuntos bastante variados, como Finanças, Recursos Humanos, Marketing, Empreendedorismo, Gestão, Direito, entre outros.

Outra dúvida comum que as pessoas têm é se Administração é Humanas ou Exatas. Apesar de ser classificado dentro das Ciências Humanas, o curso também envolve matérias de Exatas e é escolhido por estudantes com perfil mais analítico.

A verdade é que o aluno consegue abrir sua mente e aprender sobre várias áreas, podendo escolher uma especialização para cursar mais tarde e aprofundar seu domínio sobre a sua vertente preferida. Uma das maiores vantagens disso é ter uma visão estratégica de todo o funcionamento de um negócio e saber desempenhar diferentes tarefas.

Desenvolver habilidades relevantes

Todo conhecimento é útil e relevante, mas não podemos negar que as tarefas dos administradores acabam exigindo o desenvolvimento de habilidades bem valorizadas pelo mercado de trabalho. Comunicação, liderança, negociação, raciocínio estratégico, organização e disciplina estão entre elas.

Nesse sentido, a experiência prática ajuda bastante, mas também é importante investir na aquisição desses traços para combinar as qualidades técnicas com as comportamentais. Inclusive, elas são muito relevantes para conseguir cargos de maior destaque e com melhores remunerações.

Ter várias possibilidades de atuação

Como já falamos, todo tipo de negócio precisa de um administrador. Isso é um ponto muito positivo para quem aposta nessa área, pois as chances no mercado de trabalho se multiplicam.

Há oportunidades no setor público e privado, sem contar que é possível conciliar outros interesses na hora de construir sua carreira — por exemplo, ao escolher um ramo dentro da Administração e também um segmento de trabalho.

Você pode tanto trabalhar com Marketing em uma instituição de ensino quanto com Finanças dentro de uma empresa multinacional. Ou, quem sabe, fazer a gestão de uma academia de ginástica ou de uma fábrica de roupas.

Essa abrangência possibilita ainda que a carreira do administrador seja muito dinâmica. O profissional pode transitar entre várias funções ao longo da sua trajetória, o que é um fator motivacional para muitas pessoas.

Poder abrir o seu próprio negócio

Além das inúmeras possibilidades de atuação, o administrador tem competência para criar a sua própria posição. Ou seja, abrir um negócio e colocar a ideia do seu empreendimento em prática.

Sua formação multidisciplinar será essencial caso seja necessário ter uma equipe reduzida, especialmente no início de uma empresa. Então, é possível focar uma das áreas ou continuar administrando o todo.

Viu só como há muitas razões para comemorar o dia do administrador? Essa é uma profissão de enorme valor e que realmente deve ser prestigiada! Agora que já sabe dessa data especial, comemore todos os anos com aqueles que merecem esse reconhecimento.

Se você gostou deste conteúdo e tem vontade de seguir essa área de atuação, aproveite para descobrir se é possível fazer Administração EAD. Leia nosso artigo e fique por dentro dessa oportunidade que pode transformar a sua vida!

Powered by Rock Convert
inscrição graduaçãoPowered by Rock Convert

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você