Connect with us

Carreiras na Graduação

Conheça agora como é a grade curricular de Marketing!

Grade curricular de marketing

Traçar estratégias de comunicação com o público, definir ações promocionais, realizar campanhas publicitárias e planejar a identidade visual de produtos. Essas são apenas algumas das diversas atividades desenvolvidas pelos profissionais de Marketing. Não é para menos que muita gente tem curiosidade em saber como é composta a grade curricular e como ela prepara os alunos para tantas funções no mercado.

Pensando nisso, trouxemos este post para revelar os detalhes da matriz do curso e, de quebra, ainda abordar algumas das principais disciplinas que você vai conferir ao longo da sua formação. Animado para saber mais? Então acompanhe!

Como é a grade curricular de Marketing?

A grade curricular de Marketing é dividida em quatro semestres, uma vez que essa graduação é tecnológica. Ela é composta por duas linhas temáticas que visam ajudá-lo a desenvolver habilidades indispensáveis para a profissão, como facilidade em mensurar e analisar dados, afinidade com pesquisas de mercado, criatividade, flexibilidade para trabalhar com equipes multidisciplinares, entre outras.

Abaixo, você confere quais são elas. Acompanhe!

Linha estratégica

Nesse eixo, o estudante aprende sobre a construção e a gestão de marcas, a supervisão e a utilização de canais de comunicação, o monitoramento da concorrência (aos níveis local, regional, nacional e internacional) e as variantes do mercado que influenciam na venda de produtos e serviços.

Linha interdisciplinar

Nesse eixo, você é apresentado a conteúdos de áreas afins ao Marketing — como Direito, Administração e Ciências Contábeis — que são importantes para uma compreensão analítica sobre o meio corporativo, o funcionamento e manutenção das empresas, as relações de mercado e a cultura organizacional.

Quais são as matérias estudadas?

Há pouco, falamos sobre a divisão dos conteúdos na grade curricular de Marketing. Agora, chegou o momento de mostrarmos algumas das matérias mais relevantes que são ofertadas nela e servem para você se desenvolver como futuro profissional da área. Fique atento!

Marketing de Varejo

Marketing de Varejo é uma disciplina que destrincha o funcionamento de um dos mais importantes setores do mercado brasileiro: o comércio. Para se ter ideia, segundo levantamento do Sebrae, ele acumula, sozinho, 6.612.605 empresas no país — cerca de 34% de um total de 19.228.025.

No decorrer do semestre, você se aprofundará em gestão de vendas (presencial e online), na oferta de promoções contínuas e sazonais, no desenvolvimento de produtos e serviços para novas demandas dos clientes, entre outras disciplinas indispensáveis para a área.

Fundamentos de Direito

Já em Fundamentos do Direito, por outro lado, você vai ter contato com os aspectos legais e os possíveis problemas jurídicos que podem surgir com a administração de marcas, a veiculação de anúncios, o lançamento de produtos, a expansão de serviços, as parcerias comerciais, a venda em diferentes canais e por aí vai.

É por isso que, nessa matéria, você é apresentado às medidas preventivas para uma atuação resguardada legalmente e para a devida proteção da imagem da companhia.

Posicionamento de Marca e Concorrência

Na disciplina Posicionamento de Marca e Concorrência, o foco é na construção da imagem, da reputação e do histórico da organização. Isso porque são trabalhadas as bandeiras e as causas que ela levantará/defenderá e como isso vai impactar os consumidores, as vendas e as parcerias que o negócio cultiva.

Como exemplo, podemos citar a sustentabilidade, a defesa do meio ambiente, o veganismo e os direitos humanos. Porém, além dessas principais, há muitas outras que podem ser discutidas e aproveitadas conforme o ramo da empresa, o tipo de publicidade que ela deseja obter e o mercado em que ela atuará.

Análise de Mercados Consumidores

Em Análise de Mercados Consumidores, o estudante de Marketing se aprofunda na construção do público-alvo de uma marca. Para isso, ele estuda, pesquisa e debate com colegas e professores a respeito de como o mercado é composto por nichos, qual o retorno financeiro que eles dão e as tendências de consumo apontadas para esses grupos.

A partir daí, são abordadas as melhores ações para criar identificação deles com a imagem das empresas e a fidelização aos produtos e serviços que elas oferecem.

Plano de Marketing

Por fim, na disciplina de Plano de Marketing, você fica por dentro das etapas no desenvolvimento de uma marca desde o zero. Afinal de contas, muitos profissionais da área acabam trabalhando em empresas novas ou em projetos de lançamento de companhias.

Por isso, é necessário levantar dados do público consumidor, escolher a praça de atuação, estabelecer os valores e metas da organização, formular equipes especializadas e engajadas com a companhia, definir produtos e serviços que serão ofertados — e como eles serão publicizados — e muito mais.

Como está o mercado de trabalho para a área de Marketing?

Para encerrar, vale a pena falar sobre como está o mercado de trabalho para quem atua com Marketing. Assim, você pode ter um panorama dessa carreira, não é mesmo?

Pois bem, conforme o relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o nível de desemprego da categoria está entre os 20 mais baixos do país. Para se ter ideia, 93,30% dos profissionais que escolheram a área estão devidamente empregados.

A faixa salarial, por sua vez, também não fica a desejar. A média de ganhos mensais é de R$ 3.910,86 — ou seja, 3,74 vezes maior que o salário mínimo no Brasil em 2020 (que é de R$ 1.045,00).

Porém, quando você faz uma pós-graduação, como um MBA e/ou uma especialização, você tem a oportunidade de assumir projetos mais complexos e ocupar cargos mais importantes em empresas, órgãos públicos, instituições políticas, agências de publicidade etc.

Um Gerente de Marketing, por exemplo, tem uma remuneração média de R$ 6.945,36, embora, dependendo do lugar em que atua, possa chegar até a R$ 19.531,39, como destaca levantamento do portal Salário.

Como você viu, a grade curricular de Marketing o prepara para ter as habilidades necessárias para atuar em diferentes segmentos estratégicos do mercado ao mesmo tempo que proporciona uma formação interdisciplinar com outras áreas presentes no mundo corporativo. Portanto, esse é um curso indicado para quem deseja ter uma carreira dinâmica, multifacetada e com um vasto campo de conhecimento teórico e prático.

E então, ficou interessado em saber mais sobre essa graduação e quer começar o quanto antes a sua jornada acadêmica? Pois não perca tempo: entre agora mesmo em contato a gente para mais informações!

3.6/5 - (5 votos)
Comentários

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.