Connect with us

Inicie Sua Carreira

Processos Gerenciais: quantos anos dura e quais são as disciplinas cursadas?

processos gerenciais quantos anos
Tempo de Leitura: 4 minutos

O mundo dos negócios reserva muitas oportunidades de carreira para quem busca se capacitar adequadamente a fim de trabalhar na área. E são tantas possibilidades que pode até ser difícil escolher uma faculdade. Nesse cenário, vale a pena entender como é o curso de Processos Gerenciais, quantos anos ele dura e quais habilidades ajuda a desenvolver.

Esses dados são fundamentais para que você descubra se a profissão combina com o seu perfil. Assim, é possível dar início a uma carreira que vai trazer realização profissional e pessoal.

Pensando nisso, preparamos este post para trazer até você as principais informações sobre o curso superior em Processos Gerenciais, quantos anos dura e outros aspectos relevantes sobre essa formação. Acompanhe!

Quantos anos dura a graduação em Processos Gerenciais?

Em geral, as pessoas estão acostumadas a ver cursos superiores que duram cerca de 4 anos, não é mesmo? Por esse motivo, você pode se surpreender com a informação de que a graduação em Processos Gerenciais tem apenas 2 anos de duração.

Isso é possível porque se trata de um curso superior de tecnologia — mais conhecido como graduação tecnológica, ou simplesmente tecnólogo. Esse tipo de formação tem carga horária mínima de 1.600 horas, com alguns cursos chegando a 2.400 horas de duração, o que os torna mais rápidos do que as licenciaturas e os bacharelados.

Quais são as vantagens de fazer um curso de curta duração?

Diante de tantas opções de cursos no mercado, sendo alguns mais longos do que outros, é normal ficar em dúvida quanto à alternativa mais vantajosa. O fato, no entanto, é que qualquer boa formação traz inúmeros benefícios para a vida profissional, independentemente de qual seja a duração do curso.

Mesmo assim, é interessante conhecer as vantagens de fazer um curso mais curto, pois isso pode ser exatamente o que você precisa para alavancar sua carreira. A seguir, destacamos as principais.

Acesso rápido ao mercado de trabalho

Cursos de curta duração, como é o caso de Processos Gerenciais, são perfeitos para quem tem pressa em se inserir no mercado de trabalho ou até mesmo em mudar de área de atuação. Afinal, em apenas 2 anos é possível conquistar uma formação para ter acesso a boas oportunidades profissionais.

Valorização do currículo

Para quem já está no mercado e quer crescer profissionalmente, uma graduação mais curta também é uma excelente ideia. Ela valoriza o currículo, fazendo com que você se destaque entre os concorrentes e tenha mais chances de conseguir uma promoção e um salário melhor, por exemplo.

Investimento reduzido

Ao escolher uma faculdade, quantos anos ela vai durar é um fator que precisa ser levado em conta ao calcular o investimento financeiro. Quanto mais curto for o curso, menos dinheiro será preciso desembolsar para pagar as mensalidades e adquirir os materiais necessários.

Aprendizado direcionado

Por se tratar de um curso mais curto do que uma licenciatura ou bacharelado, o curso tecnólogo é bastante focado em uma determinada área de interesse. Os conteúdos e todo o processo de ensino-aprendizagem são direcionados para a atuação profissional, priorizando especialmente os conhecimentos práticos imprescindíveis para o desenvolvimento das funções.

Estimula o networking

Fazer networking — ou seja, construir uma rede de contatos — é fundamental para todos os profissionais, e uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é se dedicando aos estudos. Nesse processo, você acaba tendo contato com os professores e outros alunos, que são pessoas da sua área e podem se tornar colegas de trabalho e parceiras de negócios.

Quais habilidades são adquiridas nesse curso?

Já que os cursos de curta duração oferecem um aprendizado direcionado, você deve ter ficado com curiosidade em saber o que exatamente se aprende em Processos Gerenciais. Por isso, listamos as principais habilidades desenvolvidas nesse curso:

  • elaboração de planos de negócios;
  • planejamento, implementação e gerenciamento de processos;
  • realização de diagnóstico de problemas nos processos;
  • interpretação de dados para auxiliar nas tomadas de decisão;
  • gerenciamento de equipes de trabalho;
  • realização de análise da concorrência para desenvolvimento de estratégias;
  • monitoramento dos dados financeiros;
  • controle do orçamento da empresa.

Para desenvolver com sucesso essas habilidades gerenciais, é importante que você tenha um perfil analítico, comunicativo, organizado, proativo e empático. Essas características são essenciais em quem precisa manter a objetividade no trabalho, lidar com muitos dados e se relacionar pessoas de diferentes perfis. Saber equilibrar todos esses fatores é um ponto decisivo para o sucesso na profissão.

Quais são as disciplinas da graduação em Processos Gerenciais?

Depois de saber quais são as habilidades desenvolvidas ao longo do curso de Processos Gerenciais, quantos anos ele dura e qual é o perfil do aluno, é hora de conhecer um pouco da grade curricular dessa graduação.

O início do curso aborda alguns conhecimentos que são comuns em cursos da área de gestão e negócios. A seguir, destacamos alguns:

  • Estatística Básica;
  • Fundamentos da Informática;
  • Fundamentos de Contabilidade;
  • Fundamentos de Direito;
  • Matemática Básica;
  • Teoria Geral da Administração.

Além disso, a grade curricular inclui disciplinas específicas para a atuação em Processos Gerenciais:

  • Administração da Produção;
  • Administração de Custos;
  • Administração Financeira;
  • Comunicação Empresarial;
  • Diversidade e Cultura Organizacional;
  • Estruturas e Processos Organizacionais;
  • Gestão da Qualidade;
  • Gestão de Projetos;
  • Gestão Estratégica;
  • Logística;
  • Sistemas de Informações Gerenciais;
  • TICs Aplicadas às Informações Gerenciais.

Por fim, vale ressaltar que escolher uma boa instituição de ensino para fazer a faculdade é tão importante quanto descobrir qual curso mais desperta seu interesse. Por isso, independentemente de optar por um curso de curta ou de longa duração, não deixe de observar se a instituição oferece a infraestrutura adequada para que você obtenha uma formação de qualidade.

Agora que você sabe o que se estuda na faculdade de Processos Gerenciais, quantos anos são necessários para concluir essa formação, entre outros aspectos importantes, é só refletir se essa área combina com você. Existem diversas oportunidades para profissionais capacitados no mundo dos negócios. E o primeiro passo para alcançá-las é focar os seus estudos.

Então, você gostou de conhecer o curso de Processos Gerenciais? Antes de ir, deixe um comentário nos contando o que achou dessa formação!

Carreira de gestor

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.