Connect with us

Insights Confiáveis

6 administradores de sucesso que vão inspirar a sua jornada

Empreender não é uma tarefa fácil. Ao contrário, normalmente trata-se de um caminho cheio de desafios e obstáculos que às vezes parecem que nunca serão superados. Por conta disso, os administradores de sucesso costumam ter boas histórias para contar.

Suas dificuldades se tornam aprendizados e servem como lição para milhares de pessoas. É claro que aqueles com quem convivemos também são capazes de ajudar muito e servir de inspiração.

Porém, hoje reunimos algumas jornadas de empreendedores famosos e bem-sucedidos para você conhecer! Que tal? Confira a seguir nomes de peso no cenário brasileiro!

1. Luiza Helena Trajano

A rede Magazine Luiza é bastante conhecida pelos brasileiros, mas nem todo mundo sabe o que está por trás das centenas de lojas espalhadas pelo país. Luiza Helena desde muito jovem se interessou pelo negócio familiar, que nem de longe tinha o tamanho e a expressão de mercado que apresenta hoje.

Ela começou como balconista com apenas 12 anos, usando seu período de férias para trabalhar no comércio que era da sua tia. Logo, começou a desenvolver sua visão administrativa ainda nessa época, entendendo a rotina e a relevância de cada um dos setores que ela observava de perto.

Passados alguns anos, finalmente se tornou a presidente da empresa e colaborou significativamente para o seu crescimento. Sua gestão teve destaque pelos investimentos no bem-estar e satisfação dos funcionários, o que naturalmente resultou em produtividade.

Não por acaso, a Magazine Luiza entrou para a lista de melhores empresas para se trabalhar (“Great Place to Work”) e há alguns anos aparece no ranking.

2. Flávio Augusto

Flávio Augusto da Silva é o fundador da Wise Up e frequentemente aparece na mídia e nos comerciais da sua empresa. Um carioca humilde que arrumou um emprego em uma escola de idiomas e pouco tempo depois — aos 23 anos — criou a sua própria.

Ele identificou um nicho a ser explorado, passando a oferecer uma solução para adultos que precisavam ou gostariam de aprender inglês de forma mais rápida. A metodologia desenvolvida por ele prometia resultados em aproximadamente 18 meses, ao contrário dos longos cursos que via no mercado.

O negócio se expandiu e inúmeras franquias foram abertas, o que formou uma holding milionária. Com o sucesso, Flávio apostou em outros setores, aproveitando a sua visão diferenciada. Inclusive, virou sócio-proprietário de um clube de futebol profissional em Orlando, nos EUA.

Hoje, é muito conhecido pelo blog Geração de Valor e dá palestras motivacionais para várias corporações.

3. Chieko Aoki

O nome já remete às suas raízes nipônicas, mas foi aqui no Brasil que Chieko estabeleceu as suas principais operações depois de trabalhar em vários países. Ela é a fundadora da rede hoteleira Blue Tree, que transformou em uma das maiores cadeias do país em cerca de 10 anos.

Em 2013, foi eleita pela Forbes como a segunda mulher brasileira mais poderosa no mundo dos negócios. Sua competência é reconhecida não só na gestão de hotéis — tanto é que contribui com outras organizações privadas e públicas. Faz parte do Conselho de Empresários da América Latina (CEAL) e de grupos semelhantes.

Aoki ressalta a relevância das mulheres no ambiente corporativo como essenciais personagens para a construção de um futuro ainda mais promissor.

4. Sônia Hess

Quem vê uma pequena flor de lis desenhada no lado esquerdo de uma camisa provavelmente já sabe — trata-se de uma Dudalina. A marca está mais do que estabelecida no país, além de ser uma grande exportadora.

A ideia partiu do casal Duda e Lina nos anos 50, os pais de Sônia Hess. A sobra de um tecido foi o motivo para perceber a oportunidade de começar a fabricar camisas. Contudo, foi o lado empreendedor da filha que elevou a empresa a níveis nunca imaginados na pequena vendinha do seu Duda na cidade de Luiz Alves, em Santa Catarina.

Sônia acredita que boa parte da sua vocação veio da mãe, que já demonstrava sensibilidade e expertise para os negócios. Apesar de ter 11 irmãos homens, foi ela quem assumiu a Dudalina e revolucionou os seus resultados.

5. Jorge Paulo Lemann

Caso você não saiba, Jorge Lemann foi eleito o maior bilionário do país pela conceituada Revista Forbes, publicação norte-americana de negócios e economia. 

Seu nome é famoso no mercado financeiro, especialmente depois de ele ter adquirido o banco Garantia e começado uma carreira de destaque no mundo das finanças. No entanto, sua trajetória de empreendimentos reúne marcas como Brahma, Heinz, Burger King e outras que já estiveram sob a sua gestão um dia. 

Um detalhe interessante da sua história é ter criado a Fundação Lemann, que é uma instituição sem fins lucrativos e que visa promover a educação. Para tanto, suas ações são voltadas para pesquisa e desenvolvimento de projetos educacionais.

6. Silvio Santos

Um dos maiores e mais antigos apresentadores do Brasil tem uma história vitoriosa para contar. Se hoje Silvio Santos é rico e dono de várias empresas, o seu passado não foi nada parecido.

Senor Abravanel (seu nome de batismo) era camelô, filho de imigrantes judeus que resolveu vender produtos na rua. De lá para cá teve inúmeras atividades, até que o emprego de radialista deu a oportunidade de ele descobrir o seu talento para a comunicação.

Além de criar a sua própria emissora de TV, se aventurou em outros ramos de negócios e hoje a lista é extensa (cosméticos, hotéis, títulos de capitalização etc). É um comunicador consagrado e também um administrador competente. Valoriza tanto o trabalho que, aos 88 anos, ainda mantém seus compromissos e contribui nas decisões do SBT.

Enfim, essas são apenas algumas histórias de administradores de sucesso que comprovam como a combinação de conhecimento com esforço é capaz de transformar realidades. Embora nem todos tenham um curso de Administração no currículo, eles souberam aproveitar os recursos disponíveis para desenvolver essa aptidão — o que é importante até para quem já é formado na área.

E você, sabe o que um administrador faz na prática? Se ainda tem dúvida sobre esse assunto, aproveite para ler o nosso artigo e ficar por dentro! Quem sabe essa não é a carreira ideal para o seu perfil?

4.5/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD