Como conciliar trabalho e estudo para cursar a sua especialização

  • 03/abr/2017

Como conciliar trabalho e estudo para cursar a sua especialização

Quem trabalha 8 horas por dia sabe o quão difícil pode ser conciliar trabalho e estudo, além de outras atividades básicas no decorrer da semana. Os compromissos pessoais e profissionais por si só já tomam bastante tempo e energia.

Por isso, muitas pessoas acabam desistindo de encaixar mais uma obrigação nessa rotina corrida e não dão continuidade aos estudos. No entanto, fazer um esforço para conseguir uma qualificação melhor é um grande diferencial para a carreira, abrindo novos caminhos e oportunidades.

Mas o que fazer para encontrar tempo e dar conta de tudo? Confira a seguir alguns fatores que podem ajudá-lo nessa missão árdua, mas muito importante para o seu futuro!

Planeje-se e adapte a sua rotina

Não há como conseguir mais tempo para realizar mais tarefas se você não se organizar com atenção. Sendo assim, reestruture todos os seus dias para cumprir com as atividades propostas — ainda que o trabalho acabe com o fim do expediente, estudar sempre requer uma dedicação extra.

Então, coloque tudo em uma planilha e faça anotações visíveis para lembrar dos compromissos, evitando que você se perca em meio a tantos deveres. Criando uma programação geral com todos eles, provavelmente ficará mais fácil encontrar brechas para uma nova atividade.

Nessa hora, não deixe de considerar que você é um ser humano normal e que precisa comer, descansar, conviver com amigos e familiares, se locomover de um lugar para outro etc.

Isto é, não pense que a vida tem que ser dedicada apenas aos estudos e ao trabalho. Cuidar de você também é muito importante e não pode ficar de fora dos seus planos.

De qualquer forma, para manter o foco, é essencial trabalhar o autoconhecimento e fazer algumas adaptações na rotina. Se você tem consciência de que, ao chegar em casa, não conseguirá resistir à tentação do sofá e da TV, por exemplo, talvez seja melhor estudar em outro local.

Por outro lado, se costuma passar muito tempo no trânsito durante um trajeto, pode aproveitar o momento para escutar um áudio ou ler algum material (caso não esteja dirigindo e não precise ficar tão atento ao seu entorno).

O ideal é conseguir organizar cada dia da sua semana, criando um planejamento que encaixe as novas demandas, como leitura dos conteúdos, realização de exercícios e trabalhos, estudo e revisão para as provas, entre outros. Acredite, não é impossível e, aos poucos, você se acostuma com o novo ritmo!

Invista em produtividade

Gastar o seu precioso tempo de forma improdutiva é um erro. É como reservar uma hora do seu dia (que você poderia estar fazendo qualquer outra coisa) para estudar e, no fim das contas, não conseguir fixar nada do que foi lido.

Em vista disso, para fazer o seu tempo render mais é fundamental investir na sua produtividade. Procure identificar os horários que você tem mais disposição, os locais mais favoráveis para estudar, assim como as distrações que tiram o seu foco.

Por exemplo, se você tem mais facilidade para acordar cedo, estudar um pouco pela manhã é capaz de ser menos desgastante do que ficar acordado até tarde. Se no período que você chega em casa do trabalho o seu corpo está muito cansado, pode ser melhor descansar por um tempo antes de focar em algo novamente.

Se está difícil manter a concentração com a presença de outras pessoas por perto ou com as notificações do celular ativadas, tome uma providência sobre isso. O mais importante é estar sempre focado nos seus objetivos e fazer com o que o tempo dedicado aos estudos seja proveitoso.

Perceber esses detalhes e ajustar a sua rotina pode fazer toda a diferença para a sua produtividade — e, consequentemente, para ajudá-lo a conseguir bons resultados.

 

Estabeleça metas realistas

Depois de arrumar toda a sua agenda, uma boa dica é criar metas semanais que devem ser cumpridas dentro das suas possibilidades. Isso quer dizer que não adianta estabelecer objetivos irreais, que não possam ser realizados dentro do tempo que você tem disponível — ou então você vai acabar frustrado.

Nesse sentido, uma boa ideia é dividir o conteúdo que você tem pela frente e se comprometer a vencer uma etapa a cada dia. Se tem um livro ou outro material para ler, tente fracioná-lo de forma que, até o fim da semana, você consiga terminar tudo, por exemplo.

Então, acompanhe como anda o seu desempenho dando notas para si mesmo, que indicam se você está cumprindo os seus objetivos ou não. Se ao final o balanço for positivo, você pode comemorar no seu tempo livre como se estivesse aproveitando um prêmio.

Imagine: se conseguir terminar todos os exercícios no prazo previsto, que tal sair com os amigos no sábado à noite? Não funciona como uma motivação?! Mas, se não tiver terminado, é melhor focar nas obrigações que se propôs a fazer.

Opte por cursos que ofereçam autonomia

Felizmente, hoje em dia existem diversos cursos a distância que permitem que muitas pessoas consigam voltar a estudar. Por ser uma modalidade que oferece maior flexibilidade de horários e autonomia, é mais fácil se adaptar e criar a própria rotina de estudos.

Além do mais, é uma forma de qualquer pessoa poder escolher um curso dentro da sua área de interesse, o que nem sempre acontece com os cursos presenciais — que nos deixam mais presos às ofertas da nossa cidade ou região.

Em vista disso, escolher um curso EAD ou um modelo híbrido pode ser a alternativa mais indicada (ou a única possível para conciliar trabalho e estudo). Logo, não deixe de pesquisar sobre essa opção para investir na sua capacitação e ascender profissionalmente.

Defina prioridades e aprenda a abrir mão

Uma conclusão que você deve chegar após rever e organizar a sua agenda é que realmente não dá para fazer tudo. Em algum momento, você terá que sacrificar certos desejos, sejam eles de encontrar os amigos com frequência, dormir até tarde, fazer maratona da sua série favorita ou quaisquer outros.

Por isso, é crucial que você defina quais são as suas prioridades atuais. Além do tempo dedicado ao trabalho e aos estudos, encontre o que é indispensável e entenda que é preciso abrir mão de algumas coisas — pelo menos durante um tempo.

As pessoas que não conseguem fazer isso muitas vezes acabam fazendo muita coisa, mas sem tanta responsabilidade ou empenho com cada uma delas. E, para alcançar bons resultados, você precisa estar bem e disposto para se dedicar ao que é mais importante.

 

Mantenha um diálogo aberto com as pessoas

Pode ser que você necessite da colaboração de algumas pessoas durante a sua jornada. Isso inclui a ajuda dos seus familiares, a paciência de seu/sua filho(a) ou de seu/sua companheiro(a), a compreensão do seu chefe, a tolerância dos seus professores etc.

Nesse aspecto, nada melhor do que ser sincero, transparente e manter um diálogo aberto com elas. Se o seu dia a dia está apertado, seja claro e converse sobre as suas razões para que elas entendam como você está se esforçando para cumprir os seus objetivos e crescer profissionalmente.

Caso contrário, não poder comparecer ao aniversário de um amigo ou atrasar para chegar ao trabalho talvez se tornem coisas fatais. Evite desentendimentos e tente fazer acordos para que os dois lados da situação fiquem satisfeitos.

Fique atento às atividades básicas

Mesmo com toda a correria, você não deve esquecer que o seu bem-estar está diretamente relacionado à sua produtividade. Ou seja, não adianta encontrar tempo para todos os seus compromissos se o maior deles não for cuidar de você.

Quem comete esse erro normalmente acaba estressado, com a imunidade baixa, improdutivo e até mesmo doente. O corpo perde a força quando não ficamos atentos ao seu bom funcionamento.

E o que isso significa na prática? Apesar de cada pessoa ter realidades e necessidades distintas, vale seguir algumas recomendações básicas como:

  • alimentar-se de forma nutritiva e equilibrada, priorizando os alimentos frescos e naturais;
  • ter boas noites de sono, descansando o tempo suficiente para que o seu corpo produza todos os hormônios necessários e revigore a sua energia;
  • visitar um médico e fazer exames periódicos para verificar como anda a sua saúde, inclusive para atuar na prevenção de qualquer problema;
  • realizar atividades físicas regularmente, para manter o corpo ativo e saudável;
  • conviver com outras pessoas e não deixar totalmente de lado os momentos de lazer, coisas que são essenciais para a sua diversão e saúde mental.

Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia é capaz de proporcionar facilidades que às vezes a gente nem imagina. Tanto na vida profissional, acadêmica ou pessoal, é possível contar com ela em diversas oportunidades — os aplicativos são grandes provas disso.

Basta pensar em algo que você precisa melhorar na sua rotina que provavelmente haverá uma solução tecnológica. Desde tarefas mais sérias até as mais rotineiras, passando por apps de agenda online, audiobooks para enfrentar o trânsito, monitoramento para a qualidade do seu sono ou até lembretes para tomar água.

Apenas tome cuidado para não ficar mais tempo distraído com seus dispositivos eletrônicos do que realmente utilizando-os como facilitadores. Embora eles sejam muito úteis, o mundo virtual é capaz de tomar muito tempo dos nossos dias.

Lembre-se a todo momento aonde você quer chegar

Por fim, uma das melhores dicas que você pode seguir é lembrar da sua motivação a todo momento. Aonde você quer chegar? Quais são os frutos esperados desse período de sacrifício? Por que mesmo você está se dedicando tanto?

O caminho fica mais leve quando temos em mente a importância disso tudo e a certeza do porquê do que estamos fazendo. Aliás, isso ajuda a tornar a trajetória ainda mais gratificante — afinal, é um tempo que você está dedicando aos seus sonhos.

Tornar-se uma pessoa mais experiente e um profissional mais capacitado é um privilégio. Pensando nisso, busque ter sempre paciência e disciplina, sabendo que, em um futuro próximo, todo o cansaço será recompensado.

E então, gostou das nossas sugestões de como conciliar trabalho e estudo para ter uma vida melhor? Se você tem interesse pelo assunto, não deixe de baixar e ler gratuitamente o nosso e-book sobre os benefícios da educação a distância. Aproveite para conhecer melhor essa modalidade que pode ser a sua melhor escolha!

Bons estudos!