Como conciliar trabalho e estudo para cursar a sua especialização

  • 03/abr/2017

Como conciliar trabalho e estudo para cursar a sua especialização

Quem trabalha 8 horas por dia sabe o quão difícil é conciliar outras atividades no decorrer da semana. Não que não haja tempo, mas quando chega o fim do expediente a única vontade que se tem é de descansar, passar o tempo com a família ou mesmo realizar aquelas tarefas cotidianas de casa.

Geralmente é aí que está a ressalva de muitos em relação a continuidade dos estudos: parece impossível encaixar mais uma obrigação no cotidiano. No entanto, as pessoas que estão se destacando no mercado são justamente aquelas que aprenderam a conciliar trabalho com estudo em nome da qualificação contínua. São poucos os que conseguem se dedicar exclusivamente aos estudos e, mesmo se fosse o caso, também não é o mais interessante para quem deseja se inserir no mercado de trabalho que opta por profissionais com experiência.

O melhor, então, é entender, com clareza, quais são os seus objetivos profissionais e o que impede você de alcançá-los. Dessa forma, você vai perceber as suas carências e em que precisa se especializar. Feito isso, não tenha medo. Converse com as pessoas próximas a você, explique que precisará de um esforço extra para se dedicar ao seu crescimento profissional. E prepare-se para um período de muita disciplina, mas que trará muitos benefícios à sua carreira.

Vamos entender o que é necessário?

Planeje-se

Estruture o seu dia para que consiga cumprir com todas as atividades. Coloque tudo numa planilha, faça anotações visíveis que façam você lembrar do seu compromisso. Se tem consciência de que ao chegar em casa não conseguirá resistir à tentação do sofá e da TV, por exemplo, pode ser o caso de ir estudar numa biblioteca pública ao fim do dia. Se você passa muito tempo no trânsito pode aproveitar o momento para escutar algum material em áudio, caso esteja dirigindo ou lê-lo, caso use o transporte público, tudo de acordo com as suas possibilidades. Como regra geral, pense nos dias que você precisa para se dedicar às leituras dos materiais, organize-se conforme a demanda e crie uma nova rotina.

Invista em produtividade

Cumpra com as suas horas de estudos de forma produtiva. Se você tem facilidade em acordar cedo, pode estudar um pouco pela manhã. Se, ao chegar em casa, seu corpo precisar de um descanso antes de se concentrar em algo novamente, faça isso, mas esteja comprometido com as suas metas. Ou seja, no momento que você começar a estudar você precisa se dedicar 100% a isso. Desligue-se de distrações como a TV e as mídias sociais e foque somente aquilo que faz parte do roteiro.

Estabeleça metas realistas

Crie metas semanais dentro de tudo o que é possível ser feito. Comprometa-se a chegar na próxima semana com tal conteúdo finalizado. Faça resumos, se assim o ajudar, ou dê aula para você mesmo através de um gravador de voz do celular. Toda essa repetição poderá ajudar na fixação do conteúdo. No fim da semana, dê notas (reais) a si mesmo sobre o seu desempenho e avalie, posteriormente, a sua média mensal. Todas essas dicas vão ajudar no seu envolvimento com as metas estabelecidas.

Opte por cursos que deem autonomia

Há muitos cursos de pós-graduação a distância que são excelentes para quem deseja a ascensão. E, mesmo que você não se encaixe completamente nesse modelo, pode optar por cursos híbridos. Pós-graduações que mesclam o melhor dos dois mundos, sendo 50% presencial e 50% a distância, fazem dos encontros muito mais produtivos e dos estudos muito mais livres. Pode ser exatamente o que você precisa para dar início à sua especialização.

Lembre-se a todo momento aonde você quer chegar

É muito mais fácil nos submetermos a sacrifícios quando temos a certeza do porquê do que estamos fazendo. Saiba o que quer e todo o seu caminho será muito gratificante. Afinal, é um tempo dedicado a você, aos seus conhecimentos, àquilo que lhe interessa. Tenha coragem, paciência e todo esse esforço será recompensado num futuro próximo.

Bons estudos!