Connect with us

Carreiras na Pós

Agricultura de Precisão: como se tornar um especialista na área?

Agricultura de Precisão: como se tornar um especialista na área?

O desenvolvimento tecnológico traz inovação para diversas áreas do mercado. Essa é uma consequência do processo da Quarta Revolução Industrial, conhecido também como Transformação Digital, que gerou a versão 4.0 de diversos setores do mercado. No campo agrário, a Agricultura de Precisão é um desses resultados.

Ao imaginar o trabalho no campo, é comum que as pessoas pensem em enormes máquinas e muita atividade manual. No entanto, com a modernização do campo, é possível automatizar diversas tarefas e refinar os equipamentos, a ponto de aumentar a produtividade das lavouras e garantir um melhor retorno financeiro aos produtores.

Neste post, saiba mais sobre a proposta da Agricultura de Precisão e veja por que esse é um segmento que está em plena ascensão!

O que é a área de Agricultura de Precisão?

A Agricultura de Precisão nada mais é do que a aplicação de tecnologias no agronegócio e em culturas agrícolas para aumentar a produtividade, sustentabilidade e eficiência dos plantios. O uso da gestão de dados, do planejamento e da aplicação localizada de insumos diz respeito aos pilares desse conceito.

Em outras palavras, essa é uma tendência que parte da ideia de que o desenvolvimento científico e tecnológico da atualidade podem transformar todo o trabalho do campo e garantir ótimos resultados.

No Brasil, essa área é de tamanha relevância para o mercado nacional, que foi estabelecida a Política Nacional de Incentivo à Agricultura e Pecuária de Precisão, pela Lei nº 14.475/22. A ideia dessa legislação é expandir a Agricultura 4.0 no país e aproveitar o conhecimento tecnológico para otimizar a produção agrícola brasileira. 

Com a Agricultura de Precisão, é possível produzir mais e em menos tempo. Além disso, os impactos causados ao meio ambiente podem ser reduzidos, por meio da diminuição da emissão de poluentes, melhora da fertilidade do solo, regulação do uso de fertilizantes e menores índices de desperdícios.

Quais são as principais atribuições?

A Agricultura de Precisão pode ser aplicada em diversos insumos, desde água até herbicidas, promovendo melhorias nos processos de:

  • produção de sementes e semeação;
  • nutrição e fertilização do solo;
  • controle de agentes biológicos e de pragas;
  • manutenção dos princípios ativos das espécies.

Esse trabalho é realizado por meio de sistemas de posicionamento global, mapas de irrigação, quantificação de biomassa, estimativas de produtividade, semeação a taxa variável, entre outras atividades. O acesso a esses dados, por sua vez, ocorre por meio de softwares, sensores e equipamentos de alta precisão.

Quais áreas de atuação do profissional?

Para quem tem interesse em seguir na área de Agricultura de Precisão, é interessante considerar os 3 principais pilares desse conceito: coleta de dados, planejamento e aplicação localizada de insumos.

Em cada um desses segmentos, torna-se possível desenvolver atividades promissoras e construir uma carreira de sucesso ou encontrar emprego para quem deseja novos caminhos. Saiba mais!

Coleta de dados

A área de coleta de dados é essencial para monitorar cada atividade da lavoura. Nesse caso, são utilizados drones, sensores, GPSs e demais tecnologias que coletam e sintetizam as informações em sistemas inteligentes.

O profissional que atua nessa área precisa ter o domínio de programas e sistemas digitais, a fim de processar e interpretar esses dados. Com isso, é possível gerar insights relevantes e auxiliar no processo de tomada de decisão nas operações de plantio, colheita e outras.

Planejamento

O planejamento do gerenciamento, por sua vez, diz respeito a todo o trabalho em torno da gestão dos dados coletados. Aqui, os profissionais trabalham em torno de projetos, objetivos e decisões ágeis para garantir a maior produtividade da lavoura.

Noções de gestão baseada em dados e planejamento de atividades agrícolas fazem toda a diferença para quem deseja atuar diretamente nesse pilar da Agricultura de Precisão. Além disso, a qualidade da comunicação e a integração das informações vão ajudar a realizar um processo administrativo eficiente.

Aplicação localizada

Já os profissionais que trabalham com aplicação localizada têm uma função muito mais executiva. Aqui, é preciso ter habilidades técnicas, teóricas e práticas para executar as tarefas com a maior precisão e ajuste ao planejamento.

O objetivo do pilar de aplicação localizada é trazer todos os recursos que viabilizem o funcionamento dos equipamentos agrícolas. Conhecer as ferramentas da Agricultura de Precisão e as mais novas tendências do mercado se torna necessário para ter um trabalho de destaque nesse segmento.

Qual a importância de se especializar na área?

Tendo em vista os detalhes técnicos necessários para trabalhar em qualquer um dos pilares da Agricultura de Precisão, a especialização é um curso recomendado para todos os profissionais que têm interesse na área. A formação com a graduação é fundamental para conhecer esse setor do mercado, porém, é importante aprofundar os conhecimentos para ter uma atuação moderna e atualizada.

Sendo assim, os cursos de especialização podem fazer com que você tenha um diferencial de carreira e construa caminhos para se destacar em boas oportunidades de emprego no campo da Agricultura de Precisão. Além de ajudar a aprender mais sobre a área, esse tipo de pós é fundamental para atualizar os conhecimentos e desenvolver novas habilidades importantes para o mercado do futuro.

Como funciona a pós em Agricultura de Precisão da Unyleya?

Se você é uma pessoa que gostaria de seguir uma profissão que cuida do meio ambiente e tem interesse pelo campo agrícola, uma pós-graduação em Agricultura de Precisão pode ajudar a desenvolver uma carreira de sucesso. O curso aborda novas técnicas agrícolas para diminuir os impactos negativos na natureza e economizar recursos naturais. Tudo isso por meio da aplicação de tecnologias de ponta no setor.

Entre as principais disciplinas estudadas na especialização em Agricultura de Precisão da Unyleya, é possível destacar:

  • Desenvolvimento Profissional;
  • Sistemas de Referência Geodésicos;
  • Sensoriamento Remoto e Vants;
  • Topografia Aplicada à Agricultura de Precisão;
  • Banco de Dados para Agricultura de Precisão;
  • Fitossanidade;
  • Tecnologia de Máquinas Agrícolas;
  • Nutrição de Plantas e Fertilidade do Solo

O curso tem duração de 9 meses, totalizando 360 horas, disponível 24 horas na plataforma ou aplicativo de ensino. A pós em Agricultura de Precisão é recomendada para profissionais formados em Agronomia, Engenharia Agrícola, Engenharia Florestal e Ambiental, Zootecnia ou áreas correlatas.

Gostou da ideia de seguir carreira em Agricultura de Precisão? Como visto, essa é uma área em desenvolvimento e que tem muito a oferecer ao desenvolvimento profissional no mercado de agronegócio do Brasil. Vale a pena conhecer e saber como se especializar.

Quer saber mais sobre a pós-graduação na área? Confira mais detalhes sobre a especialização em Agricultura de Precisão da Unyleya!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD