Especialize-se
Como trabalhar, estudar e ter vida social? Entenda como conciliar os três
A vida adulta é repleta de desafios, sendo um deles saber como trabalhar, estudar e ter vida social. Muitas pessoas encontram dificuldades em manter um dia a dia equilibrado, embora isso seja fundamental para ter um bom desempenho na vida profissional, acadêmica e pessoal.
Sabemos que o trabalho e os estudos acabam demandando mais dedicação, tempo e energia ao longo da rotina. No entanto, isso não significa que as outras áreas de sua vida devam ser deixadas de lado. Inclusive, esse é um erro, que pode causar até problemas de saúde.
Sendo assim, como ter uma rotina mais tranquila, produtiva e ainda dispor de tempo para a vida social? Neste post, trouxemos algumas dicas que você vai gostar de conhecer. Acompanhe e saiba mais!
Por que é importante ter equilíbrio em todas as áreas da vida?
Nesse exato momento, o que você responderia se perguntássemos qual é a maior prioridade de sua vida? Algumas pessoas diriam o trabalho, outras, os objetivos pessoais, e há ainda respostas como família, diversão, entre várias outras.
A verdade é que não existe resposta certa ou errada. Afinal, o essencial não é o que mais importa no seu dia a dia, mas a forma como você lida com as suas prioridades. Essa ideia parece confusa? Não se preocupe, pois vamos explicá-la!
Definir uma prioridade não significa que é necessário negligenciar outros aspectos importantes para a sua vida, no que diz respeito ao bem-estar, expectativas e planos pessoais. Apenas quer dizer que, ao longo do dia, é provável que você gaste mais tempo no que é mais urgente e fundamental para os seus objetivos.
Desse modo, ter equilíbrio em todas as áreas é aceitar esse fato, além de entender o que é importante para alcançar as metas pessoais e encontrar a satisfação em todos os âmbitos. Portanto, saber como trabalhar, estudar, ter vida social, e ainda prezar pelo autocuidado, é fundamental, independentemente de quais sejam os seus planos.
Afinal, o trabalho vai oferecer um sustento e permitir alcançar resultados profissionais e financeiros; os estudos permitem o desenvolvimento intelectual e pessoal; já o contato com outras pessoas é essencial para evitar o estresse, ter momentos de lazer e criar laços afetivos. Ao unir todos esses benefícios, é possível ter uma vida plena e mais feliz.
Como trabalhar, estudar e ter vida social?
Você deve estar se pensando que, na teoria, conciliar trabalho, estudo e vida social é mais fácil que na prática, não é mesmo? Isso, de fato, é verdade. Contudo, não significa que é impossível encontrar esse equilíbrio.
Só que, para isso, é preciso se dispor a ter mais organização, planejamento e disciplina. Além disso, seguir as dicas que separamos para você também vai facilitar bastante. Veja!
Organize seu tempo
O primeiro passo é fazer uma gestão de tempo, tendo em vista que esse é o maior empecilho para encontrar o equilíbrio. Ter uma rotina organizada vai ser a chave para conciliar todas as atividades que você gostaria de realizar.
Para isso, você certamente vai precisar de uma agenda, seja eletrônica ou física. Anotar todos os compromissos e visualizar o que você precisa fazer ao longo do dia, mês ou semana vai ser um grande incentivo. Assim, é possível evitar o esquecimento de alguma obrigação e, ainda, identificar os horários em que é possível encaixar atividades de lazer e momentos com os amigos ou família.
Tenha um espaço de estudo e trabalho bem organizado
Já que falamos sobre tempo, agora é hora de dar um destaque para o espaço. Quando você define um local para estudar e trabalhar, é muito mais fácil organizar a rotina. Afinal, a sua mente já entende que, quando está nesse ambiente, é momento de focar.
Se o seu problema para conciliar diversas atividades é a procrastinação, essa dica vai ser ainda mais importante para organizar a rotina. Com um ambiente adequado, é muito mais fácil se motivar e se concentrar nos momentos necessários.
Invista em um curso EAD
Fazer um curso EAD também é outra dica importante para quem busca equilibrar trabalho, estudos e vida social. Isso porque as graduações a distância oferecem uma maior praticidade, flexibilidade e economia de tempo.
Desse modo, é possível organizar a rotina de estudos de acordo com os seus outros compromissos. Por exemplo, se você trabalha em horários não fixos, é muito mais fácil se adaptar e evitar deixar matéria acumulada. O mesmo vale para quem mora em uma região distante dos campi da instituição de ensino.
Assim, a EAD surge como uma ótima oportunidade para gerenciar melhor o seu tempo e a rotina, sem deixar de lado a preocupação com os estudos e o investimento nos objetivos pessoais e profissionais.
Defina as prioridades
Lembra que dissemos que as prioridades são importantes? Aqui está o motivo. Definir o que deve ser feito primeiro e as atividades que precisam de mais atenção em um determinado momento é fundamental para não deixar nenhuma tarefa pendente.
No entanto, ao definir prioridades, é preciso desenvolver também uma boa noção de equilíbrio. Ter obrigações não significa que você só deve viver para cumpri-las. Apenas é necessário se empenhar para realizar tudo o que você se comprometeu a fazer.
Assim, com mais organização no dia a dia, é possível cumprir as tarefas pendentes e, ainda, aproveitar o tempo livre para fazer algo que ajude a gerar bem-estar e qualidade de vida, como sair com os amigos, passar um tempo com a família e cuidar dos seus relacionamentos interpessoais.
Não procrastine
A procrastinação acaba levando a uma grande perda de tempo e ao aumento da frustração. É por isso que é necessário evitá-la. Entretanto, é preciso ter cuidado para não confundir isso com deixar de ter momentos de descanso.
Quando sentir que não está mais rendendo como antes, é necessário tirar uma folga. O que vai prejudicar você é fazer as pausas sem um planejamento e acabar acumulando tarefas pendentes.
A boa notícia é que, conforme você começa a organizar o ambiente de trabalho e de estudos, gerenciar melhor o tempo disponível para cada tarefa, definir prioridades e investir no curso adequado para a sua rotina, a procrastinação vai, aos poucos, sumindo.
Agora que você sabe como trabalhar, estudar e ter vida social, que tal começar a colocar em prática essas dicas? Tenha em mente que esse processo não é simples, mas que é possível sim encontrar o equilíbrio que você tanto deseja. Basta um pouco de dedicação, organização e persistência.
Gostou da ideia de estudar a distância para aproveitar os benefícios dessa modalidade de ensino? Então, veja também como escolher uma boa faculdade EAD!