Connect with us

Carreiras na Pós

Como fazer complementação pedagógica? Veja aqui!

Que tal expandir as possibilidades da sua carreira? Conheça a complementação pedagógica e saiba como ela pode te ajudar!

complementação pedagógica

Professores sabem que a valorização no mercado depende de uma série de fatores, como especializações e cursos complementares. Afinal, segundo pesquisa divulgada pelo portal Terra, o salário de professores pode chegar “a R$7,5 mil em caso de mestrado e doutorado.”

Nesse contexto, se destaca a complementação pedagógica, que serve o propósito de ajudar professores a expandirem seus horizontes e se capacitarem para atuar em áreas além da especialização inicial. Esse é um meio interessante de conseguir reconhecimento no mercado.

Quer entender tudo sobre a complementação pedagógica? É só continuar a leitura.

O que é complementação pedagógica?

A complementação pedagógica refere-se a um processo de formação adicional realizado por profissionais que já têm uma licenciatura, mas desejam obter habilitação em uma nova área de ensino. Isso é comum em casos nos quais um educador tem formação em uma disciplina específica, mas deseja lecionar em outra área.

Por exemplo, um professor formado em Matemática que queira lecionar Física pode buscar a complementação pedagógica em Física para adquirir as habilidades e conhecimentos necessários para ensinar essa disciplina.

Esse tipo de formação envolve geralmente a realização de cursos específicos e práticos que preparam o profissional para atuar em uma nova área da educação.

Qual é a diferença entre complementação e Pedagogia?

A complementação pedagógica e o curso de Pedagogia são conceitos distintos, mas ambos estão relacionados à formação e atuação profissional na área educacional. Entendamos melhor cada um deles.

Complementação pedagógica

Confira alguns detalhes sobre essa possibilidade de qualificação!

Objetivo

A complementação pedagógica é um processo de formação adicional realizado por profissionais que já têm uma licenciatura em determinada área e desejam obter habilitação em outra para poder lecionar.

Público-alvo

Destina-se a pessoas que já têm diploma de curso superior, mas desejam ampliar sua área de atuação no campo da educação.

Exemplo

Um profissional formado em Matemática que busca a complementação pedagógica em Física para poder lecionar nessa disciplina.

Curso de pedagogia

Agora, é hora de entender mais sobre a Pedagogia e suas particularidades. Vamos lá?

Objetivo

O curso de Pedagogia é uma graduação que forma profissionais específicos na área da educação, conhecidos como pedagogos. Ele abrange disciplinas relacionadas à teoria e prática educacional, preparando os graduados para atuar em diferentes níveis e modalidades de ensino.

Público-alvo

Ele é voltado para pessoas que desejam se tornar pedagogos e atuar como educadores, gestores educacionais, orientadores pedagógicos, entre outras funções no campo da educação.

Currículo

O currículo do curso de Pedagogia inclui disciplinas como psicologia da educação, sociologia da educação, didática, práticas pedagógicas, gestão escolar, entre outras. Enquanto a complementação pedagógica é um processo de formação adicional para quem já tem um diploma em outra área e deseja ampliar sua atuação na educação, o curso de Pedagogia é uma graduação que visa formar profissionais específicos.

Para quem é destinada?

A complementação pedagógica é destinada a profissionais que já têm diploma de curso superior, mas que desejam ampliar sua área de atuação para o campo da educação. Especificamente, ela é voltada para aqueles que desejam obter habilitação para lecionar em uma disciplina ou área específica na qual não têm formação inicial.

De modo geral, ela é indicada a dois tipos de profissionais. Confira a seguir com mais detalhes.

Profissionais com Licenciatura em uma área diferente

Indivíduos que têm formação em uma área específica, geralmente licenciados em uma disciplina, mas que desejam lecionar em outra área. Por exemplo, um professor formado em Matemática que busca a complementação pedagógica em Física.

Profissionais com diploma de Bacharelado

Pessoas que concluíram um curso superior de bacharelado e que desejam se tornar professores em uma área específica que exige formação pedagógica. Nesses casos, a complementação pedagógica fornece os conhecimentos e habilidades necessários para a prática educacional.

Como ela funciona?

De modo geral, a complementação pedagógica é como uma pós-graduação. Ela tem como objetivo qualificar o profissional para atuar em uma área distinta em pouco tempo, mas sem deixar nada faltar em questão de conteúdo e outros detalhes importantes.

Como fazer a complementação pedagógica?

Confira um passo a passo para fazer a sua complementação pedagógica!

Verifique os requisitos

Certifique-se de que você atenda aos requisitos básicos estabelecidos para a complementação pedagógica. Isso geralmente inclui ter um diploma de ensino superior em uma área específica.

Escolha a área

Determine a área em que deseja obter a habilitação pedagógica adicional. Isso pode depender da disciplina em que você pretende lecionar.

Pesquise as instituições

Identifique as instituições que ofereçam programas de complementação pedagógica na área de interesse. Certifique-se de que elas sejam reconhecidas pelos órgãos competentes de educação.

Faça a sua matrícula

Após escolher a instituição e o programa adequados, siga o processo de matrícula. Esteja ciente dos prazos e documentação necessária.

Comece a estudar

Agora, dedique-se bastante aos estudos e aproveite tudo o que eles têm a oferecer. Isso inclui atividades complementares, diferentes métodos de ensino, estágios (que podem ou não ser obrigatórios) e mais. Crie uma boa relação com colegas e professores e comece a moldar o seu futuro.

Capriche nas avaliações

Esteja preparado para participar de avaliações teóricas e práticas que possam ser parte do processo de conclusão do programa.

Conclusão do programa

Por fim, é hora de colher os louros do seu trabalho duro! Com sua certificação em mãos, chega o momento de buscar vagas em sua nova área de atuação e explorar todas as possibilidades que esse segmento tem a oferecer.

Como escolher a instituição?

Ao escolher uma instituição para realizar a complementação pedagógica, é fundamental considerar sua reputação e reconhecimento pelos órgãos educacionais. Pesquise sobre a qualidade dos programas oferecidos, avalie o corpo docente, a estrutura curricular e a existência de parcerias com escolas para estágios práticos. 

Além disso, verifique se a instituição está devidamente credenciada pelos órgãos competentes, assegurando que a habilitação obtida seja reconhecida e válida de acordo com o Ministério da Educação (MEC).

Gostou de saber mais sobre a complementação pedagógica? Essa é uma alternativa muito válida para quem já tem um caminho trilhado na carreira, mas gostaria de explorar novos horizontes e alternativas. 

E por que não começar agora mesmo? Conheça a complementação pedagógica da Unyleya e comece a trilhar sua nova jornada ainda hoje! 

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD