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Endomarketing como aliado do Employer Branding nas organizações

Entenda essa união poderosa que tem transformado a vida dos colaboradores

“Você pode sonhar, projetar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo. Mas precisará de pessoas para tornar o sonho realidade.” Essa frase, de Walt Disney, resume bem a importância do endomarketing

O termo “Endo” é de origem do grego “Endus” significa “para dentro”. Por isso, pode ser definido “o estudo das necessidades e vontades de seus consumidores”. Podemos afirmar, então, que o endomarketing é o conjunto as atividades de marketing voltadas para dentro da empresa, para seus colaboradores, que são os primeiros clientes das organizações. 

A relação mutuamente satisfatória entre colaborador e empresa, ou seja, em que ambos vêem seus desejos e necessidades atendidos é trabalhada pelas estratégias de Endomarketing.

A revolução organizacional pós-pandemia 

Após a pandemia resultante da Covid-19, a necessidade das empresas de cuidar dos colaboradores de forma integral ficou latente. Em momentos de crise como este, o Endomarketing foi determinante para estabelecer uma comunicação interna transparente e focada no fator humano. 

Neste contexto, os funcionários entenderam que merecem um ambiente corporativo saudável  e com foco na pessoa e começaram a ficar mais exigentes em quais ambientes querem construir sua carreira. O termo felicidade no ambiente de trabalho ganhou cada vez mais os holofotes e o desafio foi lançado para os departamentos de Recursos Humanos, Gente e Gestão e Capital Humano.

O ano de 2023 se mostra como o ano da consolidação do formato híbrido, e por isso a comunicação interna passou a ser peça fundamental para preservar a cultura organizacional, garantir a motivação dos colaboradores remotos e presenciais e, principalmente, impregná-los do sentimento de pertencimento que, principalmente nesse formato, precisa ser prioridade para manter a produtividade e a conexão com a empresa e o time.

Em relatório global de pesquisa sobre cultura organizacional pela O.C.Tanner com 21 países, incluindo o Brasil, são inúmeros os desafios enfrentados neste novo contexto: adaptação ao trabalho híbrido; fomento de novas experiências; melhorar interação, desenvolvimento e reconhecimento dos colaboradores; manter as pessoas conectadas em tempos de mudança além do esforço em fomentar foco, concentração e engajamento no trabalho.

Um pacote de benefícios exclusivo ao funcionário

Por outro lado, as empresas passaram a analisar a qualidade de vida do colaborador, remuneração e plano de carreira, desenvolvimento de habilidades e competências por meio da educação corporativa e avaliação de desempenho, a experiência humanizada de atração, seleção, retenção e desligamento de talentos, o índice de turnover nas empresas…

Qual empresa que não quer que cresça o número de indicações de dentro para fora novos colaboradores, sua marca sendo divulgada de forma espontânea nas redes sociais e presente no “boca-a-boca” viraliza quanto à reputação?

Employer Branding ou marca do empregador é o marketing de toda a experiência do colaborador. Diferentemente da marca corporativa que foca em uma proposta de valor para os clientes externos, a marca empregadora descreve a reputação de um empregador como um local bom ou ruim para se trabalhar e constrói uma proposta e valor para os colaboradores.

E aí a marca empregadora se fortalece, ganha presença e credibilidade. Esse é apenas um recorte de outros vários de como o endomarketing trabalha  à serviço do employer branding. Só que, isso só é possível, com a construção de uma cultura interna sólida anteriormente, em uma junção estratégica da área de recursos humanos, comunicação social e marketing. União potente e que já tem mostrado sua força nos quatro cantos do país. 

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* Texto de autoria da professora Cláu Garcia: Jornalista com foco Empresarial e Institucional, Pós-Graduada em Gestão da Comunicação nas Organizações, Mestre em Marketing Digital e Ecommerce em universidade internacional. Construiu mais de uma década de carreira desenvolvida em grande parte na área de comunicação corporativa e institucional, principalmente em empresas e órgãos públicos de grande porte (Bancorbrás, Ministério da Agricultura, Banco Pan, Tribunal Superior Eleitoral, entre outros). Experiência sólida tanto na área operacional da comunicação integrada quanto na área estratégica. Hoje é consultora na CG Comunicação Estratégica, além de head do primeiro curso de pós-graduação em Gestão do Endomarketing e Employer Branding do Brasil, pela Unyleya Educacional.

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