Connect with us

Carreiras na Pós

Pós-Graduação em Design de Interiores: saiba tudo sobre a especialização!

Pós-Graduação em Design de Interiores: saiba tudo sobre a especialização!

Entre momentos de lazer e de trabalho, as pessoas certamente passam boa parte do seu tempo dentro das edificações. Esses períodos podem ser muito mais agradáveis quando os espaços são planejados com cuidado para proporcionar uma sensação de bem-estar. Nesse cenário, a pós-graduação em Design de Interiores é uma formação que prepara os profissionais para fazer a diferença.

Com esse curso, quem já tem uma graduação no currículo pode se especializar ainda mais para atuar no ramo e até mesmo dar um novo direcionamento à carreira. É uma ótima opção para profissionais de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Design, Artes Plásticas e outras áreas relacionadas.

Neste post, trouxemos algumas informações importantes para você entender como funciona a pós-graduação em Design de Interiores e o mercado de trabalho para quem conta com essa especialização. Confira!

Quais são as áreas de atuação para Design de Interiores?

No mercado de trabalho, quem tem formação em Design de Interiores pode trabalhar em escritórios de Arquitetura, Design e Engenharia Civil, construtoras, lojas de decoração e muitos outros estabelecimentos. Também é possível atuar como profissional autônomo, desenvolvendo projetos para clientes que podem ser pessoas e empresas, e prestar consultoria na área.

A seguir, destacamos as principais áreas de atuação para quem faz uma pós-graduação em Design de Interiores.

Decoração e paisagismo

A área de decoração é uma das mais conhecidas para os designers de interiores. Nesse ramo, o profissional é responsável por toda a decoração dos ambientes internos. O trabalho envolve a escolha dos revestimentos das paredes e dos pisos, desde os materiais utilizados até a paleta de cores, de todo o mobiliário e dos mais diversos objetos de decoração.

Os designers de interiores também podem desenvolver o projeto de iluminação dos ambientes. Para isso, levam em conta a luz natural que o local já recebe e a iluminação artificial necessária para garantir conforto visual às pessoas. Assim, a escolha das luminárias vai muito além de uma questão estética.

A mesma área de atuação ainda permite trabalhar com projetos de paisagismo que complementam a decoração dos ambientes, inclusive na área externa das edificações, como os jardins e quintais. Os profissionais são requisitados a realizar essas atividades tanto em residências quanto em prédios comerciais.

Eventos

A pós-graduação em Design de Interiores também possibilita que os profissionais trabalhem com a preparação de ambientes para eventos dos mais diversos tipos. Desde casamentos e formaturas até eventos corporativos e desfiles de moda, entre muitos outros, ter a ambientação preparada por um especialista é fundamental para o sucesso do evento.

Além de deixar o espaço bonito, o profissional cuida para que seja confortável para os convidados, tanto na decoração quanto na parte de iluminação e som. Outra função importante é fazer com que a identidade do dono do evento seja percebida em cada detalhe.

Design de móveis

Outra área de atuação muito interessante para designers de interiores é trabalhar diretamente com a criação de móveis e outros itens de decoração. Você pode atuar tanto junto à indústria de mobiliário, desenvolvendo novos modelos, quanto com clientes que desejam peças exclusivas.

Set design

A área de set design tem tudo a ver com quem tem criatividade de sobra para compor os ambientes. O ramo é voltado para a produção de cenários para televisão, teatro, cinema, fotografia e campanhas publicitárias. Na prática, você pode ter que montar desde cenários modernos até os que reproduzem outros períodos históricos.

Acompanhamento de obras

Quem faz uma pós-graduação em Design de Interiores pode, ainda, fazer o acompanhamento de obras. A compra dos materiais corretos, bem como sua aplicação, são alguns dos aspectos que o profissional pode fiscalizar para que sejam realizados corretamente.

Qual é a média salarial para quem atua no ramo?

Segundo o portal Vagas, a média salarial de um designer de interiores fica próxima de R$ 2.600,00. Vale ressaltar, no entanto, que a remuneração pode variar de acordo com o porte da empresa em que o profissional trabalha, da área de atuação e do seu nível de experiência.

Designers de interiores com escritório próprio e uma boa demanda de trabalho, por exemplo, podem ganhar muito mais. Além disso, o nível de formação também tem um impacto importante sobre o salário. Quanto mais qualificado é o profissional, mais valorizado deve ser pelo mercado de trabalho na hora de negociar a remuneração.

Como funciona a pós-graduação em Design de Interiores?

A pós-graduação em Design de Interiores é um curso lato sensu, ou seja, um programa de especialização que tem duração de 360 horas. Na Unyleya, por exemplo, essa carga horária é cumprida ao longo de 8 meses, na modalidade de Educação a Distância (EAD), o que facilita muito a rotina de quem precisa conciliar trabalho e estudos.

Na EAD, você consegue fazer a pós-graduação sem ter a preocupação de se deslocar para a instituição de ensino e com a liberdade de organizar a sua própria rotina de estudos. Os conteúdos do curso ficam disponíveis em tempo integral em uma plataforma digital e os professores dão atenção individualizada ao longo de todo o processo.

Aqui, listamos as principais matérias que são estudadas em uma pós-graduação em Design de Interiores:

  • Concepção de Projetos de Interiores;
  • Desenvolvimento de Projetos de Interiores;
  • Iluminação de Interiores;
  • Materiais e Tecnologias de Revestimento;
  • Os Grandes Arquitetos e Suas Obras — Projetos de Interiores;
  • Planejamento e Acompanhamento de Obras de Interiores.

Como dá para notar, o curso aborda uma série de temas imprescindíveis para o desenvolvimento de projetos de interiores tanto residenciais quanto comerciais, entre outras possibilidades. Assim, a formação proporciona os conhecimentos que os profissionais interessados em atuar no ramo precisam para alavancar a carreira.

Ter uma pós-graduação em Design de Interiores no currículo abre várias portas no mercado de trabalho, dando acesso a melhores oportunidades profissionais e remunerações mais altas. Por isso, vale a pena investir nessa formação para se capacitar cada vez mais e direcionar a carreira para esse ramo que oferece tantas oportunidades.

Quer saber mais sobre essa formação? Entre em contato com a Unyleya e confira todos os detalhes sobre a nossa pós-graduação EAD em Design de Interiores!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD