Connect with us

Especialize-se

Engenharia Eletrônica e de Computação: conheça essa especialização!

Você já pensou em se especializar em Engenharia Eletrônica e de Computação? Saiba por que essa área é uma excelente pedida!

engenharia eletrônica e de computação

A Engenharia é uma das profissões mais tradicionais da humanidade e, também, uma com um dos mais altos índices de empregabilidade. Quem se interessa por essa área, além de ter uma atuação tão relevante, pode escolher entre dezenas de especializações com uma pós-graduação em Engenharia.

Devido à transformação digital, um dos campos mais promissores atualmente é o da Engenharia Eletrônica e de Computação. Especialista em hardware, integração com unidades de processamento de dados e suporte técnico, esse profissional encontra ótimas opções para colocação profissional. Continue a leitura deste post e saiba mais!

O que é Engenharia Eletrônica e de Computação?

Com essa especialização, o profissional está apto a atuar nos territórios da eletrônica e da computação, ambos extremamente férteis hoje em dia. Essencialmente, essa Engenharia é voltada para o desenvolvimento de sistemas computacionais e elementos periféricos, como teclados, mouses, impressoras etc.

Porém, embora o foco da profissão seja a parte física dos equipamentos — o hardware —, também existem demandas com interface no desenvolvimento de sistemas operacionais, programas e aplicações — o software. Ou seja, o que não faltam são possibilidades.

Abaixo, veja uma breve descrição sobre o que faz um profissional da Engenharia Eletrônica e de Computação em cada uma das suas principais atuações.

Automação industrial e robótica

Com os avanços relacionados à Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês) e na Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês), entre outros pontos importantes da Indústria 4.0, cada vez mais os parques fabris são inteligentes e repletos de máquinas capazes de tomar decisões com base na análise de dados.

Por isso, na indústria, uma das possibilidades mais interessantes para o engenheiro eletrônico e de computação é a automação e a robótica. Em parceria com especialistas de outras áreas, esse profissional é responsável por projetar, implementar e realizar o suporte em equipamentos compatíveis com sistemas inteligentes.

Consultoria

Os profissionais especializados em Engenharia Eletrônica e de Computação também podem trabalhar assessorando pequenas e médias empresas na elaboração de projetos informatizados e na implantação de sistemas eletrônicos ou de equipamentos computacionais.

Desenvolvimento de games

A pós-graduação em Engenharia Eletrônica e de Computação também abrange linguagens de programação. Assim, o profissional pode atuar no desenvolvimento de games para consoles, computadores e smartphones, tanto para empresas especializadas como em um negócio próprio.

Empreendedorismo

Além de ter uma alta empregabilidade em empresas de diversos segmentos e na indústria, o engenheiro com essa especialização também pode trabalhar por conta própria. É possível empreender com o desenvolvimento de equipamentos de alta tecnologia, softwares ou suporte técnico, entre outras opções.

Fabricação de hardware

Essa é a atuação clássica de um engenheiro eletrônico e de computação. O profissional pode desenvolver microprocessadores, microcontroladores, periféricos e outros equipamentos computacionais. Além de projetar o hardware, a atuação envolve a integração com unidades de processamento de dados.

Esse mercado está muito aquecido e oportunidades não faltam. Em indústrias de smartphones e notebooks, por exemplo, novos modelos são lançados anualmente. Nesse caso, cabe ao engenheiro coordenar e executar projetos de atualização dos produtos.

Suporte técnico

Na mesma medida em que equipamentos eletrônicos são lançados, comercializados e adquiridos por públicos diversos, também cresce a demanda por suporte técnico. O profissional especializado em Engenharia Eletrônica e de Computação é o especialista em manutenção de hardware, por isso, encontra grandes oportunidades.

Como é a pós-graduação na área?

Existem vários tipos de pós-graduação, como os cursos stricto sensu — mestrado e doutorado —, mais teóricos e voltados para a produção científica, e os cursos lato sensu — especialização e MBA. Estes últimos têm como pontos positivos a curta duração e a grande aplicabilidade no mercado.

E o melhor: podem ser feitos na modalidade EAD. Com a pós-graduação a distância, o profissional pode desfrutar de toda a praticidade e a flexibilidade de estudar quando e onde quiser, sem perder a qualidade do conteúdo.

Aqui na Faculdade Unyleya, a pós-graduação em Engenharia Eletrônica e de Computação é totalmente online e dura cerca de 8 meses, com 360 horas de conteúdos para ampliação do conhecimento relativo à eletrônica e à computação. Os materiais didáticos são diversificados, e todos os alunos contam com tutoria individualizada.

A pós é direcionada a diplomados em Engenharia de quaisquer áreas, além de pessoas com nível superior em Arquitetura, Ciências Exatas de base — como Matemática e Física —, além de profissionais da tecnologia, formados em Análise de Sistemas, Telecomunicações, entre outros.

O que faz um profissional com essa especialização?

Como você viu, a atuação de um engenheiro eletrônico e de computação é bastante versátil. Com essa especialização, você pode usufruir de uma profissão multifacetada. Porém, de modo geral, algumas funções comumente desempenhadas nessa carreira são:

  • projetar equipamentos computacionais diversos, além de seus periféricos, como monitores, impressoras, teclados etc.;
  • integrar esses equipamentos a aplicativos, sistemas mobile e programas de computador;
  • coordenar a instalação de sistemas de telefonia;
  • participar de projetos de automação industrial com sistemas computadorizados inteligentes;
  • integrar equipes interdisciplinares para o desenvolvimento robótico em indústrias e setores de tecnologia avançada e muito mais.

Todos esses exercícios profissionais podem, ainda, ocorrer em diversos setores. Afinal, hoje em dia, tanto em residências, como em comércios, empresas de prestação de serviços, indústrias, companhias de telecomunicações e até órgãos governamentais, há uma grande demanda por sistemas informatizados.

Como está o mercado de trabalho para a área?

Basta olhar à sua volta para ver que equipamentos eletrônicos e computacionais estão absolutamente presentes na sociedade. Então, você já pode imaginar que o mercado para essa profissão é muito atrativo e está em contínuo crescimento.

Para que você tenha uma ideia, uma pesquisa feita pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC), divulgada pela Associação das Autoridades de Registro do Brasil (AARB), revela dados interessantes.

Levando em conta as demandas do mercado de trabalho entre os anos de 2007 a 2017, a CNC observou que o setor de Tecnologia da Informação, relacionado à Engenharia Eletrônica e de Computação, teve um aumento de nada menos do que 77% no número de vagas abertas.

Já no desenvolvimento mobile, o relatório mostra que o engenheiro de computação, ao lado de especialistas em sistemas de informação, lidera o ranking de profissionais mais requisitados. E essas são apenas algumas pistas de como essa área vem crescendo.

Por que se especializar?

A especialização é um ótimo meio de abrir novas portas para profissionais de áreas correlacionadas, como os formados nas demais Engenharias ou até mesmo em Arquitetura, Matemática, Física ou Química. Além disso, é uma ótima forma de aperfeiçoamento e reciclagem de conhecimentos.

Em um mercado com uma disputa acirrada, contar com uma especialização no currículo é um grande diferencial. Desse modo, uma das maiores vantagens de fazer pós-graduação é alavancar a carreira, seja experimentando novas atuações, seja subindo de cargo na empresa, ainda mais levando em conta o cenário promissor para a área.

Diante desses dados, você viu que a especialização em Engenharia Eletrônica e de Computação é uma excelente pedida para profissionais das Ciências Exatas ou correlacionadas. Com um mercado aquecido e um amplo leque de possibilidades de atuação, a pós-graduação faz toda a diferença no seu currículo.

Portanto, entre em contato com a gente e conheça os diferenciais dos cursos da Unyleya!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD