Connect with us

Carreiras na Pós

Confira 6 razões para investir em uma pós em Docência!

pós em docencia

A pós em Docência é uma excelente oportunidade para abrir novos caminhos profissionais. Nela, quem já tem uma graduação, como Direito, Administração e Psicologia, pode desenvolver as competências para dar aula e facilitar os processos de aprendizado.

É uma boa solução, por exemplo, para profissionais que veem uma alta concorrência em suas áreas e desejam conquistar melhores remunerações. Afinal, a carreira docente pode ser conciliada com as atividades atuais, criando uma nova fonte de renda.

Neste conteúdo, explicamos como é a especialização e trouxemos 6 razões pelas quais você deve considerar esse curso. Conheça uma excelente área para acelerar o seu crescimento profissional!

O que é e como funciona uma pós-graduação em Docência?

Muitas pessoas já tiveram a experiência de ter aulas com excelentes profissionais, mas que não sabiam como passar seus conhecimentos de forma didática. As habilidades desenvolvidas em uma especialização em Docência certamente vão preencher essa lacuna.

O conteúdo da pós em Docência passa por todos os processos ligados à aprendizagem. Como exemplo, veja os tópicos da grade de Docência Superior:

  • Avaliação de Ensino e Aprendizagem;
  • Desenvolvimento Profissional;
  • Fundamentos do Ensino Superior;
  • Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Superior;
  • Planejamento Educacional;
  • Tecnologias Educacionais em Processos de Docência;
  • Tendências Atuais da Educação.

A pós em Docência é uma especialização que fornece as competências para quem vai facilitar o processo de aprendizado. É destinada, principalmente, para dar aulas em faculdades, cursos preparatórios e cursos livres.

Qual é a duração da pós em Docência?

Entre os tipos de pós-graduação, a Docência se encaixa na especialização ou na pós lato sensu. Em geral, os cursos têm entre 360 a 440 horas de carga horária, de 8 a 10 meses de duração.

Atualmente, o trabalho de conclusão de curso (TCC) é uma disciplina opcional. Então você tem a flexibilidade de reduzir a carga horária, caso não tenha interesse na área de trabalhos científicos.

Para quem é indicada?

O público da pós em Docência envolve profissionais que desejam atuar com educação em suas áreas. Com ela, é possível buscar oportunidades em diversas instituições de educação:

  • cursos preparatórios;
  • cursos livres e profissionalizantes;
  • cursos técnicos;
  • cursos superiores.

Por isso, é a melhor pós-graduação para complementar a carreira profissional ou migrar de área, tendo como objetivo atuar com educação. Em diversas situações, também pode ser utilizada para trabalhar dentro das empresas, com treinamento e desenvolvimento de pessoas.

Quais são as 6 razões para fazer o curso?

Agora que você já teve um panorama sobre a pós em Docência, podemos falar dos benefícios de se especializar. Confira as 6 principais vantagens!

1. Ter o certificado para dar aula

O certificado de pós-graduação em Docência é uma boa solução para ter um currículo atraente para as instituições de ensino. É mais fácil, por exemplo, ser chamado para uma entrevista ou uma aula experimental.

2. Diferenciar-se no mercado

O reconhecimento de ser um professor na sua área de atuação também é uma forma de se diferenciar no mercado. Afinal, demonstra que você tem autoridade naquele assunto. 

Nas profissões liberais (advogado, contador, arquiteto e afins), pode ser um ótimo caminho para firmar um nome no mercado, dentro das normas de ética profissional.

3. Ter um ótima relação custo-benefício

Os cursos em Docência podem ser realizados na modalidade EAD. Nela, as mensalidades são mais acessíveis, porque as instituições podem oferecer boa qualidade de ensino para os alunos ao passo que evitam gastos de aluguel e manutenção de campus. Logo, isso se reflete em preços mais vantajosos.

4. Conquistar uma nova fonte de renda

A pós em Docência também é vantajosa pelo custo-benefício. Como você não precisa abandonar a profissão atual para exercer a função de professor, cria-se uma fonte de renda nova. Com isso, os ganhos podem ser mais rápidos e elevados que outras especializações.

5. Conquistar novos conhecimentos

As novas competências adquiridas terão um grande impacto em seu trabalho atual. É que cada vez mais precisamos aprender todos os dias, e a especialização te dá as ferramentas para desenvolver a si mesmo e aos outros profissionais.

6. Aproveitar as oportunidades do mercado digital

Uma última razão é que as ferramentas de ensino são um dos caminhos para tornar o trabalho escalável. Isso porque, pelos meios digitais, conseguimos atingir um número incontável de pessoas.

Um dentista, para ilustrar, usaria os conhecimentos de uma técnica específica em “x” pacientes por dia. Já se esse especialista tem a capacidade de ensinar esta técnica para outros profissionais e usa dos meios digitais, o cenário muda.

Agora, cursos, conteúdos, palestras e outros materiais têm o potencial de atingir inúmeras pessoas. Daí a pós em Docência ser um caminho também para empreender no mundo digital.

Como escolher o curso de pós-graduação?

O principal cuidado ao realizar uma formação em Docência é buscar uma boa instituição de ensino. Como o principal mercado são faculdades e cursos livres, preparatórios e profissionalizantes, você precisa de um certificado de boa reputação nesse segmento.

Você pode atender a esses requisitos estudando aqui na Unyleya. Entre os diferenciais, temos pós-graduações em Docência criadas para atender às particularidades da sua área de atuação, por exemplo:

  • Direito;
  • Administração;
  • Serviço Social;
  • Educação Física;
  • Licitações e Contratos Administrativos;
  • Nutrição;
  • Segurança Pública;
  • Enfermagem;
  • Serviço Social;
  • Sistemas de Informações;
  • Teologia;
  • Educação Profissional e Nível Técnico;
  • Gastronomia.

Além da formação específica na sua área, existe a possibilidade de realizar um curso mais generalista, que é a Docência Superior — voltado para quem deseja dar aula em faculdades. Em todos os casos, o foco são conhecimentos e habilidades para facilitar o aprendizado do público adulto, que é diferente do que deve ser feito com crianças e adolescentes.

A formação pode ser realizada pelo ambiente virtual de aprendizagem, via EAD. Isto é, você pode estudar nos horários e dias que forem mais compatíveis com a sua rotina, sem ter a obrigação de “bater ponto” em uma sala de aula.

Outra característica é estudar uma matéria por vez, seguindo uma jornada. E todo o conteúdo teórico está relacionado a uma série de tarefas e exercícios, de modo que se aprende enquanto pratica.

Sendo assim, você pode se especializar, realizando uma pós em Docência de alta qualidade. A Unyleya é líder em cursos EAD devido à alta qualidade dos cursos e reputação construída ao longo de mais de 15 anos no mercado. 

Se você tem interesse em dar aulas e expandir as suas opções profissionais, entre em contato com os nossos consultores educacionais e encontre a Pós em Docência ideal para os seus objetivos! 

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD