Connect with us

Guia de Carreiras

Estas 7 vantagens vão convencer você a fazer pós-graduação

 

Se você pensa que fazer pós-graduação é algo indicado apenas para quem quer ser pesquisador, cientista ou docente acadêmico, saiba que está enganado! No mercado de trabalho, é cada vez maior o número de empresas que não só valorizam profissionais pós-graduados, como, inclusive, exigem que os candidatos tenham — dependendo do cargo — um MBA ou uma especialização.

Afinal, as organizações têm focado em montar quadros de colaboradores cada vez mais capacitados e com currículos primorosos, pois sabem que são esses indivíduos os responsáveis diretos pelo crescimento e expansão dos negócios. Se, mesmo com tudo isso que falamos, você ainda não está seguro se deve investir em uma pós, confira nosso post e fique por dentro de 7 vantagens de realizá-la!

7 vantagens de fazer pós-graduação

Para iniciar nosso post, nós listamos 7 vantagens de fazer pós-graduação para o seu futuro profissional. Confira, abaixo, quais são elas e como cada uma impacta positivamente a sua carreira!

1. Especializar-se em uma área de atuação do seu interesse

Para começar, fazer uma pós-graduação, como uma especialização, permite que você possa se capacitar em uma área de atuação do seu interesse e, consequentemente, se destacar profissionalmente nela.

Ou seja, você amplia o seu conhecimento para muito além do que estudou na graduação e se debruça sobre conteúdos com um viés prático, que abordam como o saber adquirido em cada aula pode ser aplicado na sua rotina laboral.

2. Atualizar-se quanto às novidades da profissão

Além da possibilidade de se especializar, você pode se atualizar em relação à sua profissão. Isso acontece porque, durante as aulas, são debatidas de forma crítica as novidades do meio e como isso impacta o seu trabalho. Além disso, são feitas projeções das tendências no meio profissional para os próximos anos.

3. Aumentar as chances de ser promovido

Ao se qualificar e obter novos títulos, é inevitável que você se torne um colaborador de peso para a instituição na qual trabalha. Afinal de contas, o seu conhecimento pode ajudá-lo a resolver problemas na linha de produção, a traçar medidas de contenção e aplicação de recursos, a planejar pesquisas para a concepção de produtos, a elaborar estratégias de marketing e posicionamento institucional etc.

Por conta disso, aumentam as suas chances de ser promovido para cargos de mais responsabilidade e, consequentemente, com salários ainda mais expressivos.

4. Ter a oportunidade de explorar novos segmentos

A pós-graduação também funciona como uma porta que permite que você explore segmentos da sua profissão com os quais não teve experiência até então.

Por exemplo, se você se formou em Psicologia e sempre trabalhou na área clínica, mas quer mudar a carreira e vivenciar novos ares, pode fazer uma especialização em Psicologia Forense e Jurídica ou Psicologia do Esporte para alcançar esse objetivo. O motivo disso é que eles são segmentos bem distintos e que vão, sem dúvidas, desafiá-lo.

5. Fortalecer o currículo

Já para quem quer mudar de emprego e conquistar ofertas de trabalho em grandes companhias (como as multinacionais) ou até mesmo em empresas estrangeiras, fazer pós-graduação pode ser um grande ás na manga. Basta ter em mente que ela fortalece o seu currículo e o valoriza como profissional, uma vez que você não se acomodou após se graduar e segue investindo na própria qualificação.

6. Aumentar o seu networking

Uma sexta vantagem é que você tem o momento perfeito para melhorar e aumentar a sua rede de contatos, visto que tanto os seus colegas quanto os seus professores são profissionais que já têm experiência profissional e, em muitos casos, estão empregados em organizações de renome no mercado.

7. Dar um passo para se tornar um empreendedor

Por fim, há quem faça tanto uma especialização quanto um MBA não com o objetivo de alcançar cargos importantes na empresa em que atua, mas sim com o foco em montar o próprio negócio e investir em um nicho de mercado promissor — e isso não é para menos.

Afinal, além de ser especialista na área, o profissional também tem conhecimentos estratégicos de gerenciamento corporativo que vão lhe permitir prosperar no mercado.

5 campos do saber nos quais você pode se especializar

Agora que você conhece algumas das principais razões para fazer uma pós-graduação, está na hora de escolher qual especialização cursar para impulsionar de vez a sua carreira. Para isso, nós reunimos 5 campos do saber que estão em alta no mercado e que contam com uma boa gama de cursos. Veja!

1. Administração Pública

A Administração Pública é destinada aos formados na faculdade de Administração que desejam atuar com órgãos do setor público nas esferas municipal, estadual e federal. Entre as pós-graduações na área, você encontra:

2. Comércio Exterior

O Comércio Exterior é um campo para os profissionais de marketing e logística que querem atuar com empresas que têm as transações delas parcial ou totalmente internacionais. Abaixo, você confere alguns dos cursos disponíveis:

3. Políticas Públicas

Já o campo das Políticas Públicas é a área em que formados em Direito, Serviço Social e Pedagogia, por exemplo, podem se especializar para atuar com ações, diretrizes e políticas de inclusão para cidadãos à margem da sociedade. Como exemplos de pós, existem as seguintes:

4. Docência

A Docência, por outro lado, é indicada para aqueles profissionais que se interessam pela docência e querem desenvolver as competências necessárias para ser transmissores do conhecimento nos ambientes de educação básica, técnica ou acadêmica. Algumas das especializações disponíveis aqui são:

5. Nutrição

Voltado para os nutricionistas e médicos, o campo da Nutrição conta com cursos que permitem a você se aprofundar nos conceitos orgânicos, físicos e bioquímicos dos alimentos para tratar e acompanhar não apenas humanos, como também animais. Veja, abaixo, algumas das opções que você tem:

Como você viu, fazer pós-graduação é um fator determinante para ampliar os horizontes da sua carreira e gerar oportunidades concretas de crescimento profissional. Por isso, invista já em uma especialização ou um MBA.

Aproveite também e assine a nossa newsletter para conferir sugestões de cursos, dicas para potencializar seus estudos a distância e as últimas novidades do mercado!

 

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD