Connect with us

Guia de Carreiras

Nômade digital: o que é, quais as vantagens e como ter esse tipo de profissão?

nômade digital

Tornar-se nômade digital é o sonho de quem deseja trabalhar longe dos escritórios. Essa tendência já dava sinais de se transformar em realidade na vida de muitos profissionais antes mesmo da chegada da pandemia de Covid-19. Por conta do distanciamento social e da necessidade de trabalhar em home office, esse modelo de trabalho passou a se destacar cada vez mais.

E você, já pensou na possibilidade de trabalhar por conta própria em qualquer lugar do mundo? Neste post, entenda mais sobre as características de um nômade digital e as vantagens de adotar esse estilo de vida. Veja também a importância de cursar uma boa instituição de ensino para seguir nesse tipo de profissão. Vamos lá?

O que é um nômade digital?

Nômade digital é o profissional que presta serviços a distância, sem a necessidade de estar presente no escritório ou empresa. Com uso de tecnologia e uma conexão de rede adequada, esse trabalho remoto pode ser realizado em qualquer cidade ou país por meio de um notebook, tablet ou celular.

Adotar o nomadismo digital como estilo de vida é o objetivo de quem quer ganhar dinheiro pela internet com a oportunidade de morar em qualquer lugar do planeta. Porém, viajar pelo mundo não é regra para ser um nômade digital. A rota de viagem pode ser no próprio país ou estado, de modo a oferecer ao profissional a liberdade de trabalhar sem ter um local fixo.

Quais as características desse profissional?

Ao pensar sobre as características de um nômade digital, logo vem à mente as formações que possibilitam esse tipo de trabalho. A verdade é que não há uma profissão específica para dedicar-se ao nomadismo. Embora os trabalhos mais comuns sejam relacionados a marketing digital, design e produção de conteúdo, até mesmo advogados e vendedores podem atuar nesse nicho.

Desde que você tenha um notebook ou smartphone e acesso à internet, é possível usar aplicativos de mensagens instantâneas para videochamadas e reuniões, por exemplo. Outras ferramentas digitais também permitem atender clientes remotamente, realizar tarefas e cumprir prazos a distância.

Quais as vantagens de ser um nômade digital?

Além da possibilidade de trabalhar em qualquer lugar, há outras vantagens em optar pelo estilo de vida de um nômade digital. Vamos conferir quais são elas a seguir?

Flexibilidade de horário

O profissional que aderiu ao nomadismo pode fazer o seu próprio horário e programar-se como melhor preferir. Assim, além de não ser necessário seguir um modelo fixo e rígido como em uma empresa, é possível escolher trabalhar durante o dia ou tarde da noite.

Local de trabalho flexível

Como não é preciso ter um local fixo para trabalhar, as tarefas podem ser desempenhadas em qualquer lugar do planeta. Assim, não importa se você está numa casa, praia ou lanchonete, no Brasil ou em outro continente. É possível entregar tudo o que estava agendado enquanto realiza o sonho de conhecer o mundo.

Busca de satisfação pessoal

Cada pessoa tem a sua própria definição do que é ser bem-sucedido. É o caso, por exemplo, daqueles que escolhem trilhar a chamada carreira em Y, formato em que a ideia de sucesso profissional não é vinculada apenas a alcançar posições de comando em uma empresa.

Em se tratando dos adeptos do nomadismo digital, a visão de satisfação pessoal geralmente vai além do dinheiro, incluindo também fatores como liberdade e ganho em qualidade de vida.

Benefícios financeiros

Trabalhar online pode gerar uma renda confortável, permitindo que o profissional tenha controle de quanto cobra e quanto vai receber por cada tarefa executada. Além disso, ao trabalhar com mais liberdade e sem as pressões trabalhistas, o nômade digital tende a ser mais produtivo, resultando em um retorno financeiro maior.

Ao optar por trabalhar em cidades com um custo de vida mais baixo, o que é comum para esse perfil de profissional, é possível economizar e usar o dinheiro que sobra para viajar e curtir a vida.

Qualidade de vida

Ao contrário de um emprego comum, o nômade digital tem mais controle sobre suas decisões de trabalho e autonomia para conduz a execução das tarefas. Também há mais espaço para fazer aquilo de que gosta e no seu próprio ritmo, o que influencia muito a satisfação pessoal e a felicidade do profissional.

Todas essas vantagens resultam em mais qualidade de vida para o profissional que escolhe esse estilo de trabalho. Isso sem contar que, com uma rotina flexível, a prática de esportes e novos hobbies podem ser incluídos na no dia a dia, levando a uma vida mais saudável.

Como ser um nômade digital?

O primeiro passo para se tornar um nômade digital é conhecer sobre o assunto e buscar informações a respeito desse estilo de vida. O convívio por meio digital também é importante para ter contato com os profissionais mais capacitados da área em que deseja atuar. Isso vai permitir não apenas inspirar-se nos que alcançaram o êxito vivendo no nomadismo, mas também esclarecer dúvidas comuns no início dessa jornada.

Assim, pesquise sobre como é trabalhar em qualquer lugar e acompanhe pessoas que compartilham suas experiências. Informe-se também sobre viagens, defina a sua rota inicial e o período em que vai permanecer na estrada. Esse passo é fundamental para se organizar financeiramente para cobrir as despesas e também estar preparado para qualquer imprevisto.

Na hora de escolher destinos e acomodações, considere seus gostos e como deseja vivenciar suas experiências. A princípio, o ideal é começar com pequenas jornadas antes de ganhar o mundo. Assim, em vez de viajar para outro continente, por exemplo, a dica é passar uma temporada em outra cidade ou estado do Brasil, ou em um país vizinho.

Neste post, você entendeu sobre as vantagens de ser um nômade digital e como fazer para começar a trilhar esse caminho — lembrando que é possível estudar a distância enquanto atua como nômade digital. Afinal, cursar uma boa instituição de ensino é fundamental para ter uma educação de qualidade e conquistar o sucesso nesse estilo de trabalho.

Gostou de saber mais sobre as vantagens de se tornar um nômade digital? Aproveite e confira qual é a média salarial do brasileiro e a diferença no rendimento entre quem tem ou não uma formação superior.

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD