Connect with us

Guia de Carreiras

Veja 6 dicas de como pedir um aumento de salário!

aumento de salário

Reconhecimento e longo tempo de atuação estão entre os motivos para a busca de ganhos adicionais. Seja qual for a razão por trás dessa necessidade, é importante que o pedido de aumento de salário seja sempre precedido de um bom planejamento.

Assim como faria ao concorrer a uma vaga no mercado de trabalho, você precisa estudar o cenário para adequar as próximas ações. Esse cuidado vai amenizar possíveis sentimentos negativos e trazer confiança na hora de abordar o assunto, aumentando a chance de sucesso.

Quer saber como começar? Veja 6 ótimas dicas para ficar mais perto de seu objetivo!

1. Prepare os argumentos

O primeiro passo é pensar nas questões que despertaram seu interesse pelo complemento da renda. Só evite que fatores pessoais e sentimentais surjam no momento do diálogo. Problemas com doença ou com as próprias finanças, por exemplo, não devem servir de justificativa.

A expectativa por um aumento de salário deve surgir de argumentos plausíveis, como competência, resultados e comprometimento. Então, reflita sobre pontos que possam enriquecer seu pedido e provar que sua solicitação faz sentido na atualidade.

Manter o foco em aspectos relevantes vai ajudar a empresa a enxergar o seu potencial como colaborador, de modo que tenha interesse em continuar contando com seu trabalho. Uma das saídas, claro, está em incrementar os seus ganhos no cargo.

2. Reavalie o desempenho

Uma boa estratégia para elaborar argumentos convincentes é listar seus feitos positivos na empresa: quais ações se tornaram diferenciais, as escolhas que trouxeram benefícios para o negócio, as atitudes que serviram de exemplo para os colegas ou lideranças, entre outros itens.

Nesse exercício, você consegue ter maior noção do nível de produtividade em cada tarefa ou período, de modo que possa usar o bom desempenho a favor da negociação por melhores salários. Um profissional que se destaca sabe que está em posição privilegiada para rever os valores recebidos do contratante.

Então, não deixe de discutir o assunto com os superiores e reforçar que o seu empenho para atingir as metas merece ser transformado em bonificação. Deixar isso claro é a melhor forma de obter atenção para o seu perfil e, quem sabe, conseguir um retorno positivo sobre a remuneração.

3. Identifique o momento certo

Embora não deva ser tratado como um processo delicado, o pedido de aumento de salário jamais deve ser feito em horários e locais aleatórios. Muitas pessoas cometem o erro de iniciar a conversa durante o almoço, na saída do trabalho ou até no momento em que esbarram com o chefe pela empresa.

Essa prática só demonstra falta de profissionalismo e de respeito com a rotina do outro. Portanto, para não causar uma impressão ruim, entre em contato com o responsável para agendar uma reunião. Deixe claro o tema da conversa para que ambas as partes cheguem preparadas.

Com dia, horário e lugar acertados, fica muito mais fácil conduzir o diálogo e garantir que todos tenham tempo para ouvir e expor suas opiniões. Também é um cuidado que permite à empresa reunir os profissionais necessários a essa tomada de decisão.

4. Respeite os limites

Na ansiedade para conseguir resolver o pedido de uma vez, você pode acabar pressionando o outro lado sem perceber. Então, tenha paciência desde o instante em que combinar o encontro para a negociação. O processo pode ser rápido ou envolver etapas com diferentes equipes dos Recursos Humanos.

Em todo caso, respeite os limites impostos em cada situação. Agir com pressa ou ficar questionando passa a impressão de que você só pensa nos próprios interesses. Lembre-se de que é fundamental considerar a realidade de todos que participam dessa decisão, não apenas a sua.

Se, por exemplo, o responsável precisar sair da reunião devido a um imprevisto, aceite o cenário sem esboçar incômodo. Pense que tudo será resolvido em outro momento, basta reagendar e aproveitar as vantagens de uma conversa tranquila, em local e horário apropriados.

5. Analise a situação da empresa

Outro cuidado importante antes de pedir um aumento de salário é verificar se a empresa está em condições de proporcionar maiores ganhos a seus colaboradores. A situação econômica anda equilibrada? Parcerias continuam firmes? Há previsão de novas contratações ou você percebeu um aumento das demissões?

Questionamentos como esses ajudam a ter uma ideia da realidade do negócio. Se os problemas estiverem mais evidentes que as conquistas, pode ser adequado esperar até que as coisas voltem ao normal. Enquanto aguarda, você pode exercer atitudes positivas que favoreçam a recuperação do negócio.

Inclusive, trabalhar para ver a empresa retomar seu avanço só indica que você realmente é a pessoa certa para permanecer no cargo. Ou seja, os superiores terão mais um bom motivo para considerar o incremento do seu salário, mesmo que isso demore um pouco para acontecer.

6. Não espere resposta imediata

Um erro comum após o primeiro pedido por aumento de salário é ficar rondando o responsável para obter uma resposta. Além de atrapalhar a rotina da pessoa, esse comportamento pode transmitir a ideia de que você não se preocupa com os compromissos dos demais.

Procure um equilíbrio para que a espera não venha acompanhada de agitação, nem seja muito longa. Às vezes, líderes e setores responsáveis por esse tipo de negociação estão com muitos processos para resolver e podem acabar se esquecendo de verificar a sua solicitação.

Nesses casos, envie um e-mail cordial e sem teor de cobrança, informando que só quer se certificar de que a questão está em andamento. Enquanto não recebe o retorno, continue dando o seu melhor e aproveite para pensar em outras práticas que gerem valor ao negócio.

Perceba que compreensão e abordagens tranquilas são o segredo para conduzir essa importante fase sem turbulência. Vale lembrar, por fim, que o aprendizado contínuo representa um dos caminhos mais eficazes para uma remuneração satisfatória.

Capacitação nunca é demais para quem pretende se destacar e ser feliz com a carreira escolhida. Assim, se a sua intenção é ter acesso às melhores profissões e salários, por exemplo, por que não investir em uma pós-graduação na área desejada?

O investimento nos estudos deixa claro que o profissional está sempre de olho nas novidades e tem muito a contribuir para o crescimento da empresa. Por conta disso, pode ser um excelente atalho para o aumento de salário e da qualidade de vida.

Ainda tem dúvidas se deve priorizar os ganhos ou a vocação? Leia agora o nosso artigo sobre satisfação profissional.

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD