Quer saber como ser promovido? É mais simples do que parece!

  • 24/dez/2018

Quer saber como ser promovido? É mais simples do que parece!

Descobrir como ser promovido é um dos seus objetivos na carreira? A realização dele pode ser menos complicada do que você pensa. Na verdade, muitos profissionais perdem a oportunidade de ter o emprego dos sonhos por não colocarem em prática ações básicas, como informar esse desejo para seus superiores.

Isso mesmo! Essa comunicação pode ser o que separa você de um cargo maior na empresa. Afinal, os gestores precisam saber quem está disposto a assumir novos desafios no futuro. Aí entra outro fator essencial para conseguir a promoção: paciência. Ascensão na carreira não é um plano de curto prazo. É preciso construir uma caminhada até lá.

Mas é claro que você não vai ficar parado enquanto espera a proposta para assumir um novo cargo. Preparamos um post com dicas especiais sobre o que fazer depois de expressar na empresa o seu interesse profissional. Confira!

Conheça os processos da empresa

Dificilmente seu desejo de crescimento vai encontrar ouvidos interessados se você não demonstrar afinidade e conhecimento dos valores e processos do trabalho. Os gestores avaliam frequentemente seus colaboradores e, para escolher alguém a ser promovido, eles precisam identificar que essa pessoa está preparada para fazer mais do que realiza no seu cargo atual.

Por isso, não é suficiente que você tenha bons resultados na sua função. Lembre-se sempre de que o seu objetivo é conquistar responsabilidades maiores. Sendo assim, é preciso demonstrar que você pode ir além. Para alcançar um cargo de liderança é fundamental saber como funcionam os diversos setores da empresa e como se dá a relação entre os processos.

Assim, uma boa estratégia de crescimento é se relacionar bem com as pessoas de outras equipes de trabalho. Também é importante ficar de olho em mudanças que ocorram na empresa, mesmo que elas não tenham relação direta com o seu setor. Além disso, ter olhar analítico em busca de propostas para solucionar dificuldades do dia a dia é muito útil, pois ajuda a chamar a atenção para suas competências.

Demonstre segurança no trabalho

Outro aspecto que faz toda a diferença no seu desenvolvimento profissional é a segurança com a qual você realiza suas funções. Já dissemos que é importante mostrar capacidade para ir além e conquistar novas posições, mas também é indispensável ter domínio das atividades que realiza. Do contrário, como o líder pode confiar a você um cargo mais complexo se não recebe bons resultados atualmente?

A busca por como ser promovido passa por um ótimo marketing pessoal. É importante saber se vender, mostrando para a liderança da empresa que vale a pena considerar o seu nome quando surgirem grandes oportunidades. Para que isso aconteça, procure demonstrar que está à vontade com o cargo que ocupa e com os colegas de trabalho.

Além disso, aproveite oportunidades de relatar seus resultados, apresentando em reuniões ou relatórios para a gerência. Mas lembre-se de fazer isso com objetividade, para que seu interesse na promoção não corra o risco de atrapalhar a rotina das funções que ocupa atualmente.

Saiba ouvir e responder feedbacks

Um dos principais segredos do desenvolvimento profissional é saber aproveitar as críticas construtivas. É ótimo receber feedbacks positivos, mas na realidade eles não têm muito a oferecer. Elogios mostram a você os aspectos que estão sendo reconhecidos e indicam o caminho para continuar seguindo, mas a oportunidade de crescimento aparece quando você transforma uma crítica em mudança de comportamento.

Logo, seus chefes e colegas de trabalho têm muito a contribuir com o seu desejo de ser promovido. Se a sua empresa tem programas de feedbacks constantes, considere tudo o que for apontado e se esforce para melhorar os aspectos negativos até o próximo retorno. Se ela não tiver, não tenha vergonha de pedir a opinião das pessoas sobre o seu trabalho.

Por mais desconfortável que possa ser, nunca interrompa ou dispense um comentário negativo. Caso tenha dúvidas, faça questionamentos que possam esclarecer a opinião daquela pessoa. Mesmo os comentários com os quais você discorda podem ajudar você a perceber como os outros estão vendo o seu trabalho. Por isso, é válido considerar todos.

Seja proativo

Você provavelmente já escutou que a proatividade é uma das qualidades mais valorizadas no mercado de trabalho. Não é à toa que essa ideia está virando clichê. De fato, ser proativo é indispensável para quem quer ganhar reconhecimento no ambiente de trabalho. Afinal, fazer apenas aquilo que foi contratado para realizar não atrai atenção.

A ideia é que você não precisa esperar ser promovido para mostrar suas competências gerenciais. Seus superiores vão receber com bons olhos se você fizer isso enquanto ocupa um cargo mais básico. Assim, fica mais fácil conquistar a valorização profissional e ser lembrado quando surgir uma oportunidade na empresa.

Tenha cuidado apenas para não se mostrar afoito demais. Para ser proativo é importante conhecer os procedimentos das equipes e respeitar a hierarquia. Oferecer ajuda aos colegas é sempre um bom caminho para se familiarizar com outras atividades sem demonstrar arrogância. Fique atento também na hora de apresentar propostas: faça isso com humildade e respeito aos colegas.

Procure capacitação

Saber como ser promovido tem relação direta com o seu planejamento de carreira pessoal. Os seus objetivos não vão ser necessariamente iguais aos de outras pessoas que trabalham no mesmo cargo. Assim, é importante que você conheça seus interesses e trace metas profissionais baseadas neles. Ter controle sobre seus planos é um passo essencial para conquistar crescimento.

Depois de saber o que quer, é preciso se capacitar para o cargo desejado. Além dos resultados práticos do seu trabalho, o currículo tem muito peso na hora de um gestor decidir quem vai ocupar cargos maiores na empresa. Uma pós-graduação na área conta muitos pontos a favor. Além da especialização ou do MBA, é útil se manter atualizado por meio de cursos de curta duração.

Aprender conteúdos que não se limitam a sua área de atuação também é uma boa iniciativa. Dominar outras línguas ou determinados programas de computador, por exemplo, são diferenciais importantes. Além disso, as empresas costumam valorizar quem desenvolve inteligência emocional — isso pode ser feito por meio de cursos ou processos de coach.

Percebeu como ser promovido pode estar mais perto do que você imaginava? Nem sempre é um processo rápido, mas vale muito a pena seguir nossas dicas e dar um passo de cada vez rumo à valorização profissional que você procura!

E então, este post foi útil para entender o que as empresas valorizam em um colaborador? Que tal compartilhar nas suas redes sociais e discutir o assunto com seus amigos?

 

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você