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Carreiras na Graduação

Gestão Comercial: conheça mais sobre o curso e suas possibilidades

gestão comercial

Sabemos que escolher o curso superior ideal não é necessariamente uma tarefa fácil. Em meio a tantas opções de graduação, qualquer pessoa pode se sentir perdida ou indecisa. Para ajudar nessa sua missão de encontrar uma área promissora, criar um bom plano de carreira e ser bem-sucedido, vamos falar sobre o curso de Gestão Comercial. Já ouviu falar?

Trata-se de uma excelente maneira de ajudar as empresas a aperfeiçoarem suas estratégias no ambiente comercial de negócios. Mas, afinal, o que é Gestão Comercial e por que ela seria uma ótima formação para você?

Confira tudo o que precisa saber sobre o assunto a partir das próximas linhas!

O que é Gestão Comercial?

Você já reparou que a ala comercial é um organismo vivo em qualquer organização, independentemente do nicho de mercado ao qual todas elas pertencem? É aí que entra a relevância do papel do gestor comercial.

O profissional encarregado desse tipo de gerenciamento lida diariamente com os seguintes procedimentos:

  • análise de crédito de clientes ou fornecedores;
  • reposição de materiais;
  • transações financeiras;
  • medidas ligadas ao engajamento do público-alvo da marca;
  • expansão dos negócios.

Assim, a Gestão Comercial é o departamento no qual todas as deliberações relacionadas aos pontos mencionados acima são tomadas. Antes de decidir, entretanto, é indispensável que haja uma boa organização, a fim de garantir que os processos estejam alinhados com a busca de resultados almejados pela instituição.

Não à toa, a Gestão Comercial não se limita aos setores de marketing e vendas, por exemplo. Na verdade, ela apresenta forte vínculo com os projetos associados a estudo de mercado, infraestrutura logística, planejamento financeiro e, inclusive, inovação. 

O que se estuda em um curso de Gestão Comercial?

Como indicamos em outros artigos, que abordam outras carreiras de sucesso, lançar um olhar atento à grade curricular é essencial para escolher o curso certo para você. Nela, constam não só as matérias tratadas ao longo da formação, mas igualmente o semestre e a ordem em que elas aparecem.

Parece bobagem, mas esses detalhes ajudam bastante a melhorar o aproveitamento do curso. Com o nome das disciplinas em mente, fica mais fácil se familiarizar com certos termos que aparecem em livros sobre gestão, por exemplo.

Especificamente no caso da graduação em Gestão Comercial, prepare-se para estudar estas disciplinas:

  • Teoria Geral da Administração;
  • Matemática e Estatística básica;
  • Matemática Financeira;
  • Fundamentos de Economia;
  • Diversidade Organizacional;
  • Cultura Organizacional;
  • Bases da Contabilidade e do Direito;
  • Estratégias de Marketing;
  • Precificação de Serviços e Produtos;
  • Táticas de Gerenciamento de Recursos;
  • Gestão de Redes de Distribuição;
  • Estudo de Mercado;
  • Técnicas de Negociação;
  • Planejamento Estratégico.

Qual é o tempo de duração do curso?

Assim como em outros cursos, como Gestão Ambiental, a duração da graduação em Gestão Comercial é de somente 4 semestres. Em outras palavras, você só precisa de 2 anos para concluir a formação.

Essa é, sem dúvida, uma das grandes vantagens de um curso de tecnólogo em comparação com os bacharelados tradicionais, que costumam ser finalizados após 4 anos. 

Quais são as possibilidades de trabalho para quem se forma?

Outro benefício interessante da Gestão Comercial consiste em sua variedade de cargos disponíveis para os formandos na área. Versátil, ela brinda os estudantes dedicados com uma oferta de cargos e posições hierárquicas no mercado de trabalho.

Você pode atuar como gestor comercial tanto em pequenas e médias empresas como em organizações de grande porte. Quanto ao segmento da instituição, o céu é o limite. Compõem o leque de opções os setores que vão da indústria à prestação de serviços, passando por construção civil, engenharia de alimentos, logística etc.

Para facilitar a visualização de todas essas possibilidades, separamos alguns cargos comuns, os quais aparecem com frequência nos títulos de vagas de emprego associados à área de Gestão Comercial.

Assistente comercial

Como assistente, você, basicamente, passa a monitorar pedidos de vendas, além de fornecer suporte às atividades desempenhadas pelo analista. 

Analista comercial

Além de auxiliar nos processos de criação de propostas comerciais, também é atribuição do analista efetuar leituras minuciosas do segmento de atuação da empresa.

Na prática, isso significa que esse profissional deve considerar não só o nível de demanda do mercado, mas também se manter atualizado quanto às tendências. Simultaneamente, ele verifica quais são as táticas dos concorrentes diretos e indiretos. Por fim, a elaboração de orçamentos é mais uma atribuição do analista comercial.

Ao reunir todas essas informações, esse profissional desenvolve relatórios, posteriormente utilizados em processos de tomada de decisão que, em alguma medida, afetam toda a organização.

Supervisor e coordenador comercial

Na parte de supervisão, as atividades desenvolvidas estão associadas ao planejamento da estratégia de vendas. Além disso, é necessário acompanhar a aplicação das medidas previamente definidas. Por isso, é função do supervisor comercial monitorar as equipes de vendas na maior parte do tempo.

Já o coordenador trabalha mais ao lado do analista, coordenando todo aquele trabalho de investigação mercadológica, projeção de cenários e criação de quadros comparativos.

Gerente comercial

Finalmente, chegamos ao gerente, que é quem, de fato, define as diretrizes a serem aplicadas no planejamento comercial de serviços ou produtos. Cabe a ele avaliar soluções efetivas para ampliar o faturamento da empresa. Ao mesmo tempo, é o gerente quem analisa os indicadores de desempenho utilizados pela organização.

Qual é o perfil de um gestor comercial?

Para que a realização de todo esse conjunto de funções proporcione os resultados esperados, é preciso que as empresas contem com gestores comerciais organizados. Independentemente dos sistemas e softwares de gestão adotados, fato é que o volume de dados é considerável.

Por se tratar de um departamento vital para a manutenção e expansão das atividades operacionais de um negócio, a Gestão Comercial depende de pessoas comprometidas com a busca de metas. Logo, faz parte do perfil profissional a habilidade de lidar com desafios — muitas vezes, diários.

Dominar as diferentes formas de se expressar pela fala e escrita, de acordo com a ocasião e as pessoas presentes, é igualmente indispensável para todo gestor comercial bem-sucedido. Paralelamente, você deve ter facilidade para se “comunicar” com números, que marcam presença constante na rotina de trabalho.

Como encontrar o curso ideal?

Agora que você já sabe um pouco mais a respeito das principais características do curso de Gestão Comercial, resta aprender a escolher aquele que atende às suas necessidades. Para economizar na faculdade, sem abrir mão da qualidade de ensino, a melhor solução é optar pela educação a distância.

Quer saber como? Conheça os 6 passos essenciais para escolher uma boa faculdade EAD!

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