Connect with us

Carreiras na Graduação

8 tipos de estágio e dicas sobre!

Você sabia que há vários tipos de estágio? Conheça alguns dos principais e saiba como eles funcionam em nosso conteúdo!

tipos de estágio

Índice

Você conhece os principais tipos de estágio? Essa é uma etapa fundamental para o aperfeiçoamento de profissionais de todas as áreas e conhecer as possibilidades de aprendizado é algo que não pode ser deixado de lado!

No Brasil, o número de contratos de estágio cresceu quase 20% em 2022 e a estimativa é que cada vez mais pessoas busquem esse tipo de qualificação. Obrigatória em muitos cursos, ela é uma oportunidade daquelas para aprender, se conectar e descobrir qual área seguir em definitivo na carreira.

Sendo assim, continue a leitura para entender os tipos de estágio e conhecer algumas dicas importantes para se dar bem nesse universo. Vamos lá!

Quais são os principais tipos de estágio?

Logo de cara, vamos mostrar alguns dos principais tipos de estágio existentes e discutir as características de cada um deles. Vamos lá?

1. Estágio curricular obrigatório

É parte integrante do currículo de um curso acadêmico e é necessário para a conclusão da graduação. Geralmente, as instituições de ensino estabelecem uma carga horária mínima para esse tipo de estágio. 

O objetivo é proporcionar aos estudantes uma experiência prática que complemente o conhecimento teórico adquirido em sala de aula.

2. Estágio curricular não obrigatório

Ao contrário do curricular obrigatório, esse tipo de estágio não é necessário para a conclusão do curso. No entanto, muitos estudantes optam por realizar estágios não obrigatórios para ganhar experiência adicional e aumentar as suas chances no mercado de trabalho.

3. Estágio remunerado

Os estagiários que participam de estágios remunerados recebem uma compensação financeira pelo seu trabalho. Isso pode incluir um salário fixo, benefícios ou outras formas de remuneração.

4. Estágio não remunerado

No estágio não remunerado, os estagiários não recebem uma compensação financeira pelo seu trabalho. Essa prática tem sido objeto de debate, pois alguns argumentam que pode excluir estudantes que não têm condições de trabalhar sem remuneração.

5. Estágio supervisionado

Esse tipo de estágio ocorre sob a supervisão direta de um profissional experiente na área de estudo do estagiário. A supervisão é fundamental para orientar o estagiário, oferecer feedback e garantir que a experiência seja educativa e alinhada aos objetivos do curso.

6. Estágio voluntário

No estágio voluntário, os estagiários oferecem os seus serviços sem receber remuneração financeira. Geralmente ocorre em organizações sem fins lucrativos, instituições de caridade ou projetos comunitários.

7. Estágio internacional

Esse tipo de estágio é realizado em um país estrangeiro, proporcionando aos estagiários uma experiência internacional. Além do aspecto profissional, os estagiários internacionais também têm a oportunidade de vivenciar e aprender sobre diferentes culturas.

8. Estágio de pesquisa

Estudantes envolvidos em estágios de pesquisa trabalham em projetos de pesquisa acadêmica. Isso pode ocorrer em laboratórios, instituições de pesquisa ou empresas que realizam atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Quais são as principais perguntas sobre estágio?

É hora do FAQ! Pensando em dúvidas variadas sobre o assunto, criamos uma série de perguntas e respostas que podem ser exatamente os questionamentos que você tem sobre o assunto. Confira!

Quanto tempo dura um estágio?

A duração de um estágio pode variar, mas muitos têm uma duração média de três a seis meses. Alguns programas de estágio podem ser mais curtos ou mais longos, dependendo do setor e dos objetivos do programa. Sempre se informe antes de começar!

É possível fazer estágio durante o ensino a distância (EAD)?

Sim, é possível realizar estágios durante o ensino a distância. Muitas empresas oferecem oportunidades remotas, permitindo que os estudantes ganhem experiência prática enquanto estudam online. E mais: há até mesmo opções de estágios feitos remotamente.

É possível fazer estágio na pós-graduação?

Sim, é possível fazer estágio durante a pós-graduação, especialmente em programas que incluem uma componente prática. Isso pode variar de acordo com o curso e a instituição, sendo comum em áreas como pesquisa, desenvolvimento e prática profissional.

Como encontrar um estágio?

Existem várias maneiras de encontrar estágios, incluindo o uso de plataformas online de empregos, consultas ao departamento de carreiras da instituição de ensino, participação em feiras de estágio, networking com profissionais da área e candidatura direta em empresas.

Como me preparar para a entrevista de estágio?

Para se preparar para a entrevista de estágio, pesquise sobre a empresa, revise suas habilidades e experiências relevantes, pratique respostas para perguntas comuns, destaque as suas realizações e esteja preparado para discutir como você pode contribuir para a empresa.

Posso fazer mais de um estágio ao mesmo tempo?

Isso depende das políticas da empresa e da carga horária de cada estágio. Alguns estudantes podem fazer mais de um estágio, mas é importante garantir que seja possível gerenciar as responsabilidades de maneira eficaz.

Existe uma idade limite para realizar estágios?

Geralmente não há uma idade limite para realizar estágios. A elegibilidade é mais frequentemente determinada pelo status de estudante, seja em cursos de graduação, pós-graduação ou cursos técnicos.

Como posso transformar um estágio em um emprego fixo?

Demonstre dedicação, habilidades e proatividade durante o estágio. Conecte-se com colegas de trabalho, mostre interesse na cultura da empresa e, ao final do estágio, expresse seu desejo de continuar contribuindo para a organização em uma posição integral.

É possível realizar estágio em mais de uma área de atuação?

Sim, muitos estudantes optam por realizar estágios em diferentes áreas para explorar diferentes aspectos de sua área de estudo. Isso pode proporcionar uma compreensão mais abrangente do campo e ajudar na tomada de decisões sobre futuras carreiras. 

É possível fazer estágio em outro país?

Sim, é possível fazer estágio em outro país. Existem programas internacionais de estágio e muitas empresas oferecem oportunidades para estagiários estrangeiros. Isso pode proporcionar uma valiosa experiência internacional.

Agora que você já conhece os tipos de estágio e sabe muitas informações sobre eles, é hora de… cair em campo! Pesquise boas oportunidades de aprendizado para sua carreira e se dedique a elas como a um emprego “oficial”. Não se esqueça: esse é o seu primeiro passo no mercado de trabalho. Faça valer a pena!

Aproveite para assinar a newsletter da Unyleya e fique sempre por dentro das novidades, dicas e informações que passamos aqui no blog! Pode contar com a gente para a construção de uma carreira de muito sucesso.

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD