Connect with us

Inicie Sua Carreira

Confira 7 séries de Direito que todo estudante deve assistir

series de direito

Quem gosta de acompanhar as tendências do Direito sabe que essa é uma profissão que oferece muitas possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Uma maneira divertida de conhecer um pouco mais sobre esse mundo é assistindo às diversas séries de Direito, que têm sido produzidas por grandes estúdios e fazem bastante sucesso.

Várias produções, inclusive, são baseadas em casos reais e polêmicos que levantam questões importantes para a sociedade. Há também as que são apenas ficção, mas buscam inspiração no mundo real para retratar casos intrigantes e o trabalho dos profissionais ligados à área do Direito.

Diante disso, listamos 7 séries de Direito que todo estudante da área ou que pretende ingressar nela precisa conhecer. Confira!

1. How To Get Away With Murder

How to Get Away With Murder é uma premiada série de drama estrelada por Viola Davis, atriz ganhadora do Oscar e que chegou a ganhar o Emmy de Melhor Atriz em Série Dramática por sua interpretação como a advogada Annalise Keating. Na trama, Annalise é uma bem-sucedida advogada criminalista e professora de Direito com quem todos os alunos sonham em estagiar.

Tudo começa quando no início do ano letivo 5 estudantes são escolhidos para atuarem em casos reais junto à professora Keating e seus assistentes, Frank e Bonnie. A princípio, o maior problema deles parece ser o ambiente extremamente competitivo, mas a situação se complica quando o grupo se vê envolvido em um assassinato.

2. For Life

Essa é uma das várias séries de Direito disponíveis que são baseadas em histórias reais. For Life gira em torno de Aaron Wallace, personagem inspirado em Isaac Wright Jr., que foi acusado de crimes que não cometeu e condenado à prisão perpétua no início dos anos 1990, tendo cumprido cerca de 7 anos da pena antes de ser libertado.

Na série, o protagonista decide dedicar seu tempo na prisão a estudar Direito, consegue se formar e começa a atuar como advogado de defesa enquanto ainda luta pela própria liberdade. Assim, For Life traz uma história sobre a busca pela justiça em meio a um sistema falho.

3. Olhos Que Condenam

Olhos Que Condenam, cujo título original é When They See Us, é uma impactante minissérie em apenas 4 episódios que conta a história real do caso que ficou conhecido como “Os 5 do Central Park”. Na trama, 5 jovens negros e latinos da cidade de Nova York são acusados injustamente do crime de estupro contra uma mulher branca em 1989.

Produzida por Oprah Winfrey, a minissérie foi aclamada pela crítica e ganhou vários prêmios. Para quem se interessa por séries de Direito, essa é uma produção que expõe os erros do sistema judiciário e como eles podem afetar especialmente as camadas mais vulneráveis da sociedade.

4. Time: Kalief Browder

Dividida em 6 episódios, a produção se trata de um documentário sobre a história de Kalief Browder, um rapaz negro de 16 anos que ficou preso durante 3 anos, 2 deles em isolamento, sem ter sido condenado pelo crime do qual foi acusado. Por se recusar a confessar, Browder também foi alvo de violência na prisão, inclusive por parte dos guardas.

O documentário aborda as falhas do sistema judiciário, a forma como é influenciado pelo racismo e os efeitos do confinamento em solitária para a saúde mental. Produzida pelo rapper Jay-Z, a série traz uma história forte e importante de ser conhecida por todos, especialmente por quem pretende seguir carreira jurídica.

5. O Caso Evandro

Para quem gosta de séries de Direito documentais, essa é mais uma sugestão perfeita. O Caso Evandro conta, ao longo de 9 episódios, a história em torno do desaparecimento do menino Evandro Ramos Caetano, de apenas 6 anos de idade, ocorrido em 1992, no interior do Paraná.

A série foca bastante a investigação do desaparecimento, reconstituindo a história, apresentando as hipóteses e trazendo relatos importantes sobre o caso. É uma produção muito interessante para conhecer um pouco dos bastidores e da repercussão desse tipo de investigação.

6. The Good Fight

The Good Fight é uma série de drama jurídico que gira em torno da protagonista Diane Lockhart, que perde suas economias após a jovem advogada Maia Rindell, de quem Diane é mentora, ser vítima de um golpe financeiro que também destrói sua reputação. Depois disso, as duas precisam se reerguer profissionalmente e começam a trabalhar em uma grande firma de Chicago.

Assim, The Good Fight apresenta a rotina de trabalho no ramo do Direito em meio aos dramas pessoais dos personagens e referências aos acontecimentos do mundo real. Fake news, assédio online, o movimento MeToo e o cenário político americano são alguns dos temas abordados.

7. American Crime Story: O Povo Contra O.J. Simpson

Mais uma das séries de Direito que retratam casos reais, O Povo Contra O.J. Simpson é o foco da primeira temporada da série antológica American Crime Story. Com nomes de peso no elenco, como Cuba Gooding Jr. e John Travolta, a produção aborda o famoso julgamento do ex-jogador de futebol americano O.J. Simpson, acusado de assassinar a ex-esposa e um amigo dela.

Ocorrido em meados dos anos 1990, o julgamento se estendeu durante 11 meses e chegou a ser televisionado. Na série, é possível entender como a defesa e a acusação construíram suas estratégias, os erros e acertos decisivos que eles cometeram e o impacto que a longa duração do julgamento pode ter sobre o veredito.

Assim como outros casos judiciais reais e famosos, esse também já foi objeto de podcasts sobre Direito. Esse é mais um tipo de conteúdo muito interessante para quem quer saber mais sobre o mundo jurídico.

Como você viu, existem muitas séries de Direito para você se familiarizar um pouco mais com esse universo. Agora que também existe Direito EAD (Educação a Distância), o curso se tornou muito mais acessível para todos que se interessam pela profissão. Por isso, vale a pena mergulhar cada vez mais nessa área tão interessante e promissora.

Então, gostou das nossas sugestões de séries de Direito? Compartilhe este post nas suas redes sociais para que os seus amigos também conheçam essas produções!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD