Connect with us

Conheça os Cursos

7 motivos para investir em uma pós graduação em ESG!

A área de ESG é uma das que mais crescem no Brasil e no mundo. Em função disso, o mercado de trabalho para quem escolhe se especializar é bastante amplo e recheado de oportunidades. A porta de entrada para isso é a Pós-graduação em ESG, que prepara o estudante para os desafios da profissão.

ESG é uma sigla que vem de Environment, Social & Governance. Ela se refere a todas aquelas práticas que uma empresa adota para lidar com os aspectos: Ambiental, Social e de Governança. Portanto, o especialista em ESG é um profissional estratégico dentro das organizações.

Quer saber mais sobre o assunto e descobrir sobre a Pós-graduação em ESG? Fique com a gente!

Por que fazer uma Pós-graduação em ESG?

Qualquer atividade empresarial conta com questões relacionadas ao meio ambiente, à responsabilidade social e à transparência na sua governança. Porém, nem todos os negócios dispõem de profissionais específicos preparados para lidar com isso. Em muitos casos, existe apenas uma liderança que precisa dar conta de tudo: das equipes, do desempenho e do ESG.

Felizmente, à medida que os negócios vão se estruturando e participando mais ativamente do mercado global, eles percebem a necessidade de ter alguém altamente qualificado para definir estratégias de ESG. É aí que nascem as oportunidades para quem se especializa na área e surgem os benefícios de fazer uma Pós-graduação em ESG:

  1. Você se torna um profissional intitulado “especialista” em uma área em ascensão;
  2. Seu conhecimento é devidamente valorizado por grandes empresas;
  3. Sua titulação dá acesso a um mercado aquecido e repleto de oportunidades;
  4. Você contribui para aumentar o valor das empresas no mercado;
  5. Seu trabalho ajuda a promover um mundo mais sustentável, justo e ético;
  6. Suas ideias tornam as empresas mais competitivas, atraem investimentos e fortalecem marcas;
  7. Você pode ajudar a promover o engajamento dos trabalhadores e o encantamento dos clientes.

Embora as empresas saibam que precisam desenvolver medidas para trabalhar questões ambientais, sociais e de governança, elas encontram dificuldades em transformar suas intenções em ações. Nesse caso, o profissional de ESG vai “traduzir” essas inclinações para planos práticos e executáveis, que gerem resultados reais.

Para aprender a fazer tudo isso, a Pós-graduação é um passo indispensável. É ela quem vai preparar você para ser um profissional bem embasado e com uma excelente noção do seu mercado de atuação.

Como se qualificar para trabalhar com ESG?

O profissional de ESG pode trabalhar nessa área por meio de diferentes vertentes. Se você é formado em Engenharia Ambiental, por exemplo, pode se qualificar para atuar especificamente com as questões de meio ambiente. Se é formado em Administração, pode direcionar sua expertise optando pela Pós-graduação em ESG.

De qualquer maneira, essa qualificação é indispensável. É nela que você terá a oportunidade de aprender sobre os aspectos técnicos e práticos para planejar as melhores ações de ESG em cada negócio. Isso é ainda mais valioso se você já tem algum conhecimento em alguma das áreas a seguir:

  • engenharias;
  • design de produto;
  • química;
  • relações internacionais;
  • serviço social;
  • entre outras.

O que é ensinado no curso?

No curso de Pós-graduação em ESG você vai aprender sobre diversos assuntos que preparam para desenvolver estratégias pontuais e para projetar ações que melhoram o desempenho da empresa. Isso inclui disciplinas como as que você verá a seguir:

  • Saúde, Segurança e Meio Ambiente na Manutenção;
  • Coordenação de Projetos;
  • Indicadores de Sustentabilidade Ambiental, Social, Governança e Econômica;
  • Compliance 360º — Marcos Regulatórios Afetos à Atividade Empresarial I, Ambiental, Social, Penal, Direito Administrativo Sancionador;
  • Marcos Regulatórios Internacionais em Sustentabilidade — Tratados, Acordos, Reports;
  • Engenharia Legal: Perícias Judiciais e Ambientais. Elaboração de Laudos e Pareceres Técnicos.

Como se diferenciar no mercado?

O fato do mercado de trabalho para ESG estar aquecido não significa que você não precisa se dedicar para ser um profissional diferenciado. Na verdade, quanto mais você investir na sua aquisição de conhecimento e obtenção de experiências, melhores oportunidades surgirão.

A seguir, elencamos algumas dicas que podem ajudar nesse sentido. Fique de olho!

Seja um explorador

No início da sua carreira em ESG, seja como um explorador. Aproveite cada experiência para aprender o máximo possível e se aprofundar no segmento em que a sua empresa atua. Seu maior objetivo deve ser reunir conhecimentos práticos, replicáveis em quaisquer outros negócios e que geram valor.

Isso vai fazer com que você se mantenha interessante aos olhos de outros empregadores. Desse modo, você pode estar sempre aberto a novos desafios, como atuar em uma empresa de segmento diferente ou até mesmo de arriscar em uma carreira solo.

Mantenha-se atualizado

No mundo globalizado, só a Pós-graduação em ESG não vai ser o suficiente para você se transformar em um profissional disputado. Você precisará se manter em constante atualização sobre as boas práticas para a sua área, as tendências ambientais e às soluções tecnológicas e inovadoras que podem ser benéficas para as empresas.

Portanto, além de outros cursos de nível superior, esteja sempre ligado aos eventos de ESG. Sejam palestras online, workshops, encontros, feiras, discussões — faça um esforço extra para estar por dentro das novidades. Além disso, vale acompanhar newsletters, blogs e canais de referências neste mercado e que estão sempre comentando sobre as principais inovações.

Considere trabalhar para você

Por fim, se você quer realmente ser um profissional respeitado e disputado entre as empresas, considere a possibilidade de prestar assessoria ou consultoria a vários empreendimentos. Isso vai acelerar seu aprendizado e aumentar a sua capacidade de resolução de problemas.

Você estará constantemente trabalhando questões de ESG, mas com empresas que atuam em segmentos bastante diferentes. Use toda essa experiência para trabalhar criativamente, fazer combinações inusitadas de soluções e entregar ainda mais valor para os seus clientes.

Como é o curso de ESG da Unyleya?

A Pós-graduação em ESG da Unyleya é pensada e estruturada para ensinar ao estudante tudo o que ele precisa saber sobre o conceito ESG. Com o curso, você vai entender quais são as implicações dessa prática na empresa, como ela é percebida e afetada pelo mercado, como influencia nos investimentos e na sociedade em geral.

Além disso, com metodologias dinâmicas e atrativas, o aluno tem a oportunidade de discutir os principais desafios sociais, ambientais e de governança enfrentados hoje. Serão 10 meses estudando com professores renomados, totalmente EAD.

A Unyleya conta com um processo de ensino e aprendizagem que coloca o aluno como o centro dessa troca. Portanto, você vai contar com toda a estrutura e suporte que precisa para dominar os conteúdos e aproveitar ao máximo o curso.

São disponibilizados todos os materiais didáticos necessários, o acompanhamento de um tutor de forma individualizada, as aulas gravadas ou ao vivo de forma online e muito mais. Tudo isso pode ser acessado diretamente por meio do aplicativo da instituição ou pela web.

O ESG se transformou em um assunto e uma necessidade urgente no mundo todo. Não se trata se uma tendência, mas de uma área fundamental para que os negócios se mantenham competitivos. Por isso, a Pós-graduação em ESG é a chave para acessar um mercado em alta e se preparar para fazer a diferença nele.

Confira mais sobre a Pós-graduação em ESG da Unyleya!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD