Connect with us

Especialize-se

Como funciona uma disciplina online e o que devo esperar dela?

disciplina online

A tecnologia está cada vez mais presente no cotidiano da população. Com a recente pandemia, o trabalho feito de forma remota (home office) ganhou força e fez parte da realidade de muitas pessoas.

No âmbito da educação, isso não diferiu porque existem diversas maneiras de aprender por meio de seu computador ou smartphone, de forma 100% online. É possível até mesmo conquistar diplomas de graduação e pós-graduação sem precisar sair de casa.

Para explicar mais sobre como funciona a disciplina online, trouxemos a Daniela Zinn, gestora do Departamento de Produção de Conteúdo (DPC) da Unyleya desde 2016. Continue a leitura e confira!

O que é disciplina online e o que esperar dela?

A EAD 100% online é uma modalidade de ensino em que as aulas oferecidas são feitas de forma remota através do ambiente virtual do aluno, disponibilizado pela instituição de ensino. Logo, a disciplina online é uma aula ofertada nesse modelo.

De acordo com Daniela, “o que se espera de uma disciplina online é que ela esteja disponível ao aluno a qualquer momento e que possa ser acessada por qualquer dispositivo, seja ele um notebook pessoal, o computador da empresa onde trabalha ou um aplicativo pelo celular”.

Ademais, Daniela também afirma que essa estrutura deve ser bastante ágil, pois o aluno precisa da disponibilização de materiais e do lançamento de suas notas da forma mais imediata possível.

A flexibilidade também é importante porque, apesar de a plataforma ser planejada para que o conteúdo seja disponibilizado de forma estruturada, pode haver contratempos e mudanças no cronograma inicialmente estipulado pelo professor.

No que se refere a parte pedagógica, porém, é importante que a estrutura de uma faculdade digital seja pensada de forma que todas as disciplinas sigam um modelo semelhante, para que os alunos consigam se adequar bem ao ambiente virtual.

Qual a estrutura necessária para um curso online?

Conforme nossa gestora, “um curso online precisa ter uma ferramenta de gestão muito boa, que consiga visualizar as ações dos alunos e dos professores que os acompanham mês a mês. Dessa forma, é possível auxiliar corretamente os acadêmicos que estejam com dificuldades em assimilar o conteúdo apresentado em aula”.

Além disso, a interação em uma disciplina online pode ser feita de várias formas, como fóruns assíncronos e interações síncronas via Teams, onde os professores podem tirar dúvidas, resolver um exercício ou proporcionar um debate sobre um estudo de caso, por exemplo. O material didático (caderno de estudos, conteúdo interativo em HTML, vídeos, tarefas e avaliação final) fica disponível na sala de aula virtual de cada disciplina online.

Os cursos de pós-graduação com vídeos da Unyleya contam com videoaulas gravadas por professores especialistas e disponibilizadas organizadamente em playlists por unidades no ambiente de aprendizagem do aluno, acessíveis em qualquer hora do dia. Quanto à acessibilidade, os conteúdos contam com o Rybená (ferramenta de leitura de texto e libras), com a opção de alteração de tamanho de fonte e cor de fundo.

Por que se trata de um formato interessante?

Estudar online pode ser uma forma muito produtiva, proveitosa e eficiente de adquirir conhecimento. Essa modalidade oferece ao aluno flexibilidade de horários, comodidade, diminuição de custos, praticidade e facilidade de conciliação com outros compromissos.

Conforme nossa especialista, “a disciplina online é interessante por vários motivos. Entre eles podemos destacar a organização do conteúdo pragmático, a disponibilidade de tempo para o discente se organizar, a dispensa da necessidade de espaço físico e preços mais acessíveis, tanto para o aluno quanto para a instituição”.

Vale lembrar que o formato online não se limita apenas aos cursos de graduação e pós-graduação. Afinal, é possível conseguir também um estágio a distância para começar a praticar o que foi aprendido nas aulas de forma prática no mercado de trabalho.

Quais os desafios das disciplinas online e como é possível superá-los?

De acordo com Daniela, “o maior desafio é manter o aluno motivado e presente. É uma busca constante em todas as instituições que trabalham com educação a distância, pois nem todos têm esse perfil mais autônomo”.

Esses desafios, porém, podem ser superados com professores sempre atentos, materiais didáticos de alta qualidade e em formatos diversificados. Além disso, atividades mais criativas e motivadoras na disciplina online, além de encontros síncronos eventuais para o engajamento dos alunos, são essenciais.

Por que a EAD tem se tornado uma tendência forte?

No mundo de hoje, as pessoas estão mais imediatistas e querem tudo da forma mais direta e objetiva possível. Por isso, com as aulas a distância é possível fazer trabalhos acadêmicos, ler livros, tirar dúvidas e até fazer provas em curso de graduação online.

Segundo a gestora do DPC, os alunos, além de estudarem de forma mais cômoda em suas casas, podem intercalar os estudos com alguma interação junto à sua família, mantendo-se mais presente com os filhos, por exemplo.

Como escolher a instituição de ensino ideal?

Uma instituição de ensino (IES) ideal é aquela que preza pela qualidade de seus serviços e se preocupa em atender os seus alunos de forma rápida e satisfatória.

Conforme a especialista, “uma IES ideal oferece uma disciplina online em formatos variados (textos, vídeos, podcasts, animações etc.), pensa na acessibilidade e tem uma secretaria pronta para atender os alunos de maneira ágil e eficaz. Além disso, deve ter diversos cursos disponíveis a qualquer hora e não pode querer vender gato por lebre”.

Quais os diferenciais da Unyleya no ensino online?

Segundo Daniela, o grande diferencial da Unyleya é a velocidade com que lança seus cursos, garantindo a oferta de graduações e pós-graduações sempre alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho.

Outro destaque é não ter que esperar formar uma turma para começar a estudar e poder iniciar um curso no mês que escolher. O aluno também pode fazer mais de um curso em paralelo, se desejar e se tiver disponibilidade e engajamento, visto que não terá horários fixos para estudar.

Metodologia e ensino

Atualmente, a Unyleya conta com mais de 1.800 cursos reconhecidos pelo MEC e tem uma metodologia exclusiva que facilita o aprendizado com apenas uma disciplina online por mês. Ela permite ao aluno estudar e ainda se dedicar às tarefas do seu dia, sem comprometer a qualidade do seu aprendizado.

Com o aprendizado 100% online e em uma plataforma moderna, o aluno tem acesso 24h a todo o material das aulas, fóruns e atividades propostas para a turma, podendo, inclusive, baixar esses materiais e estudar pelo celular. Por meio da plataforma, ele ainda conta com a atenção individual do professor em caso de dúvidas, para ter sua jornada de estudos completa e capaz de formar bons profissionais.

Aproximação ao Ambiente Profissional

Os cursos de Graduação contam com a AAP – Aproximação ao Ambiente Profissional, uma disciplina existente em cada semestre para aproximar o aluno do ambiente profissional, em contato com a experiência real do mercado de trabalho.

Além do grande uso de vídeos nas aulas, os alunos têm acesso também a uma biblioteca com centenas de títulos para contribuir em suas pesquisas, materiais de suporte, atividades interativas e networking com outros alunos, facilitando ainda mais o aprendizado.

A educação a distância (EAD) está se popularizando de forma exponencial, visto que é a maneira mais prática e versátil de seguir estudando. Para começar, não é preciso muito, apenas um computador ou celular conectado à internet e muita vontade de aprender e se especializar.

Tem interesse pela educação a distância e quer começar hoje mesmo? Entre em contato conosco para ajudarmos na sua jornada rumo ao sucesso profissional!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD