Connect with us

Especialize-se

Coaching educacional: saiba mais sobre a área

Conheça um pouco mais sobre o segmento de coaching educacional e una o trabalho com pessoas e oportunidades profissionais ao escolher a sua pós-graduação!

coaching educacional

O coaching educacional é uma excelente área para se especializar. A profissão cresce à medida que qualificação e ensino se tornam estratégias para atingir objetivos pessoais e profissionais — e já oferece ótimas oportunidades em instituições de ensino e empresas.

Na prática, o coach é o responsável por auxiliar as pessoas a definir metas, desenhar estratégias e gerir projetos. Logo, como a maior parte das metas hoje passa pela educação e pelo desenvolvimento de competências, o profissional encontra cada vez mais espaço no mercado de trabalho.

Neste conteúdo, abordaremos o que é o coaching educacional e qual é a sua importância para o mercado. Além disso, indicamos os próximos passos caso você se interesse pela área e queira exercer a função em um futuro próximo. Não deixe de conferir!

O papel do coaching de educação

O coaching é uma área especializada em ajudar as pessoas a definir e alcançar objetivos. No segmento educacional, o trabalho está voltado para as metas de aprendizado e desenvolvimento de competências — que, frequentemente, estão conectadas à carreira e ao crescimento pessoal.

As atividades podem estar direcionadas a indivíduos em particular ou a projetos educacionais. Por exemplo, o tema “disciplina nos estudos” pode ser trabalhado com um aluno em uma sessão de atendimento, mas também dar origem a um evento acadêmico, em que o coach explicará as ferramentas para um grupo de estudantes.

O coaching educacional está muito ligado a oferecer métodos para que as pessoas consigam elaborar planos ou mudem comportamentos. Tais ferramentas são contextualizadas de acordo com o objeto das atividades, se é um coaching jurídico, empresarial, profissional, entre outros.

Do ponto de vista dos alunos, o trabalho está relacionado à tutoria, à orientação para o mercado de trabalho e ao desenvolvimento de competências. Já para os profissionais da educação, é voltado a superar os desafios encontrados na preparação dos estudantes, especialmente os enfrentados pelos professores.

Imagine que um professor deseja melhorar o rendimento dos alunos. Nesse caso, haverá uma série de processos e técnicas para ajudar no planejamento, na execução e na melhoria contínua. Além disso, o coach é um profissional treinado em comunicação e pode ajudar com perguntas, questionamentos e insights a partir do diálogo com o profissional da educação.

A importância do coaching de educação para o mercado

O mercado para o coaching educacional é bastante amplo, pois a maioria dos objetivos pessoais, profissionais e empresariais exige algum tipo de aprendizado. Uma organização que quer atender melhor deve treinar os colaboradores, um aluno que deseja seguir uma profissão precisa se qualificar e assim por diante.

Desenvolver habilidades de terceiros

O desenvolvimento individual é um excelente exemplo de trabalho de coaching educacional. Estudantes, professores, profissionais formados, todos eles necessitam planejar o aprendizado e promover mudanças de comportamento ao perseguirem seus objetivos.

Elaborar projetos educacionais

O auxílio, como mencionado, pode ser coletivo. É o caso da organização de palestras, workshops, seminários, dinâmicas de grupo e outras atividades para que, a partir das ferramentas transmitidas pelo profissional, os participantes promovam melhorias.

Tais projetos crescem bastante com a Pedagogia Empresarial. Cada vez mais, as empresas montam departamentos internos voltados para o ensino dos seus colaboradores, o que amplia a participação de pedagogos e coaches educacionais no segmento.

Ajudar professores e alunos a verem significado nas atividades

Outro objetivo comum no coaching é ajudar a conectar as atividades do dia a dia com o propósito de vida das pessoas. No caso dos professores, isso se torna um gatilho para recuperar a motivação e ver recompensas pelos serviços. Já os alunos, frequentemente, podem ligar o que fazem hoje com os objetivos e sonhos para o futuro, como uma carreira ou profissão.

Melhorar a comunicação e o relacionamento

Uma relação conflituosa entre professor e aluno coloca obstáculos ao aprendizado. O coach, nesse sentido, ajuda os profissionais da educação a compreenderem o perfil das turmas, as dificuldades e os desafios, bem como no planejamento das ações voltadas para uma convivência harmônica e colaborativa entre as partes.

Pelos exemplos apresentados, podemos dizer que o coaching educacional é generalista. Seu papel é acelerar os objetivos educacionais de pessoas e organizações, mas não há uma restrição sobre quais são as metas. É possível buscar competências, remover obstáculos ao aprendizado, buscar motivação e assim por diante.

Não por acaso, o campo de atuação é amplo, sendo possível trabalhar com educação nos mais variados tipos de organização, desde que tenham projetos voltados ao tema. Além disso, embora seja bastante indicada para os professores, não há limite sobre quais formações podem se beneficiar das técnicas. Até porque, o interessado pode fazer uma especialização a fim de desenvolver a própria educação continuada.

A preparação para ser um coach de educação

O trabalho de coach educacional requer o desenvolvimento não apenas de competências técnicas, mas de comportamentos e atitudes. Além de dominar as ferramentas e os conceitos da área, o profissional precisa evoluir em habilidades humanas, para realizar um bom trabalho e ter ótimas oportunidades de mercado.

Comunicar-se bem

A primeira dessas habilidades é a comunicação. As ferramentas são otimizadas quando o profissional tem uma escuta ativa e transmite suas ideias de maneira clara e didática para o atendido. Além disso, muitas atividades são direcionadas a grupos de pessoas, logo, saber falar em público colocará você em uma posição de destaque.

Gerar rapport

O coach também precisa passar segurança e autoridade, de modo a estabelecer vínculos de confiança com os destinatários dos serviços. Essa relação empática é o que chamamos de rapport. Imagine o profissional como um guia, que precisa contar com o engajamento dos atendidos para os resultados aparecerem.

Olhar com empatia

Seguindo a linha anterior, um terceiro atributo é treinar o olhar a partir do ponto de vista dos atendidos, enxergando suas circunstâncias, seus desafios e suas necessidades. Cada atendido é único, e a empatia é fundamental para customizar o serviço e tirar o máximo das pessoas.

Ter inteligência emocional

O profissional também precisa identificar suas emoções e manter o controle por meio da inteligência emocional. Afinal, isso afetará a capacidade de transmitir segurança e gerar uma relação de confiança com os destinatários dos serviços. Logo, influencia a qualidade do atendimento e o resultado.

Desenvolver a criatividade e a capacidade de aprender

Uma última característica importante é ser capaz de inovar, adaptando-se às circunstâncias de cada atendimento ou projeto. O coach precisa sempre buscar novas ferramentas e encontrar aplicações diferenciadas para aquelas que já domina, a fim de ampliar a sua capacidade de lidar com os imprevistos e oferecer soluções aos atendidos.

Lembre-se, nesse sentido, de que ser coach exige preparo, seja durante a atuação em atendimentos, seja na gestão de projetos educacionais nas empresas e instituições de ensino. Afinal, os clientes têm expectativas de crescimento e contam com o auxílio profissional para acelerarem a conquista dos objetivos.

A formação escolhida precisa contemplar tanto as competências técnicas quanto as comportamentais. Além disso, o trabalho é multidisciplinar, envolvendo conhecimentos de Pedagogia, Psicologia, gestão de tempo, entre outros, sem os quais não é possível ter um amplo domínio da profissão.

Sendo assim, uma pós-graduação em coaching educacional é a melhor opção para quem deseja atuar na área. Com a carga horária robusta e os padrões de qualidade da especialização de uma boa IES, você estará qualificado para uma atuação responsável e concorrerá pelas melhores oportunidades nesse segmento de mercado.

Quer saber mais? Acesse a página da Pós-Graduação EAD em Coaching Educacional da Unyleya e confira a metodologia e a grade curricular do curso!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD