Carreiras na Pós
7 sugestões de curso de pós-graduação para a carreira pública
Um cargo público não é algo que vem sem esforço. Os concursos são concorridos e exigem muito tempo de preparação. No entanto, é um equívoco pensar que a aprovação significa nunca mais ter que estudar. Para se manter atualizado e conquistar cargos melhores, cursos como os de pós-graduação para a carreira pública são necessários.
Ainda que o profissional reconheça esse fato, é comum esbarrar em dificuldades como a conciliação da rotina de trabalho com os estudos. Felizmente, para solucionar esse problema, existe a opção de estudar a distância, com horários flexíveis e acesso contínuo aos conteúdos do curso, o que é ideal para quem não dispõe de muito tempo.
A seguir, trouxemos algumas sugestões de pós-graduação para a carreira pública na modalidade EAD. Por isso, acompanhe a nossa lista — afinal, um deles pode ser exatamente o que você precisa!
1. Administração de Recursos Humanos no Setor Público
Essa é uma pós-graduação que proporciona uma visão holística da Administração Pública a nível nacional e global, levando em conta as mudanças pelas quais o setor tem passado.
Com o curso de Administração de Recursos Humanos no Setor Público, que tem duração de 360 horas distribuídas ao longo de 9 meses, o profissional se capacita para ocupar cargos de liderança e ligados às esferas superiores.
Para garantir uma formação completa na área, a matriz curricular conta com disciplinas dos campos da Administração, Direito e Gestão. São elas:
-
Administração Pública Contemporânea;
-
Elaboração e Análise de Políticas Públicas;
-
Desenvolvimento Profissional;
-
Direito Aplicado à Gestão de Pessoas;
-
Direito Administrativo;
-
Planejamento e Gestão Estratégicos;
-
Gestão de Projetos;
-
Gestão Estratégica de Pessoas.
2. Custos no Setor Público
O programa do curso de Custos no Setor Público tem a mesma carga horária (360 horas), mas com duração de 8 meses. É uma formação voltada para a compreensão do planejamento financeiro, orçamentário e patrimonial do setor, da transparência definida pela Lei de Responsabilidade Fiscal e da receita e despesa pública.
Além das disciplinas de Administração Pública Contemporânea e Desenvolvimento Profissional, o curso inclui outras que são direcionadas à área de Finanças, como:
-
Contabilidade Pública;
-
Custos no Setor Público e Planejamento;
-
Orçamento Público.
Por fim, existem as matérias Controladoria Governamental e Lei de Responsabilidade Fiscal, que completam o currículo.
3. Direito Administrativo
A pós-graduação em Direito Administrativo é só um pouco mais longa, com 10 meses de duração, embora mantenha a carga horária de 360 horas. Nesse curso, o profissional aprofunda os seus conhecimentos na área, visando atender às demandas do Estado em suas várias esferas sociais, assim como ocupar cargos relacionados ao Direito na carreira pública.
Para tanto, a grade curricular contempla as disciplinas de:
-
Atos Administrativos;
-
Bens e Atribuições do Estado;
-
Direito Administrativo e Garantias Constitucionais;
-
Licitações e Contratos Administrativos, Intervenção do Estado na Propriedade;
-
Responsabilidade Civil do Estado;
-
Administração Pública Direta e Indireta;
-
Problemas Atuais de Teoria Geral do Estado;
-
Servidor Público, Processo e Procedimento Administrativo.
4. Economia do Setor Público
Esse curso é voltado para as transformações e tendências da Economia do Setor Público. Logo, o profissional passa a compreender como se dá a gestão financeira, orçamentária e patrimonial, além da legislação relacionada à gestão fiscal e da elaboração de políticas públicas nas esferas governamentais. A duração é igual à do curso de Custos no Setor Público — 360 horas ao longo de 8 meses.
A formação inclui as disciplinas de:
-
Desenvolvimento Profissional;
-
Gestão Estratégica da Despesa no Setor Público;
-
Elaboração e Análise de Políticas Públicas;
-
Escolha Pública;
-
Microeconomia;
-
Macroeconomia;
-
Economia Brasileira Contemporânea.
5. Gestão Financeira e Orçamentária em Organizações Públicas
O programa desse curso amplia a visão do profissional em relação à Administração Pública e suas transformações nos últimos anos. Assim, o egresso é um especialista capaz de ocupar cargos de gestão e assessoramento. A pós-graduação em Gestão Financeira e Orçamentária em Organizações Públicas se estende por 9 meses, com carga horária de 360 horas.
A grade curricular é bem abrangente, com disciplinas que contemplam diversos campos. São elas:
-
Direito Administrativo;
-
Economia do Setor Público;
-
Planejamento e Gestão Estratégicos;
-
Gestão Estratégica da Despesa;
-
Gestão de Projetos;
-
Elaboração e Análise de Políticas Públicas;
-
Desenvolvimento Profissional;
-
Administração Pública Contemporânea.
6. Gestão de Organizações do Poder Judiciário e do Ministério Público
O curso tem a mesma duração que o anterior — 360 horas distribuídas ao longo de 9 meses. O seu objetivo também é similar, ou seja, aperfeiçoar a visão do profissional no que se refere à Administração Pública e suas atividades. No entanto, o curso de Gestão de Organizações do Poder Judiciário e do Ministério Público tem um foco maior justamente nesse setor.
Os conteúdos da estrutura curricular refletem esse foco, com as matérias de:
-
Direito Administrativo;
-
Gestão de Organizações do Poder Judiciário e do Ministério Público;
-
Poder Judiciário (Funcionamento e Peculiaridades);
-
Planejamento e Gestão Estratégicos;
-
Gestão de Projetos no Setor Público;
-
Elaboração e Análise de Políticas Públicas.
7. Planejamento e Orçamento Público
A pós-graduação em Planejamento e Orçamento Público prepara o profissional para atuar de forma estratégica na gestão patrimonial, financeira e orçamentária da esfera governamental. Para isso, ele aprende como funciona a prestação de contas e a gestão da economia no setor público, entre outros conceitos. O programa também tem carga horária de 360 horas, durante 9 meses.
A formação envolve os conteúdos como:
-
Economia do Setor Público;
-
Execução do PPA (Plano Plurianual) e dos Orçamentos Anuais;
-
Lei de Responsabilidade Fiscal;
-
Fase Legislativa dos Instrumentos de Planejamento e Orçamento;
-
Controle e Fiscalização da Execução Orçamentária e Financeira;
-
Elaboração dos Instrumentos de Planejamento e Orçamento;
-
Elaboração e Análise de Políticas Públicas.
Além dos que citamos, existem muitos outros cursos de pós-graduação para a carreira pública que podem contribuir imensamente para a sua vida profissional. Apenas certifique-se de escolher uma instituição de ensino que ofereça cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação e que tenha uma boa reputação no mercado. Afinal, você não quer apenas um certificado, mas sim uma formação de qualidade.
Ficou interessado nas nossas sugestões? Entre em contato com a Faculdade Unyleya e saiba mais sobre os nossos cursos de pós-graduação para a carreira pública!