Connect with us

Carreiras na Pós

Medicina Aeroespacial: veja como se tornar um especialista da área

medicina aeroespacial

A pós-graduação para profissionais da área da saúde tem um grande potencial de direcionar toda a carreira e apresentar novos caminhos. Esse é o caso da Medicina Aeroespacial, uma especialização bastante interessante para quem busca explorar uma área do futuro.

Essa especialidade foi criada no ano de 2019, a partir da Resolução CFM Nº 2.221/2018, do Conselho Federal de Medicina (CFM). Com isso, foi criada uma área dedicada aos cuidados com o bem-estar de pacientes que passam por viagens ou acidentes aéreos.

Neste post, vamos falar mais sobre essa especialidade e mostrar como é possível realizar essa pós-graduação em Medicina. Acompanhe e saiba mais!

O que é Medicina Aeroespacial?

Viagens aéreas e que destinam os passageiros para o espaço podem provocar reações diversas no corpo e na mente. Por essa razão, é fundamental ter um cuidado preventivo e agir no tratamento de doenças que podem ser causadas por conta desse tipo de transporte.

Sendo assim, a Medicina Aeroespacial é uma área que cuida da saúde de pacientes envolvidos com o transporte aéreo, como pilotos de avião, comissários de bordo e passageiros. Ela também trata dos cuidados especiais com o bem-estar de pessoas que passarão por missões espaciais.

Desse modo, esse é um campo bastante diferenciado e que não conta com tantos profissionais em atuação no momento. Por conta disso, torna-se também uma especialidade interessante para quem busca uma oportunidade promissora e destaque na carreira.

A Medicina Aeroespacial também tem como um de seus principais objetivos garantir o resgate de vítimas de acidentes de aviões, helicópteros e, até mesmo, carros em lugares distantes e desastres naturais. Por isso, também é uma profissão que requer disponibilidade para viagens e atuação em serviços aéreos, a fim de garantir a prontidão dos primeiros socorros nos casos de emergência.

Outro dos principais papéis da Medicina Aeroespacial é estudar as particularidades da saúde humana em viagens espaciais. Nesse tipo de missão, é preciso que os tripulantes passem por uma preparação física e mental muito restrita, a fim de garantir o bem-estar antes, durante e após a experiência.

Os médicos que atuam na área Aeroespacial participam dessa preparação e, inclusive, de pesquisas na área de Fisiologia, Psiquiatria e vários outros campos importantes para estudar as diferentes reações que o corpo pode ter em missões para o espaço.

Qual a sua importância?

A importância dessa profissão é perceptível ao observar do que se trata a especialidade e quais as suas principais atuações. Afinal, trata-se de um campo que atua tanto com cuidados preventivos quanto com o atendimento de emergência de pacientes acidentados.

Vale destacar ainda que, em casos de acidentes em veículos automotivos, assim como aqueles causados por desastres naturais, a agilidade nos primeiros socorros é crucial para a sobrevivência das vítimas. Tendo em vista que esse é um dos principais papéis da Medicina Aeroespacial, a importância dessa especialidade é ainda maior.

Sendo assim, é possível visualizar a área de Medicina Aeroespacial como uma das mais necessárias para garantir a saúde humana no desenvolvimento tecnológico, quando o assunto são viagens espaciais.

Além disso, não se pode deixar de lado a sua grande relevância na prevenção de doenças em profissionais que lidam com o transporte aéreo, assim como no resgate e no socorro de vítimas em acidentes envolvendo o transporte aéreo e/ou rodoviário.

Quais as áreas de atuação?

Considerando que essa é uma área da Medicina tão recente, será que já tem espaço no mercado para os profissionais médicos especializados em Aeroespacial? A resposta é: sim! Além disso, é preciso considerar que existem diversos espaços para exercer essas funções.

Dentre os principais locais em que um médico aeroespacial atua, é possível citar:

  • companhias aéreas;
  • agências espaciais;
  • reguladores de aviação;
  • seguradoras;
  • pesquisa acadêmica;
  • serviços de tráfego aéreo.

Como se tornar especialista nessa área?

Tendo em vista a importância dessa especialidade da Medicina, os estudos contínuos são fundamentais para qualquer pessoa que deseja seguir nessa área. Afinal, trata-se de um campo que se atualiza constantemente e com diversas descobertas recentes. Desse modo, é fundamental continuar com os aprendizados.

Para se tornar um médico especialista em Aeroespacial, é possível realizar uma pós-graduação. Dessa maneira, após a conclusão da graduação em Medicina, com o diploma em mãos, o profissional pode dar início aos seus estudos específicos.

Ao longo do curso, os médicos têm contato com treinamentos de voo, estudo de doenças frequentes em pessoas que passam por viagens aéreas no dia a dia, infecções contagiosas que podem ocorrer em voos, entre vários outros conteúdos relevantes para essa profissão.

Vale a pena fazer uma pós-graduação?

Se o seu objetivo é trabalhar com Medicina Aeroespacial, é preciso saber que só é possível seguir essa carreira com uma pós-graduação na área. A boa notícia é que você consegue encontrar opções práticas de cursos à distância para manter os estudos em dia.

Além disso, vale destacar que a pós-graduação em Medicina Aeroespacial é exclusiva para profissionais já graduados em Medicina. Por esse motivo, a apresentação do diploma é fundamental para a realização da matrícula.

Essa especialização tem duração de 480 horas, que podem ser realizadas no intervalo de 12 meses. Ao longo dessa pós em Saúde, os alunos terão contato com disciplinas, como:

  • Comorbidades e Ambiente Aeroespacial;
  • Comportamento do Rendimento Físico em Condições Especiais;
  • Condições Clínicas e Cirúrgicas em Ambiente Aeroespacial;
  • Doenças Infectocontagiosas na Aviação;
  • Medicina e Fisiologia Espacial;
  • Perícia Médica em Aviação;
  • Psicologia Espacial;
  • Segurança de Voo;
  • Transporte Aéreo de Pacientes;
  • entre outras.

Na UnyleyaMED, você tem a oportunidade de atualizar os seus conhecimentos de forma totalmente digital, por meio dos nossos cursos de pós-graduação 100% online. Além disso, conta com professores especialistas na área, que atuam tanto em território nacional quanto no exterior.

Desse modo, é possível ter contato com materiais e aulas atualizadas, em um formato de ensino moderno. Ou seja, tudo a ver com a proposta inovadora da especialidade e com toda a praticidade necessária para organizar a rotina para os estudos da pós.

Gostou da área de Medicina Aeroespacial? Como visto, apesar de recente, trata-se de um campo que tem uma grande relevância entre as pessoas, principalmente na área da Saúde. Por esse motivo, vale a pena procurar uma pós-graduação para se especializar.

Quer saber mais sobre o curso de pós-graduação em Medicina Aeroespacial da UnyleyaMED? Então venha com a gente e saiba como se matricular!

5/5 - (2 votes)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD