Connect with us

Inicie Sua Carreira

Quer saber como ler mais? Confira estas 8 dicas!

Como ler mais

A leitura nos transporta para um outro universo, instigando nossa imaginação e criatividade. Além disso, melhora nosso raciocínio lógico e concentração, trazendo benefícios para o desempenho acadêmico. Traz ganhos ainda para que a gente aprenda a escrever melhor, aperfeiçoando o vocabulário. Diante disso tudo, surge a questão: como ler mais?

Se quiser aproveitar todos os benefícios que o mundo literário proporciona, é preciso ter o compromisso de ler bastante. Mas como fazer disso um hábito? Como ter mais interesse pelos livros?

Para ajudar a resolver essas questões, preparamos um post com 8 dicas para que você consiga melhorar seu rendimento com a leitura. Acompanhe!

1. Leve seu livro para qualquer lugar

Uma reclamação de muitas pessoas que querem saber como ler mais é a falta de tempo para se debruçar sobre o livro. De fato, quem precisa conciliar trabalho e estudo fica com o dia corrido para parar e fazer uma leitura.

Então, comece a usar a estratégia de aproveitar qualquer tempinho que sobra para isso. Como? Levando seu livro com você. Assim, ao esperar o ônibus ou naquele intervalo que você terminou o almoço e ainda não voltou a trabalhar, dá para ler algumas páginas. Está na sala de espera do dentista ou na fila da lotérica? Bora pegar o livro e ler mais um pouquinho.

Ter o hábito da leitura antes de dormir também pode ser uma boa ideia, pois o ambiente está silencioso, além do fato de o livro ajudar você a relaxar e ter um sono mais tranquilo.

Pode parecer que esses pequenos intervalos sejam curtos, mas, quando menos você percebe, já terminou um capítulo ou o livro inteiro. Sem contar que seu cérebro acaba ficando mais ágil em acompanhar as páginas, o que também vai contribuir para que você leia mais em menos tempo.

2. Tenha uma lista do que gostaria de ler

Quer descobrir como ler mais, mas nem sabe quais obras gostaria de ler? Então é preciso, em primeiro lugar, fazer uma lista dos títulos do seu interesse. Aqui vale pesquisar os lançamentos do seu autor preferido, acompanhar resenhas de novas publicações ou buscar indicações de amigos e de professores. Pense também em seguir perfis de gente que é apaixonado por leitura e pode dar boas sugestões.

Dessa forma, você reúne os livros que tem vontade de ler e pode até mesmo ordená-los para, assim que terminar um, já começar outro.

3. Diversifique as formas de leitura

Está difícil incorporar o hábito da leitura na sua rotina? É importante que o livro seja, em primeiro lugar, atrativo para você. Mas se, mesmo assim, é complicado manter a concentração, diversifique as formas de ler.

Uma dica é tentar os audiolivros, que permitem que você só escute o que está sendo lido. É uma estratégia para se interessar por um gênero literário ou autor e ficar curioso para acompanhar novos livros no formato tradicional ou ebook (que acaba tendo um valor mais em conta).

4. Marque trechos importantes

Para prender sua atenção na hora da leitura, a dica é procurar por trechos interessantes e destacá-los com um marca-texto ou com um post-it. Além de ser uma tática para quem quer saber como ler mais, você acaba criando o hábito de buscar por frases de impacto, tornando esse momento mais interessante.

Além de fazer as marcações, você pode ter um caderno que acompanhe as leituras, onde pode fazer anotações e resumos sobre o que foi lido, ou seja, um baita exercício de interpretação de texto.

5. Compartilhe o que aprendeu

A leitura é um momento prazeroso! Então, não precisa guardar tudo o que leu só para você. Que tal compartilhar suas impressões sobre uma obra literária com outras pessoas? Dá para fazer posts regulares nas redes sociais ou até ter um grupo de leitura com seus amigos.

É uma forma de transmitir conhecimento e de debater sobre o que foi lido, estimulando, assim, a troca de ideias.

6. Comprometa-se com outras pessoas

Falando em grupo de leitura, um jeito de ler mais é se comprometer com essas pessoas. Vocês podem se reunir pelo WhatsApp, elencar qual será o livro que todos vão acompanhar e determinar um prazo para terminar.

É uma maneira de se dedicar à obra, planejando-se para ler um pouco por dia e finalizar no prazo. É também uma dica que vai trazer mais motivação para a leitura.

Se não der para formar um grupo, comprometa-se com um amigo de cada um ler um livro no mesmo prazo e depois trocar a leitura. Ao final, vocês podem discutir sobre o que acharam dos títulos e ficar mais inspirados para as próximas histórias.

7. Estabeleça metas

Muita gente deve estar pensando: mas a leitura não pode ser algo impositivo, com prazos para terminar. De fato, deve ser uma atividade leve e prazerosa. No entanto, a nossa rotina costuma ser bastante corrida e, facilmente, colocamos outras obrigações e compromissos no lugar de ler um livro.

Nesse cenário, uma tática que pode trazer resultado é, justamente, se desafiar, estabelecendo algumas metas. Desse modo, determine que vai ler uma certa quantidade de livros por semestre ou uma quantidade de capítulos por semana.

8. Comece a visitar sebos

A última dica é para quem fala que lê pouco porque os livros são caros. Bom, aqui a saída para aproveitar os benefícios da leitura é se inscrever na biblioteca da sua cidade ou buscar sebos, que comercializam livros usados (alguns até seminovos) a um preço mais baixo. O legal é que você pode fazer essas compras online, adquirindo obras de qualidade, em bom estado e a um custo menor.

O que achou das nossas dicas de como ler mais? Se você não tem esse hábito, comece devagar. Aos poucos, você se acostuma e pode aproveitar todos os benefícios que uma boa leitura proporciona. Aliás, saiba que os leitores assíduos têm mais facilidade para estudar e escrevem melhor!

Ficou interessado em começar a ler mais? Que tal fazer parte de um clube do livro para ter acesso a vários títulos de forma fácil? Conheça o Clube do Livro da Unyleya, que é totalmente digital!

5/5 - (1 vote)
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD