Inicie Sua Carreira

Escolher a faculdade presencial ou EAD? Veja aqui!

É melhor escolher a faculdade presencial ou EAD? Entenda para quem os cursos são indicados e conquiste o seu diploma!

escolher faculdade presencial ou ead

Escolher a faculdade presencial ou EAD nem sempre é fácil. A graduação faz a média salarial sair de “R$2.138 no ensino médio para R$5.639 com o diploma”, segundo o IBGE no 2º trimestre de 2023. Contudo, para alcançar o sucesso profissional, também é importante encontrar o curso mais indicado para o seu perfil.

No presencial, você terá, no mínimo, 60% das aulas realizadas em sala de aula. No EAD, o estudo acontece em ambiente virtual de aprendizado, com acesso ao conteúdo pela internet.

Logo abaixo, você entenderá como escolher a faculdade presencial ou EAD, assim como acertar na decisão da metodologia do curso. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Defina a instituição de ensino

Fazer uma boa graduação ajuda a aprender e conquistar reconhecimento no mercado de trabalho. Por isso, é importante comparar as instituições de ensino em diversos aspectos.

Infraestrutura

A faculdade precisa ter uma boa estrutura física ou digital. Nos lugares físicos, os laboratórios, as bibliotecas e as salas de aula são os mais importantes.

No EAD, fique atento à disponibilidade de plataformas, à existência de aplicativos e à presença de professores online para facilitar o estudo nas disciplinas escolhidas.

Autorização do MEC

Os cursos de graduação precisam da autorização do MEC para funcionar no Brasil. Além disso, as graduações presenciais e EAD passam por avaliações periódicas da qualidade do ensino, principalmente com o ENADE.

Reputação da instituição

A reputação é um critério importante. Quantidade de alunos, recomendações dos formados e avaliações do MEC são exemplos de pesquisa para entender como está a imagem da instituição.

Capacitação do corpo docente

As especializações, mestrado e doutorado são títulos importantes na docência superior. Por isso, fique atento à presença de profissionais altamente qualificados na hora de buscar a sua graduação.

Qualidade do serviço

O atendimento, serviços de secretaria e apoio ao aluno também contribuem para sua experiência. Uma dica é consultar a reputação da empresa no Reclame Aqui, entendendo como é o tratamento do aluno enquanto consumidor.

Considere as suas necessidades para escolher a faculdade presencial ou EAD

Escolher a faculdade presencial ou EAD gera dúvidas porque há muitas opções. Considere as suas expectativas profissionais e áreas de interesse para uma decisão adequada.

Verifique o tipo de perfil

Um bom começo é entender quais grupos de disciplinas você melhor se encaixa. Embora não seja a única escolha, o interesse pelas matérias de humanas, exatas ou biológicas é um forte indicativo.

Analise o curso de graduação

Outro cuidado é conciliar gosto com oportunidades profissionais. Pesquise sobre salários médios, empregabilidade, média de horas trabalhadas e funções exercidas para entender se você se encaixa com as carreiras do seu curso.

Verifique o método de ensino

O método de ensino também é importante. Existe o modelo de divisão por semestre, assim como outros casos em que você estuda uma matéria completa por vez. Além disso, o estudo pode ser sincrônico, exigindo a sua presença na hora da aula, ou assincrônico, em que você pode estudar nos horários que deseja.

Conheça as vantagens dos cursos presenciais e EAD

Em relação à opção pela modalidade de ensino, ambas apresentam vantagens. Por isso, a decisão depende do perfil de cada pessoa.

No presencial, você encontrará os seguintes benefícios:

• criar a rotina de frequentar as aulas nos mesmos horários;
  • ter mais proximidade com colegas e professores nas aulas;
  • realizar as faculdades que só podem ser feitas presencialmente;
  • manter a forma de estudar do ensino médio.

A educação a distância, por sua vez, potencializa os seguintes aspectos:

• flexibilidade para organizar os horários e dias de estudo;
  • conciliar o aprendizado com outras responsabilidades, como trabalho e família;
  • custo-benefício com mensalidades mais acessíveis;
  • aprendizado com a teoria aplicada logo após o estudo das tarefas;
  • variedade de opções de curso superior;
  • apoio de profissionais online para solucionar dúvidas e facilitar o aprendizado.

Ao escolher a faculdade presencial ou EAD, lembre-se que a educação a distância já está muito bem estabelecida. É possível escolher a graduação que melhor se adequa às suas necessidades, uma vez que os diplomas são idênticos em processos seletivos de empresas e concursos públicos.

Para tomar uma decisão adequada, confira o conteúdo “Vale a pena fazer faculdade para carreira? Veja aqui!” e entenda a importância do curso superior!