Connect with us

Inicie Sua Carreira

Gestão de TI: qual o seu foco e por que vale a pena investir nessa formação?

gestão de ti
Tempo de Leitura: 4 minutos

Os processos e procedimentos das empresas estão cada vez mais automatizados, visto que o uso da tecnologia permite uma maior facilidade e segurança ao fazer negócios e proteger dados importantes. Por isso, as profissões ligadas a esse meio estão em constante crescimento.

Um profissional bastante requisitado pelas organizações é o gestor de TI. Isso ocorre porque é ele quem vai gerir e administrar os recursos físicos e humanos da área de tecnologia. Neste post, você vai descobrir o que é gestão de TI, qual seu foco de atuação e por que investir nessa carreira é um bom negócio. Continue a leitura e confira!

O que é gestão de TI?

A gestão da Tecnologia da Informação, ou apenas gestão de TI, é uma área ligada à informática, gestão de pessoas e recursos e até mesmo às estratégias de negócios. Ela é formada por 3 pilares fundamentais: pessoas, ferramentas e processos. Veja a seguir mais detalhes sobre cada um deles:

  • pessoas: têm a função de executar tarefas de acordo com a sua especialidade e necessidades da empresa;
  • ferramentas: bons equipamentos são necessários para o aumento da produtividade e o aprimoramento dos processos;
  • procedimentos: deverão ser padronizados para que as ferramentas sejam bem utilizadas — por isso, é de responsabilidade da gestão de TI garantir a aplicação de boas técnicas para corrigir falhas e otimizar processos.

Essa carreira não se limita ao TI, pois busca aperfeiçoar os processos e corrigir falhas em diversos setores da empresa. Dentro do cenário atual, o gestor de TI deve controlar, armazenar e disponibilizar as informações acessadas em todos os sistemas usados pela empresa.

Qual é a diferença em relação à governança de TI?

A governança de TI tem uma visão macro dos negócios e está ligada às estratégias para alcançar os objetivos da empresa. Já a gestão de TI controla as informações de pessoas físicas ou jurídicas por meio da tecnologia, trazendo mais praticidade ao dia a dia da organização.

Esses dois conceitos são bem parecidos. Contudo, para saber diferenciá-los, é só entender que a governança está ligada ao planejamento e elaboração de estratégias, e a gestão tem a função de controlar e gerenciar essas políticas operacionais no dia a dia da empresa.

Qual é o seu foco de atuação?

A função de um gestor de TI é gerir a sua equipe para que eles fiquem cada vez mais motivados e produtivos. Contudo, existem diversos outros desafios que o profissional formado nessa área encontra em seu cotidiano.

Dentre elas, podemos destacar os seguintes:

  • usar a tecnologia da informação alinhada aos objetivos da empresa; 
  • priorizar o uso de recursos mais sustentáveis;
  • saber o momento de investir em treinamentos para aumentar a eficiência da sua equipe;
  • atualizar o inventário de TI;
  • prever problemas técnicos e elaborar estratégias para evitar que eles aconteçam;
  • controle do bancos de dados e monitoramento da segurança da empresa; 
  • orçamentos e negociações para a aquisição de ferramentas, a fim de otimizar os serviços de sua equipe;
  • providenciar o suporte técnico e administrar os processos ligados à área de TI;
  • motivar e dar liberdade para que os membros da sua equipe de TI possam contribuir com ideias e ajudar no crescimento do negócio;
  • pensar em estratégias para evitar perdas de dados e informações importantes da organização e estar sempre atento aos riscos e vulnerabilidades da empresa;
  • criar um planejamento estratégico na área de TI.

Em suma, o gestor de TI atuará em processos decisórios, buscando sempre a otimização de processos e o aumento da produtividade sem aumentar os custos. Além disso, esse profissional deve estar preparado para enfrentar as adversidades que podem surgir em seu cotidiano.

Quais as principais competências de um bom gestor de TI?

O gestor de TI, como o nome sugere, é o profissional que lidera e gerencia uma equipe de TI com o objetivo de buscar soluções e inovações para o crescimento da empresa. Para isso, ele precisa ter conhecimentos além da informática, como rotinas administrativas, visão ampla e estratégica de negócio, marketing e gestão de pessoas.

Além disso, tomar decisões importantes faz parte do cotidiano desses profissionais. Por isso, é fundamental ter uma boa capacidade de liderança e saber identificar novas oportunidades para o crescimento do negócio.

Ter uma visão empreendedora e habilidade de negociação são diferenciais importantes para a carreira de gestor de TI. Pois apenas com essas qualidades esse profissional consegue ser capaz de gerir os recursos de infraestrutura e de pessoas em ambientes informatizados de forma mais eficiente e satisfatória.

Vale a pena investir nessa formação?

A área da Tecnologia da Informação oferece uma carreira promissora tanto no setor público, quanto no privado. Contudo, esse setor demanda profissionais bem capacitados, sendo cada vez mais essencial investir em cursos e especializações na área de gestão de TI.

Além disso, ela oferece bons salários aos seus profissionais, principalmente pela falta de mão de obra especializada. De acordo com o portal Salário, a remuneração média desse profissional é de R$ 4.189,00. A formação mais comum é em Informática. 

Gestão de TI é um dos principais agentes de inovação de uma empresa, visto que esse profissional tem a função de criar e implementar estratégias para o crescimento do seu negócio. Além de liderar e gerenciar a sua equipe para melhorar a comunicação interna, favorecendo a eficiência e a produtividade.

Em virtude das oportunidades que o setor da tecnologia oferece, muitas pessoas estão buscando uma formação nessa área. Contudo, os profissionais qualificados ainda são muito escassos e as oportunidades de ingressar nessa área não param de crescer. 

A Unyleya oferece mais de 1.800 cursos de Pós-Graduação a Distância e 27 de Graduação com a qualidade reconhecida pelo MEC. Além disso, temos uma tecnologia única que proporciona a melhor experiência EAD do Brasil, com atenção individual dos professores.

Quer saber mais sobre a gestão de TI? Tem ainda alguma dúvida sobre as informações apresentadas aqui? Então entre em contato conosco para podermos ajudar você a investir nessa formação e alavancar ainda mais a sua carreira! 


Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.