Connect with us

Inicie Sua Carreira

Conheça a carreira do gestor público

Quer ter a qualificação adequada para atuar na administração municipal, estadual ou federal? Descubra aqui como se tornar um gestor público!

gestor público

Os diferentes órgãos das esferas federal, estadual e municipal precisam funcionar como empresas, respeitando, é claro, as particularidades do serviço público. São estruturas que têm regras e legislações para serem seguidas, contam com um orçamento enxuto e devem prezar pela eficiência e qualidade. Nesse sentido, ganha destaque o papel do gestor público.

Isso mesmo! Estamos falando de uma carreira muito valorizada no mercado e que faz a diferença nos serviços prestados à população. É um profissional que encontra espaço ainda em organizações privadas que tenham alguma ligação com o setor público, na assessoria para políticos e no terceiro setor.

Está curioso para entender melhor como funciona a Gestão Pública e qual caminho trilhar para ter sucesso na área? Continue a leitura e comece a se programar para dar o passo inicial nessa carreira promissora!

Quais são as atribuições de um gestor público?

Para garantir boa produtividade e uso racional de recursos nos serviços prestados à população, é necessário que as instituições municipais, estaduais e federais contem com um profissional que conheça as características do setor. Assim, elas entregam um trabalho de qualidade: é aí que entra o gestor público.

É quem vai atuar não somente junto ao planejamento e à implementação de políticas públicas, mas também no acompanhamento da rotina administrativa dos órgãos públicos, resolvendo problemas e analisando cenários em busca de soluções.

O objetivo é que ele gerencie com eficiência os órgãos governamentais, atuando na realização de negociações e na liderança de equipes. Ele também realiza o planejamento e a coordenação de atividades de departamentos variados, como Financeiro, Operações, Compras, Marketing, Recursos Humanos e outros. Assim, pode fazer a gestão em diferentes setores, como:

  • educação;
  • saúde;
  • transporte;
  • habitação;
  • assistência social;
  • cultura;
  • esporte;
  • segurança.

Iniciativa privada

O gestor público também vai gerenciar a área de licitação, fazer a análise de contratos e atuar em outros processos administrativos nas organizações privadas que prestam serviço para órgãos públicos.

Onde esse profissional pode trabalhar?

A carreira em Gestão Pública é direcionada para trabalhar em órgãos dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em âmbito municipal, estadual e federal. Há ainda espaço em autarquias e em fundações.

Dessa maneira, o gestor presta concurso público para ingressar nesses órgãos. Aqui é a carreira com que muita gente sonha, com altos salários e estabilidade. Aliás, ter a formação nessa área é interessante em dois sentidos:

  • para quem quer alcançar as primeiras posições nos concursos, pois terá o conhecimento exigido nos exames;
  • para quem já é concursado e busca aperfeiçoar conhecimentos e habilidades visando alcançar posições de gestão ou gratificação por titularidade.

Mas não é só na administração pública que esse profissional pode trabalhar. Há oportunidades para quem quer fazer parte de empresas privadas ou prestar consultoria sobre questões específicas da esfera pública.

Por exemplo: construtoras, concessionárias de rodovias ou outras companhias que vão participar de licitação ou prestar serviço a esses órgãos precisa ter alguém especializado para conduzir os processos da forma adequada.

Quem tiver interesse pode ainda prestar assessoria a políticos, como prefeitos, vereadores e deputados, seja na campanha, seja depois de eleitos, auxiliando na elaboração de propostas e de projetos.

Por último, temos que citar ainda o trabalho em ONGs (Organizações Não Governamentais) e em outras organizações sociais, fazendo o contato com o serviço público e empresas. Dessa forma, o profissional articula políticas e busca recursos para grupos em vulnerabilidade social.

Como é o mercado de trabalho no Brasil

As instituições da administração pública trabalham de acordo com a legislação de cada área, têm um orçamento apertado e precisam prestar conta de todas as atividades. É necessário, assim, ter qualidade e transparência em todos os processos.

Dessa forma, há cada vez mais a necessidade de o setor público contar com pessoas que tenham os conhecimentos e as competências específicos para o dia a dia e a exigência do setor, como o gestor público.

Outra questão que faz com que esse mercado esteja aquecido é o crescimento das cidades e a necessidade de criar mais unidades de serviços para a população, exigindo estratégia na elaboração e na implementação de políticas.

Na parte de consultoria, por exemplo, o gestor público (que não precisa ser concursado) pode atuar para ajudar na tomada de decisão nas organizações.

Média salarial da área

O salário para quem quer direcionar a carreira para essa área é bastante atrativo: segundo o site Salário, que reúne informações do CAGED (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados) e eSocial, a média salarial para o gestor público é de R$ 4.131,81.

Como ser um gestor público?

Gostou de saber o que faz esse profissional? Quer descobrir como seguir essa carreira? É simples: basta fazer a graduação em Gestão Pública, um curso Tecnólogo, que dura 2 anos.

Em apenas 4 semestres, você obtém o diploma de ensino superior e pode aproveitar todas as oportunidades da área. A matriz curricular é bastante abrangente e aborda a parte prática do trabalho de gestão na administração pública. Desse modo, entre as matérias do curso superior, estão:

  • Fundamentos de Contabilidade;
  • Fundamentos de Marketing;
  • Fundamentos de Direito;
  • Fundamentos da Administração Pública Brasileira;
  • Fundamentos de Políticas Públicas;
  • Economia do Setor Público;
  • Gestão de Projetos;
  • Direito Administrativo;
  • Gestão Estratégica Governamental;
  • Finanças Públicas e Orçamentárias Brasileiras;
  • Administração de Materiais e Patrimônio Público;
  • Licitações, Pregões e Contratos.

Curso 100% digital

Há ainda a vantagem de cursar a graduação EAD, por meio de plataforma e aplicativo que ficam disponíveis 24 horas por dia. Dessa maneira, você é quem elabora a rotina e o cronograma de estudos, podendo estudar com tranquilidade, no seu tempo. Em caso de dúvidas, tem todo o acompanhamento dos professores para que possa assimilar bem todo o conteúdo.

E fique sossegado quanto ao formato 100% digital, pois o curso conta com uma grade curricular atualizada quanto às tendências da área, e o diploma é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Busca um segmento com alta demanda por profissionais especializados? Invista na carreira de gestor público: o curso de Tecnólogo é de curta duração e online, permitindo que você tenha uma formação de qualidade com toda a flexibilidade para estudar.

E aí? Gostou de acompanhar esta dica para dar um impulso na sua vida profissional? Fique por dentro de outras áreas que são tendência: assine a nossa newsletter e confira nossas novidades!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD