Inicie Sua Carreira
Perfil de liderança: quais são os principais?
No universo corporativo, sempre haverá a figura de um líder em meio aos demais colaboradores de uma equipe. No entanto, muito se engana quem pensa que todos os líderes são iguais: convictos, firmes e com facilidade para dialogar. Embora essas sejam sim características de um bom líder, o perfil de liderança é bem mais amplo, podendo incluir alguém com amplo domínio da função, porém mais discreto na fala, por exemplo.
Ao longo da sua carreira, você provavelmente encontrará todos esses perfis ao lidar com os desafios do mercado de trabalho por aí. O autoconhecimento e a inteligência emocional são aspectos-chave para trabalhar não só com os líderes, mas, também, com todo o restante do time de colaboradores de uma empresa.
Falaremos melhor disso no post. Continue a leitura e veja como identificar um líder de sucesso!
Quais são os perfis de liderança existentes?
Sem dúvida, conhecer o perfil de liderança dos colaboradores de uma instituição auxilia bastante no rendimento da empresa e na divisão das tarefas. Afinal, pessoas com determinadas habilidades podem se encaixar melhor em determinados setores. Essa subdivisão também existe quando se trata de liderança de equipes.
Em linhas gerais, podemos dizer que os líderes são aquelas pessoas que conseguem inspirar, mobilizar e guiar outros colegas de trabalho em prol de um mesmo objetivo específico. As maneiras como eles fazem isso, contudo, podem se diferenciar de líder para líder. Vejamos então os perfis mais conhecidos.
Democrático
É o líder clássico, aquele para quem o diálogo é a chave de um bom processo organizacional em qualquer profissão. Colaboradores com esse perfil de liderança estão sempre dispostos a conversar sobre qualquer assunto que envolva a empresa, ouvindo os diversos lados da história. Além disso, buscam encontrar uma solução que favoreça a todos da melhor maneira possível.
Autoritário
Como o próprio nome indica, o líder autoritário tem mais “pulso firme” do que o líder democrático, por exemplo. No entanto, essa personalidade mais forte pode gerar atritos no grupo. O ideal, nesse caso, é que líderes com perfil autoritário coordenem equipes que estejam totalmente alinhadas com ele.
Empreendedor
Empreender é a palavra de ordem para líderes criativos e inovadores, que adoram desafios e os enxergam como oportunidades de crescimento para a empresa.
Com eles, “não tem tempo ruim”. O ponto negativo, por sua vez, é que o líder empreendedor tende a arriscar sem ter um planejamento estratégico 100% definido. Então, é importante que eles trabalhem junto a líderes mais céticos para encontrar esse equilíbrio.
Inspirador
Líderes inspiradores são aqueles que não podem faltar na sua equipe! Assim, quando todos estiverem cabisbaixos com algum projeto que não trouxe o resultado esperado, ele estará lá pronto para inspirar a equipe a levantar a cabeça, aprender com os erros e fazer dar certo da próxima vez. Tranquilidade, criatividade e inteligência emocional são as principais qualidades desse tipo de líder.
Treinador
Um líder treinador é aquele que procura extrair o melhor de cada um de seus colaboradores. Podemos dizer que é a partir dele que se monta um time perfeito, no qual todas as habilidades para o rendimento ideal da equipe são contempladas. Pessoas com esse perfil de liderança também são muito favoráveis ao diálogo, além de serem bastante encorajadoras.
Como identificá-los e lidar com cada um?
Não é tarefa simples identificar o perfil de liderança dos colaboradores de uma empresa. O primeiro passo é, certamente, definir quem de fato tem habilidades de um bom líder e quem ainda está em preparação para tal. Definidos os líderes do grupo, é hora de observar como eles se comportam na rotina de trabalho e na condução dos projetos para saber em qual perfil de liderança se encaixam.
Uma coisa que poucos gestores sabem é que isso pode ser feito também já na entrevista de emprego, conforme o candidato responde às questões do entrevistador e se porta nas dinâmicas do grupo.
Dessa forma, os recrutadores poderão contar desde o início com bons perfis de liderança na equipe que está prestes a ser montada, o que ajuda muito na hora de tirar os projetos do papel com agilidade e assertividade.
Vamos às características que permitem identificar um perfil de liderança ao longo dos processos seletivos para encontrar emprego e também em meio a uma rotina corporativa já estabelecida:
- comunicação fluida e capacidade para dialogar abertamente;
- habilidade para inspirar pessoas e trazer o melhor de cada um;
- autenticidade no comportamento e na tomada de decisões rápidas;
- receptividade aos feedbacks e encorajamento do grupo;
- demonstração de agilidade nos aprendizados da equipe;
- compreensão de diferentes culturas e modos de ver o mundo;
- paixão pelo trabalho em equipe e pelo alcance de resultados;
- flexibilidade para se adaptar a diferentes cenários;
- capacidade de enfrentar incertezas e desafios de forma positiva;
- pensamento estratégico, inteligência emocional e dedicação ao conhecimento.
Quais são as diferenças entre chefe e líder?
Lembra-se de quando falamos do líder de perfil autoritário? Dependendo do grau de autoridade dessa figura, ela passa a ser considerada um chefe, e não um líder. De forma resumida, o chefe é aquela pessoa que estabelece as hierarquias dentro de uma empresa, respondendo pelo lugar mais alto do ranking de funções.
O líder, por sua vez, não está necessariamente no topo. Sua função vai muito além de uma mera hierarquia. Os líderes estão sempre transitando entre as equipes de modo a buscar o que há de melhor em cada colaborador, montando times equilibrados e dispostos a crescer juntos, na horizontalidade, ou seja, sem autoritarismos.
Como desenvolver um perfil de liderança positivo?
Se você tiver alguma das características positivas que listamos ao longo deste post, certamente já está no caminho para desenvolver um perfil positivo e obter um cargo de liderança.
Alguns pontos são fundamentais nessa jornada, como controle emocional, autoconfiança e habilidades argumentativas. Mas aqui cabe um detalhe: saber argumentar não significa impor decisões nem manipular os demais funcionários.
O segredo na construção de uma liderança positiva é o equilíbrio. É preciso sim ter pulso firme, mas também são necessárias boas doses de alto-astral e bom humor para enfrentar os desafios, identificar os erros do processo e saber como consertá-los ao longo da jornada de trabalho.
Lembre-se: você tem toda uma equipe à sua disposição para isso. Basta enxergar o potencial de cada um de seus colaboradores e contar com eles!
Com essas dicas, mais do que identificar um bom perfil de liderança, o profissional estará sempre pronto para moldar equipes engajadas e readaptar processos quando necessário. Isso fará com que a empresa cresça de uma forma rápida, natural e expressiva.
Você já encontrou esses perfis de liderança por aí? Aproveite e conte para a gente nos comentários em qual deles você se encaixa!