Connect with us

Insights Confiáveis

Saiba como realizar o seu sonho de fazer faculdade

Seja para quem acabou de terminar o ensino médio, ou mesmo para quem já está no mercado de trabalho e quer buscar qualificação, um curso de graduação já deixou de ser só um diferencial — hoje o ensino superior é uma necessidade para as mais diversas áreas de atuação. No entanto, para muitos o sonho de fazer faculdade ainda parece algo distante.

A boa notícia é que as possibilidades são muitas — existem diversos cursos e faculdades que atendem a diferentes necessidades e as portas de entrada para a universidade estão cada vez mais abertas.

Quer entrar na faculdade, mas não sabe por onde começar? Continue lendo e entenda tudo o que precisa fazer para realizar esse sonho!

Como ingressar na faculdade?

De forma geral, para entrar na faculdade é preciso passar por algum tipo de seleção. Algumas poucas faculdades até aceitam a seleção de ingresso com base no histórico escolar do candidato, mas, na grande maioria dos casos, é necessário fazer no mínimo uma prova.

Vestibular tradicional

O vestibular tradicional é muito usado para ingresso em universidades e faculdades particulares. Geralmente é composto por uma redação e uma prova de múltipla escolha que cobra o conteúdo estudado no ensino médio. Em alguns casos, as faculdades optam por adaptar o conteúdo da prova de acordo com a área do curso escolhido pelo candidato.

Normalmente as provas acontecem em dezembro, janeiro, junho e julho, antes do início do semestre letivo. Os candidatos são classificados por número de acertos ou pela nota somada à pontuação da redação, até que o número de vagas disponíveis seja preenchido.

Existe também o vestibular agendado, que tem mais opções de datas disponíveis, inclusive durante o semestre letivo. Nesse caso, o candidato pode escolher a melhor data e é aprovado se atingir a pontuação mínima exigida.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece uma vez por ano, normalmente nos primeiros fins de semana de novembro. São dois domingos de prova em que os candidatos têm que responder a 180 questões de múltipla escolha, sendo 45 de cada área do conhecimento, mais uma redação dissertativo-argumentativa que vale mil pontos.

Para ser aprovado no Enem e poder usar a nota da prova para se candidatar a uma vaga na faculdade, o candidato precisa tirar, no mínimo, 450 pontos na média das provas objetivas e não pode zerar a redação.

No entanto, ser aprovado no exame não garante a entrada na faculdade. É preciso usar a nota para concorrer em um dos programas de acesso e ser classificado dentro do número de vagas disponíveis.

Como conseguir uma bolsa?

Além de garantir sua vaga no curso escolhido, o Enem e outros vestibulares também podem te ajudar a garantir uma bolsa de estudos, que pode ser parcial ou integral.

Prouni

Todos os semestres o programa disponibiliza milhares de bolsas em todos os cursos e em universidades de todo o país. Para se inscrever no Programa Universidade para Todos, o Prouni, é requisito ter participado da última edição do Enem e ter alcançado média mínima de 450.

O programa é destinado a alunos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou com bolsa integral em escola particular.

Também é preciso atender aos critérios de renda estabelecidos pelo programa: a renda máxima para quem pretende tentar uma bolsa integral é de 1,5 salário mínimo por pessoa da família. Já quem quer uma bolsa parcial pode ter renda familiar per capita de até três salários mínimos.

Alguns dias depois da divulgação do resultado do exame, as inscrições são abertas no site do Prouni. O programa tem ainda uma segunda edição, que abre inscrições no meio do ano, e a edição com vagas remanescentes. Essa última também aceita inscrições de candidatos que tenham participado de outras edições do Enem.

Bolsa da instituição

Muitas faculdades e universidades, além das vagas pelo Prouni, também oferecem suas próprias bolsas. Existem três tipos principais: bolsas para os primeiros colocados no vestibular, bolsas de mérito acadêmico e bolsas sociais.

As de mérito acadêmico são concedidas para alunos que já estejam matriculados por um semestre ou mais, e que apresentam o melhor desempenho da turma, ou seja, notas excelentes. Já as sociais são oferecidas para alunos de baixa renda, que geralmente precisam se inscrever e apresentar documentação que comprove a necessidade da bolsa.

Como escolher a melhor opção?

Além de passar pelo vestibular ou pelo Enem, quem quer entrar na faculdade também tem uma outra preocupação: fazer a escolha certa, seja de curso ou de universidade. Existem duas dicas básicas para ajudar nessa difícil decisão. Confira!

Faça testes vocacionais

Eles te ajudam a conhecer melhor suas preferências e vocações, e são indicados principalmente para quem não faz ideia de que área pretende seguir. Existem testes mais simples e gratuitos, que podem ser facilmente encontrados na internet.

Caso queira uma orientação mais profissional, também é possível contratar um coach ou fazer o teste vocacional com um psicólogo.

Pesquise sobre as faculdades

Muitas pessoas não percebem que a escolha da faculdade é tão importante quanto a escolha do curso certo. As instituições de ensino funcionam de formas diferentes, cada uma com suas próprias vantagens, e é preciso saber qual delas atende melhor às suas necessidades.

Antes de fazer sua escolha, pesquise muito sobre a faculdade. Saiba os cursos que ela oferece, o modo de avaliação, confira a grade curricular e a modalidade de ensino das aulas. Se for necessário, entre em contato com a instituição ou procure algum aluno para conversar — só não vale ficar com dúvidas.

Pesquise também sobre as diferentes modalidades de ensino: híbrida, semi-presencial, presencial ou a distância. Elas oferecem possibilidades distintas e exigem diferentes níveis de disponibilidade de tempo e de deslocamento, por exemplo.

Quais são as vantagens de fazer faculdade a distância?

Agora que você já sabe o que precisa para realizar seu sonho de fazer um curso superior, conheça as principais vantagens oferecidas pela educação a distância e veja como a faculdade pode se encaixar na sua rotina:

Ter horários de estudo mais flexíveis

Estudar a distância permite que você organize seu tempo da maneira que achar mais conveniente. Sem a necessidade de participar de aulas com horários fixos, fica muito mais fácil conciliar a faculdade com a rotina do trabalho, por exemplo.

Poder estudar em qualquer lugar

A necessidade de se deslocar para a faculdade, muitas vezes distante, é um dos principais empecilhos para quem quer começar uma graduação, mas já está no mercado de trabalho. Afinal, principalmente em grandes cidades, o tempo perdido no trânsito faz uma diferença enorme.

Quem faz faculdade a distância tem a vantagem de poder assistir às aulas e estudar em qualquer lugar, desde que tenha um computador, tablet ou celular em mãos. Dá para estudar sem ter que sair de casa, ou até mesmo aproveitar o tempo de deslocamento para o trabalho.

Depois de ler todas as nossas dicas, o sonho de fazer faculdade já não parece mais tão distante, certo? As possibilidades são inúmeras, e certamente uma delas atende ao que você precisa para tirar esse sonho do papel.

Agora, que tal saber um pouco mais sobre a educação a distância? Saiba por que essa modalidade de ensino pode ser sua melhor escolha!

 

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD