Pós-Graduação em Administração Pública: conheça as melhores opções

  • 03/dez/2018

Pós-Graduação em Administração Pública: conheça as melhores opções

Você atua no setor público, realiza suas tarefas com excelência e desfruta da estabilidade proporcionada por esse meio. Certamente, não é preciso mais nada para se desenvolver e trilhar uma jornada profissional de sucesso, não é mesmo? Bom, a verdade não é bem essa.

Saiba que é possível impulsionar a carreira mesmo já trabalhando no setor público — e as consequências se refletem não só em remunerações maiores, como também em reconhecimento e valorização. Contar com uma pós-graduação em Administração Pública, por exemplo, é fundamental quando se deseja obter destaque no mercado, além dos benefícios que mencionamos logo acima.

Foi justamente pensando nisso que preparamos este post. A seguir, entenda mais sobre o perfil e a atuação de um administrador público, veja a situação do mercado para o setor e conheça as melhores opções de pós-graduação na área!

O que faz o administrador público?

O administrador público, como o próprio nome já indica, é o profissional responsável por fazer a correta administração dos bens públicos. Para isso, ele planeja, organiza e orienta o uso dos recursos financeiros, materiais, operacionais e pessoais de uma empresa.

Ele zela também pelo patrimônio público, traçando estratégias e criando métodos para evitar gastos desnecessários, desperdícios, falhas de comunicação, entre outros. Para tanto, um bom profissional deve contar com uma série de características fundamentais ao seu cotidiano de trabalho, como:

  • ter visão sistêmica do funcionamento público;

  • saber tomar decisões estratégicas;

  • contar com um bom relacionamento interpessoal;

  • saber dialogar e se comunicar bem;

  • atuar como um bom mediador;

  • passar credibilidade.

O administrador público atua em órgãos e empresas nas esferas municipal, estadual e federal. Isso, no entanto, não significa que ele poderá apenas ser funcionário do estado.

Alguns profissionais, por exemplo, podem ser contratados por empresas privadas que prestam serviços para o meio público, como construtoras e concessionárias de rodovias. Outros podem trabalhar no terceiro setor, lidando com a captação de recursos e desenvolvimento de políticas públicas.

Como é o mercado para a área da Administração Pública?

O mercado de trabalho para o administrador público é bastante amplo, uma vez que, como já mencionamos, ele pode atuar em segmentos diversos — como assessor ou consultor em áreas como marketing, finanças, recursos humanos, entre outras. Também são possibilidades coordenar programas e projetos, elaborar estratégias de gestão, executar auditorias, ministrar aulas e até mesmo prestar consultorias.

Além disso, devido à carência de mão de obra devidamente capacitada para atuar na gestão pública, trata-se de uma profissão em alta sobretudo para aqueles que se especializam.

Os salários, por sua vez, são bastante atrativos. A remuneração média inicial varia, mas pode começar em torno de R$ 3 mil. Há também concursos de nível federal e estadual com remuneração média inicial na faixa de R$ 10 mil. Interessante, não? Quanto mais especializado for o profissional, maiores são suas chances de obter melhores salários.

Por fim, é válido ressaltar que há demanda para o administrador público em todo o país, especialmente na região sudeste e em Brasília, locais onde se concentram as melhores vagas e oportunidades.

Por que fazer uma Pós-Graduação em Administração Pública?

Investir em uma especialização, nos dias de hoje, é algo essencial, independentemente da área de atuação. Para a Administração Pública, isso não poderia ser diferente. Assim, você tem a oportunidade de se destacar em um mercado marcado pela competitividade, adquire conhecimentos fundamentais à execução de suas funções, conta com uma visão mais ampla acerca do setor, obtém maior reconhecimento profissional, conta com melhores remunerações, entre outras vantagens.

Além disso, é possível optar por uma opção de melhor custo x benefício e se especializar por meio de cursos a distância — ideais sobretudo para quem precisará conciliar trabalho e estudo —, contando com todos esses benefícios.

Abaixo, separamos alguns dos principais cursos de Pós-Graduação em Administração Pública EAD que podem ser ideais para você. Acompanhe:

Administração de Recursos Humanos no Setor Público

O curso a distância tem como objetivo fornecer aos participantes uma visão abrangente e atualizada da administração pública no Brasil e no mundo, bem como das mudanças pelas quais ela vem passando nas últimas décadas.

Dessa maneira, forma especialistas em áreas estratégicas para o setor público e desenvolve neles competências necessárias à atuação do servidor público em cargos de direção e assessoramento superior.

A pós-graduação tem a duração de 9 meses e é voltada para servidores públicos federais, estaduais e municipais, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público, além dos aspirantes à carreira pública.

Economia do Setor Público

Ingressando nesse curso, o profissional conseguirá compreender as novas tendências e transformações da economia do setor público, a lógica dos instrumentos de processo de planejamento e orçamento governamental, além da lógica da gestão orçamentária, financeira e patrimonial na esfera pública, para atuar e intervir estrategicamente.

Ele também estará apto a aplicar conceitos econômicos para análise da atuação da esfera governamental, compreender os instrumentos de gestão fiscal e entender o processo de análise e formulação de políticas públicas nas diversas esferas governamentais.

Entre o público-alvo estão dirigentes da administração pública nos níveis federal, estadual, distrital e municipal, economistas, professores dos cursos de nível superior, ensino médio, profissionalizantes e analistas de projetos. A duração do curso é de 8 meses.

Gestão Financeira e Orçamentária em Organizações Públicas

Voltada para servidores públicos federais, estaduais e municipais, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público, além dos aspirantes à carreira pública, essa Pós-Graduação tem a duração de 9 meses e visa prover visões abrangentes sobre a administração pública no Brasil e no mundo.

Entre seus principais objetivos também estão formar especialistas bem capacitados em áreas estratégicas do ramo, desenvolver habilidades e competências necessárias à atuação em cargos de direção e assessoramento superior e até mesmo preparar os candidatos ao ingresso nas carreiras públicas.

MBA Executivo em Gestão de Projetos

Entre os objetivos desse curso estão desenvolver uma visão estratégica dos negócios, oferecer instrumentos que permitam ao profissional uma maior eficiência no processo decisório, explorar a capacidade de analisar, estruturar e sintetizar informações relacionadas à administração e trabalhar habilidades em comunicação, planejamento e liderança.

Com duração de 11 meses, a especialização é voltada a pessoas com nível de escolaridade superior, interessadas em especializar-se na área de gestão de projetos.

Como foi possível perceber, são várias as opções de pós-graduação em Administração Pública, área que requer muita responsabilidade, respeito ao cidadão e conhecimento para fazer a devida gestão daquilo que pertence ao país e seus habitantes. Para impulsionar a sua carreira, opte pelo curso que mais tem a ver com os seus objetivos e dê esse importante passo rumo ao sucesso profissional!

Restou alguma dúvida ou quer saber mais sobre algum curso mencionado? Então, entre em contato conosco agora mesmo. Vamos adorar conversar com você!

 



Nosso App

Nossas Redes Sociais