Connect with us

Bit&Byte

Entenda o que é DevOps e como ele integra diferentes áreas

Você sabe o que é DevOps e como essa metodologia tem sido utilizada para integrar equipes na área de TI? Saiba mais agora mesmo!

o que é DevOps

No mercado de TI em qualquer parte do mundo, é notável a existência de um distanciamento entre os desenvolvedores de software e os gerentes de operações das empresas. Esse problema afeta, especialmente, negócios que se desenvolvem de forma contínua.

Entretanto, existe uma forma eficiente de solucionar esse problema. Esse é o caso da cultura DevOps, que visa aproximar essas equipes, trazendo mais integração aos processos e facilitando a implementação de práticas automatizadas.

Assim, nos parágrafos seguintes explicaremos o que é DevOps, seus pilares, funcionamento e alguns dos seus benefícios para o negócio. Quer saber mais sobre esse conceito? Então confira o que preparamos para você!

O que é DevOps?

Em um setor de TI tradicional, a comunicação entre um membro da equipe de desenvolvimento e outro de operações de infraestrutura nem sempre é fácil. Enquanto os desenvolvedores precisam entregar funcionalidades em sistemas para agregar valor ao negócio, o time de operações recebe a tarefa de manter o ambiente estável e funcional.

Nesse cenário, o DevOps surge como uma metodologia de desenvolvimento de software que foca na comunicação como forma de integrar desenvolvedores e profissionais do time de operações — daí o nome do conceito, que une “dev”, de desenvolvimento e “ops”, de operações.

Além de abranger um conjunto de práticas para integrar essas equipes, o DevOps também pode incluir outras equipes e ferramentas que o auxiliem — profissionais de controle de qualidade e técnicas de automação de processos, por exemplo. Vale lembrar, inclusive, que é essencial que profissionais como os da área de Engenharia Ágil de Software conheçam esse conceito.

A ideia é propor novas maneiras de pensar sobre o trabalho que está sendo executado e valorizar a diversidade de áreas e profissionais envolvidos. De forma resumida, é um processo que traz mais eficiência para o desenvolvimento de aplicações por meio de um modelo de gestão com normas bastante específicas.

Quais são os pilares da cultura DevOps?

Existem três pilares que sustentam a cultura DevOps. A seguir, mencionamos quais são eles.

Integração contínua

O primeiro pilar da cultura DevOps é a possibilidade de transferir conhecimento e experiências de maneira fácil entre os setores de desenvolvimento, infraestrutura e equipes de apoio.

Implantação contínua

Além da integração, a implantação contínua é fundamental para o DevOps, já que foca na entrega continua e rápida de novas versões do sistema ou dos serviços executados.

Feedback contínuo

Por ser voltado para a comunicação, o DevOps preza bastante pela troca de feedbacks frequentes entre as equipes envolvidas no processo do início ao fim do desenvolvimento do sistema ou prestação do serviço.

Como essa metodologia funciona na prática?

Existem diversas ferramentas que possibilitam gerenciar versões de projeto e metodologias ágeis — como Scrum e Kanban — de forma bastante prática.

Nesse sentido, ainda que muitas empresas optem por métodos tradicionais — como um quadro com post-its —, existem meios eficazes de implementar DevOps por meio de serviços online e que podem facilitar a integração da equipe.

Para os desenvolvedores

Ao tratar das ferramentas disponíveis para a equipe de desenvolvimento, o Git é a principal alternativa mencionada por conta da facilidade em realizar versionamento do código.

O Mercurial e o Subversion são duas das ferramentas mais bem avaliadas e conhecidas entre os profissionais da área.

Além disso, para complementar esse conjunto de ferramentas, é interessante contar com um bom sistema de cards, de forma que os pedidos de otimização e correção de código sejam bem documentados e, assim, os resultados sejam condizentes com as solicitações.

Para o time de operações

Enquanto isso, do lado do time de operações, o Scrum e Kanban são as metodologias ágeis mais adequadas para uso na implantação do DevOps, já que são flexíveis e se adaptam com facilidade aos diferentes tipos de processos existentes nas empresas.

O Scrum é uma metodologia baseada em um conjunto de atividades e conta com um sistema de pontuação que está relacionado à complexidade envolvida nas reuniões de planejamento e entrega de resultados.

Enquanto isso, o Kanban dispõe de um quadro que mostra o progresso de um projeto por meio de pequenas atividades em cards — que podem estar com status de pendentes, em andamento ou concluídas.

Os membros da equipe realizam reuniões diárias nas quais apresentam o andamento das suas tarefas individuais e em grupo, além de debaterem sobre os desafios e possíveis soluções para os problemas que possam estar enfrentando.

5 benefícios da cultura DevOps

Negócios que escolhem implementar DevOps nas suas atividades passam a contar com diversas vantagens que aumentam a eficácia dos processos e a fluidez na comunicação entre setores da empresa.

Além disso, é notável a redução de custos no setor de TI e o aumento da satisfação dos clientes. A seguir, citamos quais são os principais benefícios da implementação desse conceito.

1. Racionalização de processos

Naturalmente a implementação do DevOps traz uma revisão dos processos no setor de TI, de forma que se tornam mais racionais e econômicos, mas com a mesma eficiência. Nesse sentido, pode-se ter como exemplo a redução de tempo nos ciclos de entrega, o que faz com que esses pequenos intervalos tendam a ser mais produtivos.

Além disso, ao adotar o novo modelo de gestão, as empresas passam a depender de uma adequação aos padrões e de um redirecionamento de trabalho que favorece o crescimento do DevOps na rotina do negócio.

2. Integração entre áreas

Essa é uma das vantagens mais claras na adoção do DevOps. A implementação desse conceito não promove apenas a integração entre equipes de desenvolvedores e infraestrutura, mas também reduz a distância existente entre gestores, líderes, clientes e o próprio negócio.

Dessa forma, além de melhorar a cooperação entre equipes, o DevOps melhora a comunicação entre quem desenvolve e implementa e quem solicita as demandas para otimizar o negócio, justamente por conta da mudança de visão dos processos.

3. Escalabilidade

Hoje, os provedores de serviços e tecnologias baseadas em nuvem utilizam DevOps e entendem a necessidade de fornecer uma infraestrutura que se adapte ao negócio.

Assim, ao adotar esse conceito, será muito mais fácil contar com as facilidades disponibilizadas por um fornecedor que possa expandir ou reduzir os recursos de acordo com a necessidade. Isso significa que a empresa contratante pagará apenas pelo que utilizar, mas continuará tendo mais recursos à disposição, sempre que necessário.

4. Modernização

É natural que exista uma tendência de integração entre o DevOps e a computação em nuvem, visto que as plataformas e serviços digitais de terceiros são uma ótima forma de otimizar o desenvolvimento e facilitar o alcance dos objetivos do cliente.

Nesse sentido, a utilização de nuvens híbridas traz diversas vantagens, já que pode reduzir os custos com operações, melhorar a rotina de TI e trazer tecnologia de ponta para os padrões da empresa sem que seja necessário investir alto em equipamentos novos.

5. Automação de tarefas

A automatização de tarefas é uma questão bastante comum na cultura DevOps e pode ser vista em momentos como o de deploy das aplicações e atribuições semelhantes para as equipes de TI.

Dessa forma, em vez de alocar outros profissionais ou estes dedicarem mais tempo para fazer upload de novas funcionalidades, pode-se investir em estudo de documentação e resolução de erros que possam existir.

Nota-se, portanto, que a implementação dessa cultura traz diversas vantagens, tanto para o negócio quanto para as equipes de infraestrutura e desenvolvimento, melhorando a rotina dos profissionais, reduzindo erros e aumentando a satisfação do cliente nas entregas.

Compreendeu o que é DevOps e suas vantagens? Quer continuar por dentro das nossas novidades? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais! Estamos no Facebook, LinkedIn, Instagram e também no Twitter!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD