Connect with us

Dicas de Estudo

O que é lifelong learning? Respondemos essa e outras questões!

Você sabe o que é lifelong learning? Este post vai tirar suas dúvidas e explicar como você pode aplicar esse conceito.

lifelong learning

Entender o que é lifelong learning tem um impacto muito relevante na forma como os profissionais se dedicam às suas carreiras. Afinal de contas, o termo significa “aprendizagem ao longo da vida” e se refere à importância de continuar se dedicando aos estudos, buscando sempre adquirir mais conhecimentos e indo além da educação formal.

No modelo de aprendizagem tradicional, a educação é um processo com começo, meio e fim muito definidos, que vai do ensino básico ao superior. O lifelong learning é um conceito que vem justamente para desmistificar essa visão limitada e propor que o aprendizado deve continuar ao longo de toda a vida, utilizando várias estratégias diferentes para isso acontecer.

Neste post, você entenderá melhor o que é lifelong learning e como colocar esse conceito em prática na sua vida. Boa leitura!

Qual é a importância do lifelong learning?

O lifelong learning é fundamental para que as pessoas não fiquem estagnadas. Quando colocada em prática, essa estratégia permite que você continue a se desenvolver pessoal e profissionalmente, mesmo quando já terminou a faculdade e a pós-graduação. Desse jeito, também é possível se adaptar com mais facilidade às mudanças que acontecem no mercado.

Ao apostar na educação continuada, você aperfeiçoa e desenvolve habilidades técnicas e comportamentais, influenciando diretamente sua atuação como profissional. É uma maneira de se preparar, constantemente, para atender às demandas da profissão e adquirir a capacitação necessária para crescer na carreira.

Vale destacar que essa dedicação é reconhecida pelo mercado. De acordo com uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgada pelo G1 em 2022, os pós-graduados ganham mais que os graduados: “o valor pode ser de 150% a 255% maior do que a média de lucro daqueles que fazem somente a graduação.”

A informação tem como base a Pesquisa Nacional por Amostra de Dados e reforça bastante o quanto a decisão de continuar estudando e se aperfeiçoando impacta a carreira e, consequentemente, a renda dos profissionais.

Quais são os pilares do lifelong learning?

Para entender melhor o que é lifelong learning, é interessante conhecer os 4 pilares em que esse modelo de aprendizado se baseia. A seguir, listamos quais são eles:

  1. aprender a conhecer — refere-se ao gosto pelo processo de adquirir conhecimentos, refletir sobre as informações e levantar questionamentos para aprender cada vez mais;
  2. aprender a fazer — destaca a importância de colocar os conhecimentos em prática e desenvolver habilidades comportamentais;
  3. aprender a conviver — reforça que as interações com outras pessoas ajudam a adquirir mais aprendizados;
  4. aprender a ser — refere-se à importância de ter autonomia no próprio processo de aprendizagem.

Como aplicar o lifelong learning?

Além de saber o que é lifelong learning e quais são seus pilares, é essencial entender como esse conceito pode ser aplicado na prática. Por isso, trouxemos algumas dicas.

Faça uma autoavaliação

Para direcionar melhor os seus esforços na educação continuada, vale a pena fazer uma reflexão sobre quais são seus objetivos e interesses. Por exemplo, se você deseja alcançar um posto de liderança no trabalho, pode incluir em seus planos um MBA em Liderança Transformadora ou um MBA Executivo em Gestão de Empresas, entre outros cursos.

Uma boa autoavaliação revela quais são os aspectos em que você precisa melhorar para chegar aonde quer. Assim, fica mais fácil dar os próximos passos em sua jornada de lifelong learning.

Invista em cursos

Os cursos de qualificação precisam fazer parte da rotina de quem sabe o que é lifelong learning e reconhece sua importância. Existem várias opções — você pode fazer graduações, pós-graduações, cursos de extensão e muitos outros. O próximo passo para cada pessoa dependerá, como mencionamos, dos seus objetivos na carreira.

Profissionais formados em Direito que querem direcionar a atuação para uma área específica, por exemplo, podem fazer pós-graduações como estas:

Desse modo, os profissionais podem adquirir conhecimentos mais detalhados e atualizados sobre a área escolhida. Mesmo que já tenha uma graduação e uma pós-graduação no currículo, sempre vale a pena continuar se capacitando.

Acompanhe as tendências do mercado

Como o mercado de trabalho passa por mudanças com bastante frequência, o ideal é tentar acompanhar as novidades, principalmente as do ramo em que você atua. Isso permite descobrir quais são as novas habilidades que você precisa desenvolver para não perder espaço no setor e até mesmo para alcançar postos mais altos.

Desenvolva habilidades

Por falar em habilidades, é importante ressaltar que elas não se limitam ao que você aprende em uma graduação ou pós-graduação. Também existem as chamadas soft skills, que são as habilidades comportamentais, como criatividade, capacidade de trabalhar em equipe, proatividade e comunicação.

Além disso, as hard skills, que são as habilidades técnicas, podem ser desenvolvidas por meio de treinamentos, workshops, leituras e cursos de extensão, entre outras possibilidades. Para melhorar a escrita técnica, por exemplo, você pode fazer cursos de extensão como o de Português Com Ênfase no Acordo Ortográfico e o de Redação Oficial.

Quais são os desafios do lifelong learning?

Alguns dos fatores que mais dificultam a aplicação do lifelong learning são a falta de tempo e a consequente dificuldade de conciliar trabalho e estudos. Com a rotina corrida, é comum que as pessoas deixem de lado os projetos de continuar fazendo cursos para se aperfeiçoar cada vez mais.

Por isso, a tecnologia é uma grande aliada do lifelong learning. É possível fazer cursos na modalidade EAD (Educação a Distância), facilitando muito a conciliação dos estudos com outras atividades do dia a dia. Em uma graduação ou pós-graduação EAD, por exemplo, você pode acessar os conteúdos do curso por meio de qualquer dispositivo conectado à internet.

Agora que você já sabe o que é lifelong learning, como aplicar esse conceito na sua vida e como contornar os principais desafios nesse processo, comece a investir na sua educação quanto antes. Esse processo de aprendizado contínuo é essencial para que você possa crescer na carreira e chegar aonde sempre sonhou como profissional.

Então, conseguiu entender bem o que é lifelong learning? Compartilhe este post nas suas redes sociais e divida as informações que trouxemos com os seus amigos!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.