18 regras de ouro da ética profissional

  • 04/out/2019

Quem almeja o crescimento pessoal e profissional precisa ter em mente que o estudo e a qualificação são importantes, mas não bastam para garantir o sucesso. Para se sobressair em seu ambiente de trabalho, é necessário entender que a ética profissional é fundamental para preservar a sua reputação e o seu bom conceito na empresa e na sociedade.

Mas você sabe mesmo o que é ética profissional? Quer conhecer exemplos de comportamentos éticos que farão toda a diferença em sua carreira? Continue lendo o post e conheça 18 regras de ouro que você precisa colocar em prática. Boa leitura!

Como definir ética profissional?

A palavra “ética” tem origem no termo grego ethiké, que significa “a ciência relativa aos costumes”. Uma rápida pesquisa no dicionário vai mostrar que a ética é o ramo da Filosofia que estuda os assuntos morais e a conduta em sociedade. Dessa maneira, podemos entender que comportar-se de modo ético é adotar atitudes corretas, que respeitem a lei, os regulamentos e os direitos do outro.

Especificamente no ambiente de trabalho, a ética profissional é entendida como os valores e normas comportamentais a serem seguidos por todos dentro da empresa, visando relações saudáveis e respeitosas entre os colaboradores.

Entendido o conceito, falta saber como praticá-lo. Para isso, siga as regras de ouro que mencionamos abaixo. Sua carreira só terá a ganhar!

Como adotar um comportamento ético no trabalho?

Para obter destaque no trabalho, é preciso ter um comportamento que transmita confiança aos líderes da empresa. Dessa maneira, torna-se fundamental agir eticamente, construindo relações de qualidade, inclusive entre os seus colegas.

Por isso mesmo, separamos 18 dicas valiosas que contribuirão para o seu bom rendimento na equipe. Confira quais são elas:

1. Aja com educação e respeito

Isso significa adotar uma atitude amigável, bem-educada e respeitosa com todos no ambiente de trabalho — desde os servidores mais humildes até os ocupantes de cargos de chefia. Não importa a posição hierárquica, todos merecem ser tratados com gentileza e respeito.

2. Respeite a confidencialidade

Nunca divulgue informações confidenciais sobre a organização. A não ser que você seja o porta-voz autorizado por seus empregadores a divulgar informações, não fale em nome da empresa.

Seja discreto e respeite o sigilo profissional. Assuntos que dizem respeito ao ambiente corporativo não devem vir a público sem autorização.

3. Seja confiável

Cumprir horários, entregar o trabalho no prazo, dar o seu melhor ao executar uma tarefa e manter a palavra dada são exemplos de atitudes que mostram aos superiores e aos colegas que podem confiar em você. Por isso, nunca prometa o que não poderá cumprir.

4. Tenha autocrítica

É importante ter a humildade de admitir que não domina determinado assunto ou que não reúne as qualificações para certas tarefas. É melhor informar sobre os seus pontos fracos e pedir para aprender, em vez de inventar competências que ainda não tem e colocar todo o trabalho em risco.

5. Seja honesto

Honestidade e sinceridade são atitudes que ganham a confiança dos que convivem com você. Nesse caso, não trapaceie, não finja ser o que não é, não tente levar vantagens indevidas e não manipule pessoas ou situações para se beneficiar, por exemplo. A desonestidade é o caminho mais curto para arruinar sua reputação.

6. Reconheça o mérito do outro

Não tente levar créditos por ideias ou projetos que não são de sua autoria. Plagiar trabalhos alheios e tentar levar mérito pelo que não fez é um dos comportamentos antiéticos que podem levar ao fracasso profissional. Por outro lado, reconhecer e elogiar o trabalho dos colegas é ser ético e contribui para um ambiente saudável.

7. Seja discreto

As confidências e assuntos particulares dos colegas não devem ser motivo de fofocas na empresa. Do mesmo modo, evite expor sua vida e assuntos íntimos no ambiente de trabalho. Saiba separar a vida pessoal da profissional. Confidências e conversas particulares só no happy-hour de sexta-feira, depois do horário de trabalho.

8. Evite reclamações e críticas

Não seja aquela pessoa que só reclama e critica sem nunca oferecer soluções. Observou falhas em algum processo? Viu situações que precisam ser aprimoradas? Em vez de só reclamar e criticar colegas e superiores, ofereça sugestões para melhorias. Assim, você vai se destacar pela colaboração, e não pelas reclamações.

9. Assuma seus erros

Ninguém é perfeito, então você também está sujeito a falhas. O mérito, aqui, está em reconhecer e assumir seus erros, sem fugir de responsabilidades e nem tentar colocar a culpa no outro. Admitir os próprios erros é mais um exemplo de ética profissional.

10. Ofereça feedback

Seja na posição de chefia, seja entre colegas, fazer críticas construtivas sobre a atuação do outro é uma maneira de aperfeiçoar processos e promover uma convivência baseada na confiança. Por isso, dê feedbacks de modo educado e discreto. Lembre-se: elogie em público, mas corrija em particular.

11. Mantenha a boa comunicação com a equipe

Em caso de conflitos ou mal-entendidos com algum colega, fale com ele em particular e esclareça o assunto. Cortar relações ou deixar de conversar com alguém só servirá para deixar o ambiente tenso e criar polaridade entre colegas. Sendo assim, contribua para manter as relações cordiais e a boa comunicação dentro da empresa.

12. Obedeça os regulamentos

As empresas adotam políticas próprias e estabelecem normas de conduta e de ética profissional que devem ser seguidas por seus colaboradores. Sua obrigação, como funcionário, é obedecer ao regulamento e sempre adotar uma postura adequada aos preceitos morais e éticos no ambiente de trabalho.

13. Respeite a hierarquia

Assim como os regulamentos, a hierarquia da empresa deve ser respeitada. Tentar desqualificar ou “passar por cima” de seu superior para obter vantagens pessoais é um comportamento antiético, por exemplo. Atitudes de desrespeito à hierarquia contaminam o ambiente de trabalho e trazem reflexos negativos para sua carreira.

14. Invista em seu desenvolvimento pessoal

Investir em si mesmo para crescer pessoal e profissionalmente e, assim, oferecer o melhor para a empresa também é um comportamento ético muito valorizado por empregadores.

Estudar e se qualificar, tanto como ser humano quanto como profissional, fará a diferença em sua vida pessoal e contará pontos a seu favor no caso de um eventual corte de pessoal na empresa, por exemplo.

15. Conheça o código de conduta da empresa

Além dos preceitos éticos universais que todos devem seguir, é importante lembrar que o código de conduta de cada instituição pode ter variações que os colaboradores precisam conhecer e obedecer. Por isso, não deixe de ler o código e colocar em prática as atitudes que a sua empresa recomenda.

16. Tenha comprometimento com a sua carreira

Um bom profissional geralmente apresenta responsabilidade e comprometimento com tudo o que diz respeito ao seu trabalho. Assim, é preciso contar com uma dose extra de engajamento, cumprindo a sua função com empenho e transparência. Isso contribui para a valorização da carreira e também para atingir destaque profissional.

17. Prometa apenas o que pode cumprir

Outro ponto fundamental é ser responsivo e prometer apenas o que pode cumprir. Com isso, o colaborador deve estar atento aos prazos e alinhar o seu trabalho visando sempre o cumprimento das metas da empresa. Com o tempo, essa atitude contribuirá para a melhora da sua credibilidade diante da equipe, demonstrando que você é honesto com as suas obrigações.

18. Evite fofoca

Por fim, evite sempre fazer ou alimentar fofoca dentro do ambiente profissional. Isso também vale para comentários ofensivos ou julgamentos direcionados aos seus colegas. Mesmo que pareça brincadeira, esse tipo de comportamento pode trazer desentendimentos e problemas, magoando e prejudicando as pessoas que convivem diariamente com você.

Como é possível se beneficiar com a ética profissional?

Todo o ambiente de trabalho pode ser beneficiado quando os colaboradores compartilham do comprometimento com as responsabilidades e com os objetivos da empresa. Dessa maneira, cultivar bons relacionamentos é vital para a melhoria da sua comunicação interpessoal, motivando-o a adquirir mais capacitação profissional.

Com isso, os líderes da organização devem promover um cenário que permita o desenvolvimento técnico e pessoal de seus funcionários, oferecendo espaço para exercitar o autoconhecimento e o respeito diante da equipe. Naturalmente, os resultados tendem a ser cada vez melhores, já que as relações serão mais valorizadas e positivas para todos.

Ter uma atitude ética no âmbito profissional é contar, inclusive, com melhores possibilidades de promoção dentro da empresa. Isso permite o favorecimento de seu engajamento diante do crescimento da companhia e da sua carreira.

Ser reconhecido por um comportamento ético é fundamental para um bom profissional, e isso é aplicável em qualquer tipo de atividade. Nesse caso, é importante garantir que o espaço considere as características pessoais de cada indivíduo, respeitando as ideias e opiniões distintas.

É preciso entender como funcionam as regras e normas relacionadas ao clima organizacional, pois isso possibilitará desenvolver um trabalho muito mais alinhado, favorecendo a parceria e o respeito mútuo entre toda a equipe.

No futuro, caso você deseje conquistar um cargo em outra empresa, esses detalhes serão valorizados pela equipe de Recursos Humanos, que transmitirá maior confiança em seu currículo e em suas experiências anteriores.

Existem diversas vantagens de praticar a ética no ambiente corporativo, portanto, não hesite em dar o seu melhor e obter destaque diante da companhia. Lembre-se de que um bom comportamento promove a melhoria de seu desenvolvimento pessoal e interpessoal.

Tenha em mente que agir conforme as recomendações da ética profissional significa que você se preocupa com o sucesso da sua carreira. Por essa razão, se você busca êxito e segurança no seu emprego, não ignore as regras de ouro que mencionamos!

Se você gostou do conteúdo e deseja recomendá-lo para os seus amigos, compartilhe o post em suas redes sociais!

Precisa de mais informações?

Preencha seus dados que um consultor irá entrar em contato com você