Connect with us

Guia de Carreiras

Como ser diretora de escola? Veja aqui!

Você gostaria de trabalhar na direção de uma escola? Este post vai ajudar a entender como alcançar esse cargo.

como ser diretora de escola

Índice

Tempo de Leitura: 4 minutos

O trabalho na área da educação vai muito além da atuação dos professores em sala de aula. É preciso o esforço de muitos profissionais para que a instituição de ensino cumpra sua missão de preparar as crianças e adolescentes para a sociedade. Por isso, é interessante descobrir como ser diretora de escola e poder fazer parte desse processo.

A diretora ou o diretor é quem tem a responsabilidade de fazer a gestão escolar, cuidando tanto dos aspectos burocráticos da instituição quanto das questões ligadas aos alunos, professores e funcionários em geral. Na hierarquia de uma escola, a direção é o posto mais alto e exige bastante dedicação de quem se propõe a ocupá-lo.

Então, você tem interesse em entender como ser diretora de escola? Trouxemos algumas informações para tirar suas dúvidas. Acompanhe!

Quais são as principais atribuições do cargo de direção escolar?

Quando você tem vontade de seguir uma determinada carreira, é importante saber como é a atuação no dia a dia, ou seja, quais atividades fazem parte da rotina profissional. A seguir, listamos as principais atribuições de um diretor ou diretora de escola:

  • planejamento e administração dos recursos financeiros e físicos da escola;
  • cumprimento da legislação e diretrizes relacionadas ao ensino;
  • planejamento escolar;
  • organização da rotina da escola;
  • orientação do corpo docente;
  • orientação dos demais funcionários;
  • traçar estratégias para engajar os alunos;
  • promover ações para aproximar as famílias e o restante da comunidade escolar;
  • fazer mediação de conflitos.

Essas são apenas algumas das atividades relacionadas à direção escolar. De modo geral, os profissionais da área se envolvem nos mais diversos setores da escola, do administrativo e financeiro até o pedagógico e o de recursos humanos, entre outros.

Qual é a formação necessária para dirigir uma escola?

Diante de tantas atribuições importantes, não é difícil de imaginar que é preciso ter uma boa formação para ocupar o cargo de diretor ou diretora de escola, não é mesmo? Nesse sentido, se você quer saber como ser diretora de escola, saiba que uma das exigências é ter feito uma graduação em Pedagogia.

Há casos, quando se trata de escola da rede privada, em que há certa flexibilidade em relação a isso, de modo que profissionais com diploma em outro tipo de licenciatura, como Língua Portuguesa e História, entre outras, podem chegar à direção escolar. Mesmo assim, como você pode perceber, é essencial ter uma formação de nível superior na área da educação.

Porém, não pense que esse é o único requisito. Cursos de pós-graduação em educação também são muito bem-vindos. Além disso, é interessante ter alguns anos de experiência como professor antes de assumir um cargo de direção escolar. Isso ajuda bastante a compreender como é o funcionamento de uma escola na prática, algo fundamental para fazer uma boa gestão.

Como ser diretora de escola na rede pública de ensino?

Nas escolas públicas, os cargos são ocupados, normalmente, por meio de concurso. “O acesso ao cargo por meio de concurso público ocorre em 7% dos casos de escolas municipais e em 11,3% das estaduais”, segundo o Censo Escolar 2022. Lembre-se de que o próprio edital já especifica quais são as exigências para assumir o cargo.

Em geral, é preciso ter um diploma em Pedagogia ou pós-graduação na área da educação, além de alguns anos de experiência na docência. Vale destacar que, em concursos públicos, ter cursos de pós-graduação conta pontos na classificação dos candidatos, o que faz com que esse tipo de formação influencie bastante, mesmo quando não é exigido para o cargo em si.

Outra maneira de ser diretora de escola pública é por meio de eleição. Ainda conforme o Censo Escolar 2022, “31,9% dos gestores passam por esse tipo de processo nos estados e 12,9%, nos municípios”.

Nesse caso, também há um regulamento que determina os pré-requisitos a serem cumpridos, sendo que um deles é de que os candidatos devem ser servidores de carreira em magistério ou assistência à educação.

Para se candidatar, é preciso formar uma chapa para os cargos de diretor e vice-diretor, sendo que, pelo menos, um dos profissionais tem que ter experiência em sala de aula. A eleição mobiliza toda a comunidade escolar, de forma que estudantes, familiares, professores e outros servidores possam votar.

Há situações, ainda, em que os cargos são preenchidos por indicação: “66,6% e 23,3% desses profissionais foram, exclusivamente, indicados pela gestão municipal e estadual, respectivamente”, segundo a mesma pesquisa. Por esse motivo, um bom networking ajuda bastante a ter essa oportunidade.

Quais são as habilidades esperadas em uma diretora de escola?

Como você notou, o processo de como ser diretora de escola é bem complexo. Afinal de contas, essa é uma profissão desafiadora que demanda habilidades e competências importantes para ser exercida com sucesso. Para você entender melhor, destacamos algumas das que não podem faltar.

Liderança

Quem ocupa a direção escolar está à frente de uma grande equipe. Por isso, é fundamental saber delegar tarefas e estimular outros profissionais a darem o seu melhor pela escola.

Gestão democrática

Embora ocupe o posto mais alto na hierarquia escolar, o diretor ou diretora precisa saber administrar a instituição de ensino de forma democrática. Para tanto, é necessário incluir a comunidade nos processos de tomada de decisão.

Planejamento

Da parte pedagógica à financeira, passando por várias outras, é imprescindível saber planejar as ações que serão adotadas. Nesse sentido, uma visão estratégica faz toda a diferença para quem está no cargo de direção escolar.

Proatividade

Também é imprescindível saber tomar iniciativas para resolver as questões escolares, como dificuldades de aprendizagem dos alunos e o bullying, entre outras. Uma atitude proativa deve fazer parte da rotina.

Comunicação

Uma vez que toda a comunidade escolar precisa, de fato, participar da escola, boas habilidades de comunicação também são importantes. É necessário saber lidar com pais e responsáveis de alunos, professores, funcionários e com os próprios estudantes.

Por fim, vale a pena ressaltar a importância de continuar se qualificando mesmo quando já está no cargo. Para isso, uma boa ideia é fazer cursos de pós-graduação em educação, como o de Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica e o de Planejamento Educacional e Políticas Públicas.

Agora que você sabe como ser diretora de escola, deve ter dado para perceber como a qualificação profissional é essencial para alcançar os objetivos profissionais. Então, escolha um bom curso em uma instituição de ensino de qualidade e obtenha os conhecimentos que vão ajudar você a crescer na carreira.

Quer começar a se qualificar para ocupar o cargo dos seus sonhos? Acesse o nosso site e conheça os nossos cursos de pós-graduação!

Avalie post
Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.800 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright Unyleya ©. Todos os direitos reservados.