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O que faz um gestor comercial e como atuar nessa área?

o que faz gestor comercial
Tempo de Leitura: 4 minutos

Com o avanço da tecnologia e dos meios de comercialização, aumentou também o nível de exigência do mercado em relação a profissionais especializados nessa área. Além disso, os clientes também ficaram mais exigentes com os produtos e serviços que consomem ao passar dos anos. 

Por isso, a demanda por profissionais que dominem técnicas de vendas e processos de gestão vem crescendo de forma exponencial, fazendo com que eles sejam cada vez mais requisitados. Mas o que faz um gestor comercial? 

Neste post, você vai entender o que é gestão comercial, quais são as áreas de atuação, qual o perfil ideal desse profissional e como fazer para se tornar um especialista neste ramo. Continue a leitura e descubra!

Quais os pré-requisitos para ser um gestor comercial?

Primeiramente, é preciso ter graduação em algum curso de ensino superior, que pode ser tanto em Administração, Economia, Marketing, Ciências Contábeis ou até mesmo em Direito.

A maioria dos gestores, porém, são formados em Administração, visto que essa faculdade ensina muitas atividades necessárias para a função, como a elaboração do planejamento e o gerenciamento de recursos pessoais e financeiros de uma empresa.

Contudo, para exercer essa atividade com maestria, é preciso ter instrução e habilidades em diversos setores, como marketing, técnicas de vendas, contabilidade, informática, empreendedorismo, entre outros.

Uma boa dica também é fazer um tecnólogo focado em gestão comercial para desenvolver conhecimentos e habilidades voltadas especificamente para o exercício do cargo. 

Na prática, um curso superior em qualquer uma dessas áreas do conhecimento é capaz de aumentar bastante o seu desenvolvimento pessoal, fazendo com que você consiga se diferenciar da concorrência e se manter competitivo no mercado de trabalho.

Quais são as atividades desenvolvidas por esse profissional?

Em geral, as funções de um gestor comercial estão relacionadas ao setor de vendas de uma empresa ou indústria. Inclui, portanto, a análise do comportamento de mercado, pesquisas e tendências de consumo, busca por novos parceiros e fornecedores, treinamento e capacitação de vendedores e estudos de um negócio como um todo.

Além disso, trabalha em conjunto com o setor de Marketing para o desenvolvimento de campanhas comerciais, definição de objetivos e metas e até mesmo o acompanhamento de métricas e resultados de vendas. O principal objetivo desse profissional é cuidar da parte comercial para atingir as metas de vendas e maximizar os lucros.  


Quais são suas áreas de atuação?

Quem segue a carreira de gestão comercial tem um leque bem amplo de opções onde pode atuar, visto que esse profissional é bem requisitado em todas as corporações que precisam vender e anunciar os seus produtos e serviços. 

Em indústrias, esse profissional cuida da gestão de estoque, logística, contato com fornecedores, processos de negociação, gerenciamento de custos, entre outras coisas.

Já no comércio, ele atua na orientação de times de vendas, coordenando equipes internas e externas, além de auxiliar no treinamento de novos vendedores. Confira abaixo algumas das áreas de atuação que o gestor comercial pode atuar.

Gerente de inteligência comercial

Nesse segmento, deve-se usar muita cautela e estratégia, pois é o setor que pensa em maneiras de ampliar a lucratividade sem aumentar os custos. Cada lugar demanda uma estratégia diferente, por isso é necessário avaliar muito bem qual plano de negócios aplicar para evitar erros e prejuízos.

Supervisor administrativo comercial

É o profissional responsável por gerenciar equipes e motivar companheiros de time para atingir uma meta de vendas ou um objetivo maior da empresa.

Gestor de parceiros

Esse especialista tem a função de buscar apoio em corporações com o mesmo público-alvo ou semelhante. O gestor de parceiros procura fazer alianças e convênios para aumentar a lucratividade, ampliar o número de clientes e ainda ajudar no crescimento e desenvolvimento da organização.

Representação comercial

O representante comercial avalia se vale a pena fazer negócios e dedicar tempo e trabalho com parcerias distantes, além de representar a sua organização durante todo o processo.

Prospecção de novos clientes

Mapear o comportamento do consumidor, as tendências do mercado e as formas de consumo da população é uma função desse profissional. Além disso, é preciso estar atento à alteração das tendências e às formas de consumo ao longo dos anos com o objetivo de obter maior captação de clientes para o empreendimento.

Devido a sua importância dentro do mercado de trabalho, o especialista em gestão comercial, no geral, consegue uma boa remuneração. Segundo o portal Vagas, a média salarial para esse cargo no Brasil é de R$ 4.709,00. Contudo, um profissional bem capacitado e com experiência no ramo pode chegar a ganhar até R$ 7.083,00.

Qual o perfil de um gestor comercial profissional?

Pode-se dizer que o trabalho de um gestor comercial é liderar a equipe de vendas para dominar estratégias de negócios e atingir metas. Por isso, um bom profissional deve ter algumas qualidades imprescindíveis para o seu sucesso e de sua organização. Veja a seguir algumas delas.:

  • capacidade analítica para conseguir enxergar as forças e as fraquezas do negócio;
  • saber fazer projeções de vendas futuras; 
  • inteligência emocional;
  • visão sistêmica dos processos de vendas;
  • habilidades em liderança, motivação, seleção e treinamento visando a evolução técnica de cada membro;
  • boa capacidade de comunicação, desenvoltura informacional para conversar e negociar com diferentes perfis;
  • resiliência para lidar com diversas situações que possam surgir e conseguir lidar com metas e prazos;
  • saber lidar com pessoas diferentes e conhecer bem seus clientes;
  • facilidade em identificar o perfil de cada cliente e suas necessidades;
  • ser criativo para inovar em soluções.

Logo, o gestor comercial pode trabalhar em diversos setores, como indústrias, lojas, institutos e fundações de pesquisa, secretarias, ministérios, empresas públicas, entre outros. Contudo, é primordial estar bem preparado para enfrentar adversidades que podem surgir no cotidiano dessa profissão. 

Por isso, a Unyleya oferece um curso de graduação focado em Gestão Comercial para que você consiga se especializar e se qualificar profissionalmente. Além do mais, essa graduação promove o desenvolvimento de habilidades multidisciplinares em um curso 100% EAD para estudar a qualquer hora e em qualquer lugar. 

Conseguiu entender o que faz um gestor comercial e se interessou pela profissão? Então conte para a gente e para os nossos demais leitores a sua opinião sobre o assunto!


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