Connect with us

Carreiras na Graduação

É possível fazer Administração EAD? Entenda!

Está em dúvida se faz Administração EAD? Então, confira este post agora mesmo e saiba por que você deveria apostar nesse curso!

administração ead
Tempo de Leitura: 7 minutos

Fazer faculdade de Administração EAD é uma ótima alternativa a quem deseja se formar na área de negócios e aproveitar as melhores oportunidades no mercado de trabalho. Afinal, trata-se de uma graduação bastante completa e com altas perspectivas de emprego. Ainda mais aos que precisam conciliar estudos e outras atividades.

Isso mesmo! Ter uma rotina corrida não é motivo para deixar de lado o seu sonho de receber o diploma do Ensino Superior. O curso de Administração é um dos muitos que podem ser feitos na modalidade a distância, garantindo uma série de benefícios ao estudante. Então, quer se aprofundar no assunto? Prossiga sua leitura e confira!

Qual é a importância de investir em uma graduação?

Algumas pessoas pensam que não vale mais a pena investir em uma graduação. No entanto, quem segue essa linha de pensamento comete um grande erro. Ter um diploma de Ensino Superior faz toda a diferença na hora de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. Nesse contexto, a experiência universitária traz diversos benefícios e oportunidade de crescimento, tanto à vida profissional quanto à vida pessoal.

Por isso, ter uma graduação, principalmente na área dos negócios, trata-se de uma grande vantagem competitiva no mercado. Isso porque, além de enriquecer o seu currículo, a formação acadêmica oferece conhecimentos indispensáveis para exercer a profissão. Sem falar do índice de empregabilidade maior em relação a quem tem grau de escolaridade superior.

Empresas de variados portes valorizam muito um diploma do ensino superior e oferecem melhores salários aos profissionais especializados em uma área. Sendo assim, por que não começar a investir agora mesmo no futuro da sua carreira?

Como funciona o curso de Administração EAD?

A educação a distância é regulamentada no Brasil e é tão segura quanto o ensino presencial, pois ela se submete às mesmas regras e precisa ser autorizada pelo Ministério da Educação. Sendo assim, as faculdades que oferecem cursos EAD devem apresentar todos os requisitos exigidos pelo MEC e passar pelas avaliações realizadas pelo órgão frequentemente.

Dessa forma, a qualidade das faculdades e dos cursos é monitorada de perto. Além desse fator, é importante destacar que o diploma de Administração EAD é o mesmo de um curso presencial. Essas características garantem a tranquilidade dos alunos em relação à formação recebida.

Dessa maneira, profissionais formados a distância estão bem preparados a construir uma carreira de sucesso. Afinal, os cursos EAD abordam todas as matérias relevantes para a profissão, exigem dedicação nos estudos e realizam avaliações constantes visando à aprovação nas disciplinas e ao recebimento do diploma.

Você quer saber mais detalhes sobre a faculdade de Administração? O curso é do tipo bacharelado e tem duração média de quatro anos. Durante esse tempo, o aluno tem contato com assuntos de diversas áreas, pois o administrador é um profissional bastante dinâmico.

Veja alguns exemplos de disciplinas incluídas na grade curricular da graduação:


  • Economia;
  • Estatística;
  • Matemática;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Matemática Financeira;
  • Administração Financeira;
  • Legislação Tributária;
  • Empreendedorismo;
  • Gestão de Negócios na Internet;
  • Direito Administrativo;
  • Sistema de Informação Gerencial;
  • Administração da Produção;
  • Plano de Negócios;
  • Comércio Exterior;
  • Finanças Públicas e Orçamentárias;
  • Administração de Marketing;
  • Logística;
  • Gestão de Estoque e Armazenagem;
  • Comunicação e Linguagem;
  • Sociologia das Organizações;
  • Gestão da Qualidade;
  • Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável;
  • Diversidade e Cultura Organizacional;
  • Gestão de Pessoas.

Analisando essa lista de matérias, percebe-se que o curso de Administração EAD é muito interessante e amplia bastante os seus caminhos profissionais, não é? Ao escolher essa graduação, o estudante tem contato com temas diversos e se torna um profissional indispensável para qualquer empresa.

Os administradores podem atuar tanto em instituições públicas quanto em empresas privadas. Assim como as disciplinas demonstram, suas funções são bem diversas — há profissionais especializados na Gestão Comercial, no campo de Recursos Humanos ou no Marketing, por exemplo. Além de ocupar essas vagas, o graduado tem a possibilidade de abrir o próprio negócio.

Por que vale a pena investir na educação a distância?

Agora você já sabe que se formar em Administração é uma boa alternativa. Então, é hora de conversarmos sobre as vantagens da modalidade EAD. Estudar a distância gera muitos benefícios, principalmente se houver a necessidade de conciliar o curso com uma rotina cheia de outras atividades. Confira os pontos positivos dessa escolha!

Flexibilidade

Ressaltamos que cursar Administração EAD é uma ótima decisão se você não têm muito tempo disponível em seu cotidiano. Afinal, o curso permite ter uma maior liberdade de organização, pois o aluno pode montar seu cronograma de estudos em relação a maior parte das atividades propostas.

Em geral, o estudante precisará comparecer presencialmente apenas em momentos avaliativos ou em tarefas específicas, por exemplo, estágios supervisionados.

As demais atividades podem ser feitas nos momentos mais adequados do seu dia a dia. Dessa forma, é possível se organizar e estudar depois do trabalho, ou mesmo aproveitar o intervalo de almoço e terminar uma leitura ou um trabalho.

Economia

Outro benefício de estudar Administração EAD é a economia. As particularidades da educação a distância permitem um valor menor do que a faculdade presencial. Assim, obter o diploma da graduação se torna completamente viável caso o estudante não possa investir muito dinheiro no momento.

Além de pagar um valor atrativo pelas mensalidades, o aluno de EAD economiza em gastos referentes ao transporte e à alimentação fora de casa. Os custos do material escolar também costumam ser menores, porque muitos recursos utilizados durante a faculdade são online. A soma desses descontos durante os quatro anos da graduação, certamente, vai impactar o seu orçamento.

Fazer um curso a distância não oferece apenas economia de dinheiro, pois é possível poupar tempo em diversas tarefas. Como a locomoção até o campus só é necessária nos dias de avaliação, o aluno ganha tempo livre no seu dia para se dedicar totalmente aos estudos.

Essas vantagens favorecem muito o aprendizado e ajuda a economizar um dinheiro que pode ser investido em sua carreira, principalmente se há interesse em seguir com os estudos depois de se graduar, investindo em uma pós-graduação.

Acessibilidade

Escolher uma faculdade nem sempre é tarefa fácil, certo? Afinal, é preciso ficar atento à qualidade oferecida pela instituição. Muitas vezes, quem mora distantes de grandes centros urbanos enfrenta maiores dificuldades em relação a esse ponto, pois não existem muitas alternativas para escolher.

O que fazer se as melhores faculdades não estão na sua cidade? Ao optar por cursar Administração EAD, o aluno consegue driblar facilmente esse obstáculo: a tecnologia aproxima instituições distantes e permite ampliar muito o seu leque de escolha. Por isso, a acessibilidade aos melhores cursos é um dos benefícios da educação a distância.

Aprendizagem de habilidades fundamentais

É possível imaginar um bom administrador sem autonomia, responsabilidade e gestão de tempo eficiente? Certamente, a resposta é não, concorda? Então, o que você diria de um curso que, além de todas as aprendizagens técnicas, impulsiona o desenvolvimento dessas habilidades comportamentais?

Isso acontece na educação a distância. Como é necessários se organizar de forma independente, acaba-se aprendendo com isso e enriquecendo o perfil profissional. Pode parecer desafiador no início, mas o contexto da EAD agrega conhecimentos que superam a questão teórica e podem fazer toda a diferença na carreira.

Concentração

Manter a concentração por um grande período tem sido cada vez mais difícil, por conta dos diversos estímulos que temos em um único ambiente. Em espaços maiores, a exemplo das salas de aula, o problema só tende a aumentar. Afinal, há muitas pessoas em um mesmo local, costuma haver sons isolados, o lugar não é tão confortável quanto a sua própria casa, entre vários outros problemas capazes de interferir o seu foco.

Ao optar pela educação a distância, cada aluno isola esses aspectos que atrapalham a concentração e encontram o seu próprio jeito de focar em uma tarefa. Por exemplo, há quem prefira o método Pomodoro, no qual uma pessoa se concentra por 25 minutos ininterruptos e tira 5 minutos de pausa. Depois de 4 ciclos, é possível tirar um tempo maior de descanso.

Enquanto tem quem prefira passar horas focando na tarefa a ser realizada e só parar depois que ela estiver concluída. Independentemente da técnica escolhida, a educação a distância permite ter essa autonomia a partir das aulas online.

Comodidade

Lembra quando falamos dos problemas que costumam ser encontrados em salas de aula presenciais e nem sempre são confortáveis para estudar? Por meio dos cursos a distância é possível eliminar quase todos esses incômodos.

A comodidade oferecida pela EAD favorecer os estudos dos alunos, ajuda-os a absorver melhor os conteúdos vistos na sala de aula e melhora o rendimento acadêmico. Afinal, quem imaginaria que seria possível fazer faculdade sem precisar sair do seu quarto? Essa é uma realidade atual, graças às vantagens da tecnologia aplicada à educação, as quais permitem os cursos de graduação a distância.

Comprometimento

Dar início a uma graduação vai exigir muito comprometimento de um aluno. Isso porque existem prazos para entregar as tarefas, tempo para aprender um determinado conteúdo, entre outros aspectos que requerem dedicação de uma pessoa.

Na educação a distância não é nada diferente. No entanto, levando em conta uma rotina de estudos flexível, torna-se necessário ter maior senso de disciplina e comprometimento, de modo a cumprir os prazos e entregar tudo em dia.

Além disso, essa é uma competência muito procurada no mercado de trabalho. Dessa forma, a EAD não apenas possibilita que um indivíduo desenvolva a sua autonomia no aprendizado e na execução de tarefas, como também estimula o seu comprometimento com as responsabilidades.

Organização

A educação a distância oferece muita flexibilidade ao aluno para escolher quando assistir às aulas e fazer as suas atividades. No entanto, se quiser tirar de letra, ter uma boa organização vai ser uma característica de extrema importância.

Visando a alcançar esse objetivo, podem ser utilizados diversos métodos, como agenda física ou digital, planner, cronograma semanal ou diário, entre vários outros. É válido, inclusive, mesclar esses tipos de ferramentas de organização, a fim de garantir que nenhuma tarefa a ser entregue ou compromisso sejam perdidos — independentemente de ser da sua vida pessoal, profissional ou acadêmica.

Novamente, a EAD estimula uma pessoa a desenvolver um hábito muito importante para o seu desenvolvimento pessoal: a organização e administração do seu próprio tempo. Desenvolvendo essa habilidade, é possível notar que quanto mais organizada uma pessoa é, mais ela consegue lidar com os problemas presentes no dia a dia.

Resiliência

A característica anterior evidencia outro motivo pelo qual vale a pena investir na educação a distância. Ao escolher essa modalidade de ensino, o aluno desenvolve uma habilidade muito importante nas variadas áreas da vida. Estamos falando da resiliência.

O termo retrata a capacidade de aprender a se adaptar às mudanças, sendo elas previstas ou não. Afinal, sempre surge algo inesperado em nossa rotina, e conseguir contornar os obstáculos para que eles não afetem negativamente a nossa vida é fundamental.

Essa prática envolve ter inteligência emocional, conseguir se organizar e alterar o planejamento, saber o momento de descansar e a hora de focar, ser capaz de conversar com os colegas e professores sempre quando identificar um problema, além de muitas outras ações positivas que ajudam a se adaptar aos imprevistos.

Preparação para o futuro

Por último, mas não menos importante, a graduação a distância ajuda na preparação do futuro do estudante. Vivemos em uma época de revolução tecnológica, no qual os meios digitais fazem parte do nosso dia a dia.

Não é à toa que eles já estão presentes na educação, transformando-a positivamente. As inovações garantem que a educação a distância tenha cada vez mais qualidade e consiga atingir um número crescente de pessoas.

Além disso, todas as áreas do conhecimento são beneficiadas com a tecnologia, principalmente a de Administração. Por essa razão, acompanhar a evolução tecnológica ao optar pela EAD é se preparar para a educação do futuro.

O mercado de trabalho busca profissionais competentes, e você pode ser um deles cursando Administração EAD. Ao escolher esse curso, é possível aproveitar todas as vantagens da educação a distância e se destacar profissionalmente. Sem dúvida, é válido considerar essa modalidade de graduação e já começar os seus estudos.

O que achou deste post? Conseguiu tirar as suas dúvidas sobre o curso de Administração EAD? Quer ter acesso a outras informações sobre a graduação a distância? Então, entre em contato conosco agora mesmo e descubra tudo o que é preciso saber!

Comentários

QUER SABER SOBRE OS MAIS DE 1.400 CURSOS A DISTÂNCIA?

Saiba mais sobre os cursos de Pós-Graduação EAD

Saiba mais sobre os cursos de Graduação EAD


unyleya.edu.br

Copyright 2020 Unyleya ©. Todos os direitos reservados.