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Como se destacar no mercado de trabalho? Veja 5 dicas de ouro!

Quebrando a cabeça sem ideia de como aumentar as suas oportunidades profissionais? Então confira o nosso post agora mesmo!

“Como se destacar no mercado de trabalho e construir uma carreira bem-sucedida apesar das adversidades que aparecem pelo caminho?” — essa é a pergunta que tem deixado muita gente inquieta atualmente. Afinal, é comum encontrar ou mesmo conhecer pessoas que estão tendo dificuldades para se estabelecer na área de atuação que escolheram e que não enxergam melhora nas perspectivas de empregabilidade.

Com isso, é inevitável surgir aquela preocupação: e se o mesmo acontecer comigo? Como driblar essa situação e fazer minha carreira deslanchar? Pensando nesse dilema, preparamos um artigo especial para discutir as causas dessa competitividade crescente no mercado e como os profissionais do futuro podem superá-la. Confira!

Por que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo?

Você se questiona sobre por que está cada vez mais puxado alcançar uma boa colocação no mercado ou mesmo conseguir o primeiro emprego? Pois não é o único com essa dúvida, viu? Inclusive, muitos profissionais compartilham desse mesmo questionamento.

Porém, a verdade é que a resposta não é tão simples como gostaríamos que fosse. Há várias razões que influenciam e levam o mercado a se comportar de maneiras diferentes. Por exemplo, nos últimos anos houve um aumento considerável no número de pessoas entrando no ensino superior e saindo com um diploma.

Só em 2018, segundo levantamento no Inep, houve 1.264.288 concluintes em todo o país, enquanto outros 8.450.755 iniciaram uma graduação. Somando ambas as quantidades, temos um total de 9.715.043 de estudantes, o que representa cerca de 4,63% da população brasileira — e isso em um único ano.

O resultado disso não poderia ser outro: há uma maior oferta de mão de obra qualificada, o que leva as organizações a aumentarem as exigências para contratação e buscarem por currículos que apresentem outras qualidades profissionais e acadêmicas, como:

  • experiências anteriores na mesma função ou em cargos semelhantes;
  • premiações por projetos, trabalhos universitários ou pesquisas;
  • domínio de línguas estrangeiras;
  • portfólios produzidos e divulgados na internet.

Outro fator que explica o aumento da competitividade no mercado é o fato de que muitas empresas querem reduzir os custos internos e aumentar (com folga) os ganhos. Para tanto, elas recorrem a duas soluções. A primeira é enxugar a quantidade de colaboradores e passar a delegar múltiplas atividades para um mesmo funcionário.

Afinal, vale lembrar que há muitas áreas de atuação em que uma só pessoa pode exercer funções de diferentes segmentos afins sem precisar, necessariamente, ter uma formação de nível superior para isso. É o caso de um publicitário que trabalha com Marketing, Jornalismo ou Design, por exemplo.

A segunda, por sua vez, é investir em profissionais terceirizados e em contratações temporárias, o que reduz os custos com empregos no regime CLT. Tanto é que, de acordo com pesquisa sobre o tema produzida pelo Sebrae, 91% das companhias brasileiras são a favor da terceirização e os setores mais propensos a esse tipo de arranjo são justamente o da construção civil (24,7%), o de serviços (23,2%) e o de comércio (21,4%).

Além de tudo isso, não dá para ignorar a situação econômica do Brasil. Se há crises ou recessões, isso impacta diretamente a oferta de trabalho e causa reestruturações nas organizações — levando muitas delas a aumentarem o índice de turnover. Isto é, o indicativo de que o volume de demissões está acima da média de novas contratações.

Por que é essencial buscar maneiras de se destacar?

A razão é bem simples: ganhar visibilidade. Basta lembrar do que falamos há pouco. Há cada vez mais profissionais com qualificação acadêmica e mais empresas adotando novos formatos de vínculos empregatícios.

Ou seja, há um maior volume de concorrentes para aquelas vagas que oferecem a possibilidade de plano de carreira, ganho de benefícios, alta remuneração, jornada de trabalho rotacional e peso estratégico na hierarquia organizacional. Portanto, é preciso se diferenciar e mostrar que você tem valor a agregar à companhia. É como diz aquele velho ditado: quem não é visto, não é lembrado.

Como se destacar no mercado de trabalho?

Até aqui, você viu por que é importante buscar maneiras de se destacar na sua profissão e alguns dos principais motivos para o mercado estar tão acirrado para os profissionais ativos e os recém-formados. Agora, vamos dar algumas dicas que você pode adotar para se destacar e conquistar mais oportunidades de trabalho. Veja!

1. Invista na sua formação

Corra atrás de formação complementar, investindo em cursos de aperfeiçoamento e de extensão — que o capacitem para novas funções e tarefas corporativas e o deixem a par das novas relações entre tecnologia e mercado de trabalho — e cursos de pós-graduação — para aprofundar e especializar a sua atuação profissional. Isso inclusive, lhe deixará apto a assumir cargos mais técnicos na hierarquia das organizações.

2. Arrisque-se fora da sua zona de conforto

Não tenha medo de se arriscar. Muitas pessoas insistem em procurar empregos que sejam semelhantes aos que já tiveram e que, inclusive, contem com os mesmos afazeres.

Ou seja, se acostumam a uma zona de conforto e não conseguem explorar outras atividades profissionais, por mais que tenham capacitação para isso. Portanto, mude esse cenário. Faça uma lista de campos de trabalho que o interessam e comece a encará-los de forma positiva, como um desafio que fará a sua carreira crescer e se aprimorar.

3. Desenvolva soft skills

Desenvolver soft skills é de extrema importância para qualquer profissional que busca o sucesso. Isso porque essas competências:

  • facilitam o trabalho em grupo;
  • permitem uma boa adaptação ao ambiente de trabalho;
  • melhoram o cumprimento das normas e políticas internas da organização;
  • estimulam a construção de um networking saudável e produtivo com colegas, supervisores, fornecedores etc.

Por isso, faça treinamentos que trabalhem a inteligência emocional, a comunicação oral, o estabelecimento de metas pessoais e profissionais, o controle da procrastinação, a gestão de tempo etc.

4. Adote uma visão empreendedora

Outra dica importante é adotar atitudes empreendedoras na sua rotina profissional. Isso coloca em destaque a sua capacidade de comandar desde atividades internas na empresa até grandes projetos e investimentos em franquias e novos negócios.

5. Aposte no marketing pessoal

Não é apenas por meio dos processos seletivos que você tem a oportunidade de aumentar as suas chances de empregabilidade e ter boas experiências de trabalho. Ao contrário, muitas portas se abrem graças ao marketing pessoal.

Por isso, construa uma rede contatos ativa e feche parcerias com colegas de profissão que atuem em segmentos diferentes do seu. Assim, um sempre pode repassar projetos e clientes para o outro, fechar acordos comerciais e até comandarem negócios em conjunto.

Como você viu, saber como se destacar no mercado de trabalho envolve entender os fatores que o influenciam, reconhecer a necessidade contínua de aperfeiçoamento e se planejar para ter um currículo moderno, atualizado e com formação multifacetada para superar os desafios que podem surgir ao longo da sua carreira. Por isso, não deixe de seguir nossas dicas e investir no seu futuro profissional.

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